[ADIADO DEVIDO GREVE DOCENTE DA UEL] 28/04/2023 – Departamento de Geografia promove palestra “Geografia e Geopolítica do Petróleo” e lançamento de livros da XXXVIII SEMAGEO UEL 2022

Nathalia Marcolin, Milena Garbossi e Natalia Villa

O presente evento foi adiado por tempo indeterminado em detrimento da Greve Docente da Universidade Estadual de Londrina. Em breve mais atualizações.

O Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, junto aos cursos de Geografia, Especialização em Ensino de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia, promovem a palestra intitulada “Geografia e Geopolítica do petróleo”. O evento será realizado no Anfiteatro de Morfologia do Centro de Ciência Biológicas (CCB), no dia 11 de maio (quinta-feira), às 19h15. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link.

A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Pierre Alves Costa, docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO – Guarapuava) e mediada pela Prof.ª Dr.ª Jaqueline Telma Vercezi (DGEO/UEL). A docente, também responsável pela organização do evento, destaca a prioridade dada à valorização e à integração dos conhecimentos provenientes de diversas vertentes da ciência geográfica, tendo por objetivo a expansão da capacidade intelectual da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Londrina. Neste mesmo sentido, Vercezi aponta para a importância e o valor de eventos como este “que trazem luz a questões tão prementes em nossa sociedade e que precisam ser debatidas no sentido de subsidiar novas possibilidades para a realidade que está posta”.

O evento tem como objetivo dar sequência às comemorações dos 65 anos do Curso de Geografia da UEL, além de divulgar o lançamento dos livros resultantes da seleção de melhores trabalhos apresentados na XXXVIII Semana de Geografia da UEL de 2022. Os livros são apresentados em três volumes e foram editados por docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UEL).

Intitulados “Tendências da Pesquisa em Geografia”, cada volume traz um enfoque diferente, sendo eles: Volume I – Geografias Urbanas e Tecnologias; Volume II – Epistemologia e Ensino de Geografia e; Volume III – Meio Ambiente, Sociedade e Cultura. Em breve, estarão disponíveis gratuitamente nos sites do Departamento de Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e na Amazon. Conheça as capas de cada volume:

Volume I – Prefácio por Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes (UENP). Organizado por Jaqueline Telma Vercezi (DGEO/UEL), Ramon Guerini Cândido (doutorando PPGEO/UEL), Osmar Fabiano Filho (doutorando PPGEO/UEL) e Karoline Oliveira dos Santos (doutoranda PPGEO/UEL).

Volume II – Prefácio por Prof. Dr. Alan Alves Alievi (SEED/PR e UENP). Organizado por Léia Aparecida Veiga (UNILA e PPGEO/UEL), Sergio Aparecido Nabarro (PPGEO/UEL), Osmar Fabiano Filho (doutorando PPGEO/UEL), Karoline Oliveira dos Santos (doutoranda PPGEO/UEL) e Ramon Guerini Cândido (doutorando PPGEO/UEL).

Volume III – Prefácio por Prof. Dr. Marcio Jose Ornat (UEPG). Organizado por Sergio Aparecido Nabarro (PPGEO/UEL), Léia Aparecida Veiga (UNILA e PPGEO/UEL), Karoline Oliveira dos Santos (doutoranda PPGEO/UEL), Osmar Fabiano Filho (doutorando PPGEO/UEL), e Ramon Guerini Cândido (doutorando PPGEO/UEL).

Palestra: “Geografia e geopolítica do petróleo”

Palestrante: Prof. Dr. Pierre Alves Costa, docente Da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro, Guarapuava)

Data/horário/local: 11 de maio de 2023, 19:15h, Anfiteatro de Morfologia do CCB – Universidade Estadual de Londrina

Inscrições: gratuitas pelo site: https://www.even3.com.br/geopoliticadopetroleo/

Semana de Geografia UEL 2022: https://semanadegeografiauel2022.webnode.page/

Responsável: Prof.ª Dr.ª Jaqueline Telma Vercezi (DGEO/UEL).

Contatos:

• Prof.ª Dr.ª Jaqueline Telma Vercezi, organizadora do evento (jaqvercezi@uel.br)
  • Prof.ª Dr.ª Eloiza Cristiane Torres, coordenadora da Especialização em Ensino de Geografia/UEL (elotorres@uel.br)
  • Prof.ª Dr.ª Jeani Delgado Paschoal Moura, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEL (jeanimoura@uel.br)
  • Ramon Guerini Cândido, doutorando e representante discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEL (r.guerinicandido@uel.br)