A turistificação do território brasileiro nos estudos geográficos e as redes criadas pelas agências de viagens
Juliana Grigoli Pelarim, Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente
Data da defesa: 14/06/2013
A Geografia, dado seu caráter plural, é uma ciência capaz de apreender os vários aspectos que compõem o desenvolvimento da atividade turística, esta que, conforme se observa na sociedade contemporânea, apropriada pelo capital pode ser causadora de inúmeras mudanças no território. O conceito de território embasa o referencial teórico desta pesquisa, destacando-se mais especificamente o conceito de território-rede, por entender que este é capaz de abarcar a dinâmica desta atividade no espaço geográfico. O turismo pode ter sido tardiamente considerado como objeto de estudo das pesquisas geográficas por ser tido como uma atividade elitista. Investigou-se a trajetória dos estudos geográficos brasileiros relacionados com o turismo em busca de saber se estes abordam o conceito de território. Realizou-se um levantamento a partir de fonte secundária dos trabalhos geográficos da década de 1970 ao ano de 2005 que foi seguido de um levantamento inédito da produção nacional nos programas de pós-graduação em Geografia entre os anos de 2006 a 2010, o resultado deste levantamento aponta para a pouca utilização o conceito de território, conforme hipótese prevista anteriormente. Realizou-se como parte empírica desta pesquisa um estudo de caso com a aplicação de questionário à agentes de viagens do município de Londrina, os dados coletados foram analisados buscando-se apreender a dinâmica de comercialização dos pacotes turísticos, fato que envolve operadores de turismo, agências de viagens e turistas em uma ponta e lugar de destino com seus territórios e populações. Atenta-se ao fato de que ainda seja incipiente a preocupação dos turistas com os lugares de destinos para além de lugar de consumo. Outro ponto de destaque é que o mercado londrinense apresenta certo protecionismo em relação às operadoras de turismo originárias da região, fato que vai contra a lógica de dominação das grandes operadoras nacionais.
Perfil do turismo na região metropolitana de Londrina e elaboração de mapas digitais com o uso do aplicativo Google my maps
Carolina Buzzo Bechelli, Mirian Vizintin Fernandes Barros
Data da defesa: 05/04/2013
Formada pelos municípios de Alvorada do Sul, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis eTamarana, a Região Metropolitana de Londrina-PR – RML, possui aspectos históricos, físicos, sócioeconomicos, legislativos e tecnológicos cuja análise permitiu a elaboração de um perfil do setor de turismo que se mostrou bastante heterogêneo. A investigação sobre como o tema turismo é tratado pelos municípios da referida região inclui pesquisa sobre o aproveitamento dos sites oficiais das prefeituras municipais, tanto como veículos de comunicação e divulgação dos atrativos turísticos municipais quanto como meio de publicação de mapas turísticos e documentos oficiais de domínio público como os planos diretores municipais e planos de turismo. Esta pesquisa analisa a forma como o setor de turismo da RML é formado e conforme a realidade instrumental encontrada, sugere a organização do setor com a criação de Mapas Turísticos Digitais a partir da utilização do aplicativo gratuito Google My Maps. Com o uso de novas tecnologias sustentadas pelo advento da internet, atualmente a produção cartográfica digital é uma realidade possível tanto para gestores quanto para a sociedade em geral, e tem o poder de auxiliar, amparando com tecnologia simples e gratuita, o planejamento do setor de turismo da RML, garantindo à sociedade o acesso online à dados e informações turísticas de seus municípios