Roda de Conversa: Diálogos geográficos entre Universidade Estadual de Londrina, Universidade de Lisboa e Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Na sexta-feira, dia 24 de março de 2023, foi realizada a primeira roda de conversa do ano letivo do PPGEO/UEL. Mediada pela Prof.ᵃ Dr.ᵃ Ideni Terezinha Antonello, o evento foi uma oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos pela Prof.ª Dr.ª Eduarda Pires Valente da Silva Marques, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT/ULisboa), que atua como pesquisadora no Centro de Estudos Geográficos e coordena o grupo de investigação MOPT – Modelação, Ordenamento e Planejamento Territorial. Na ocasião, a roda contava também com a presença remota do Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Francisco Beltrão), que atua na graduação em Geografia, e nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) e de Sociedade, Cultura e Fronteiras (PPGSCF). Atualmente, também é um dos coordenadores do projeto NAPI – Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação –  Alimento e Território e seus principais temas de pesquisa são: desenvolvimento territorial próprio, agroecologia, campesinato, circuitos curtos e decolonialidade.

Em sua apresentação, a Prof.ª Dr.ª Eduarda Marques enfatizou a estrutura do IGOT e relatou a importância em escalas nacionais e internacionais que o Instituto exerce em projetos de desenvolvimento. O IGOT é considerado a única instituição portuguesa inteiramente dedicada ao ensino e investigação nos domínios da Geografia e do Ordenamento do Território, sendo a principal referência na produção e divulgação da ciência geográfica em Portugal. Entre vários pontos elencados pela professora, a interdisciplinaridade foi apontada como potência do MOPT, o que se revela pela participação desse grupo de pesquisa em vários estudos e projetos de pesquisa em parcerias com instituições nacionais e estrangeiras. Dentre os temas explorados pelo MOPT tem-se o diagnóstico das tendências de organização do território, a elaboração de planos e programas nos domínios do ordenamento e desenvolvimento territorial e urbanístico.

Na foto: As professoras Sandra Maria de Almeida Cordeiro (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Pública/UEL), Jeani Delgado Paschoal Moura (coordenadora e docente do PPGEO/UEL), Eduarda Pires Valente da Silva Marques (IGOT/ULisboa), Eliane Christine Santos Campos (coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Pública/UEL), Ideni Terezinha Antonello (docente do PPGEO/UEL) e Adriana Castreghini de Freitas Pereira (vice-coordenadora do PPGEO/UEL)

Em relação ao Brasil, o Prof. Dr. Marcos Saquet teceu considerações sobre a estrutura dos projetos de pesquisa dos quais participa. Dentre eles, o projeto NAPI, por sua interdisciplinaridade, haja vista sua demanda central de pesquisar e cooperar a favor da soberania alimentar e da segurança alimentar e nutricional a partir da produção de alimentos de base agroecológica in natura, processados e de outros ativos territoriais voltados para a população paranaense nos mercados locais e regionais.
Na ocasião também estavam presentes a Prof.ª Dr.ª Eliane Christine Santos de Campos e a Prof.ª Dr.ª Sandra Maria Almeida Cordeiro, ambas do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas da UEL, que contribuíram com uma perspectiva interdisciplinar no debate. Neste sentido, verificamos a relevância da interdisciplinaridade para a efetivação de ações derivadas de projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária. As discussões evidenciaram um desafio para a ciência geográfica: tornar palpáveis as ações que elencamos em nossos projetos de pesquisa.