Do espaço ao lugar: a educação ambiental e os agrotóxicos no ensino fundamental do Colégio Estadual do Patrimônio Regina em Londrina-PR

Dissertação de mestrado

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Resumo

A presente pesquisa de cunho qualitativa norteada para o processo de aprendizagem no Ensino Fundamental II, contemplou como recorte espacial o Patrimônio Regina, localizado no Distrito do Espírito Santo, zona rural, no município de Londrina (PR) e como objeto de estudo, enquanto lugar, o Colégio Estadual do Patrimônio Regina e a percepção dos estudantes do 9º Ano, no período de 2018 e 2019, quanto à Educação do Campo e Educação Ambiental. Por meio de um estudo de caso, a pesquisa de nível exploratória, pautada na pesquisa-ação, buscou como objetivo geral, sensibilizar os estudantes de escola do campo, para uma consciência crítica acerca dos riscos eminentes de exposição da população e biodiversidade aos agrotóxicos, na atualidade. Como estratégia e conteúdo para realização das intervenções pedagógicas, adotou-se a temática do uso de agrotóxicos na produção de alimentos e os problemas socioambientais decorrentes. A sistematização dos resultados, deuse na forma de confecção de vídeos do gênero documentário, produzido pelos próprios estudantes, ressaltando que, aos mesmos, foram assegurados a autonomia, a total liberdade de expressão, ou seja, produção de materiais posicionando-se a favor ou contra o tema, de acordo com suas próprias convicções, como forma de dar voz ativa aos pesquisados. A propensão pelo Patrimônio Regina, deu-se em razão de localizar-se no espaço de produção agropecuária, emprego da agrícola intensiva, ou seja, sem rotação de culturas ou da terra, uso dos meios de produção de tecnologia moderna, voltada principalmente ao cultivo de monocultura em grandes áreas (predomínio de soja e milho), utilização de produtos químicos (adubos, fertilizantes e agrotóxicos) e máquinas pesadas do plantio à colheita, visando o aumento da produtividade. A escolha do grupo de pesquisados respalda-se sob a ótica de que, nesse período da vida, os estudantes encontram-se a caminho da fase adulta, sendo, portanto, de fundamental importância, uma Educação Ambiental transformadora na formação de indivíduos responsáveis, argumentativos, voltados para o exercício da cidadania. Os resultados finais, sistematizados por meio dos vídeos produzidos pelos estudantes, indicaram que os objetivos foram atingidos. A percepção do grupo pesquisado modificou-se após realização das intervenções pedagógicas, ação essa em conjunto com a escola que possui, entre outras, a finalidade de proporcionar o aprimoramento do educando como pessoa de perfil humanista, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.