Autoavaliação Institucional Stricto Sensu da UEL
Desde 2019, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UEL) vem sistematizando a autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Em outubro de 2019, foi criada a Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG), coordenada pelo Prof. Dr. Claudemir Zucareli, com a missão de padronizar o processo avaliativo e apoiar o planejamento estratégico. Cada programa instituiu sua Comissão de Autoavaliação (CAA), responsável por aplicar questionários a discentes, egressos e docentes, seguindo critérios mínimos estabelecidos pela CIAPG.
Entre 2021 e 2023, sob coordenação da Profa. Dra. Lucy Megumi Yamauchi Lioni, a CIAPG promoveu o I Fórum de Autoavaliação (18-19/05/2023), com palestras de especialistas da CAPES e discussões por áreas de conhecimento (Humanidades, Ciências da Vida e Exatas/Tecnológicas). O evento destacou desafios, potencialidades e metas para os programas.
Em 17/06/2024, realizou-se o Seminário de Planejamento Estratégico, consolidando as ações de avaliação contínua e alinhamento com as diretrizes institucionais.
Objetivo principal: Melhorar a qualidade da pós-graduação por meio de avaliação participativa, planejamento estratégico e integração com políticas nacionais (CAPES).
Buscar os links abaixo aqui:
https://sites.uel.br/proppg/autoavaliacao-institucional-stricto-sensu/
Planejamento De Autoavaliação Dos Ppg_uel _gestão 2019-2021
Portaria 003-2020 – Comissão De Avaliação Da Pós-Graduação
Planejamento De Autoavaliação Dos Ppg_uel _gestão 2022-2026
Ficha De Avaliação – Discentes
Ficha De Atuação E Avaliação – Egressos
Relatório De Autoavaliação Institucional Dos Programas De Pós Graduação Da Uel
Autoavaliação do PPGEO/UEL
O processo de Autoavaliação do PPGEO/UEL é regido por normativa interna, elaborada e executada por comissão específica e composta por membros da Comissão Coordenadora, corpo docente, pesquisadores ativos, egressos e avaliador externo ad-hoc.
A definição da estratégia se dá no âmbito político e pedagógico do PPGEO-UEL, refere-se a construção identitária do Programa, enquanto as táticas podem ser mais diretamente ajustadas em conformidade com os resultados das avalições externa e autoavaliação e de sua periodicidade. Não obstante, o processo de autoavaliação, considerando o aspecto formativo e coletivo do processo, em dados momentos e observada a necessidade de sistematização e a periodicidade previstas para elaboração dos Relatórios de Avaliação Interna e Externa, contribuirá para reformulações, adaptações e correções de rumo do planejamento estratégico do PPGEO-UEL.
O PPGEO-UEL tem atingido metas importantes de formação de pesquisadores e de pessoal para o ensino superior e da educação básica, de técnicos para atuação nos campos próprios da Geografia, de produção de conhecimento científico e de relação com a sociedade por meio da disseminação das produções acadêmicas, convênios e ações de extensão, entre outras. As métricas que corroboram essas afirmações estão documentadas nos processos de avaliação externa, rotineiramente realizados pelos órgãos da Pós-Graduação no Brasil e nos rankings nacionais e estrangeiros que analisam o desempenho das Instituições de Ensino Superior.
Identificou-se a necessidade de instrumentos simples e objetivos, de modo que a sistematização dos dados atenda requisitos de comunicação e devolução para a comunidade acadêmica e externa de clareza, objetividade e intencionalidade em termos da aplicação de diretrizes geradas por esses diagnósticos.
Princípios e método para autoavaliação
A definição dos métodos subordina-se aos princípios elencados para a autoavaliação do PPGEO. São os seguintes princípios;
- Sistematização do processo auto reflexivo para prover aprendizagens cumulativas sobre o processo de gestão e a elaboração de ações para superação de dificuldades e limitações identificadas pelo coletivo;
- Periodicidade de modo a tornar concretas e esperadas etapas de coleta, sistematização e divulgação dos dados institucionais, assim como indicar o caráter permanente dos processos individuais de autoavaliação;
- Respeito as individualidades, à privacidade, prevenindo punições morais ou ameaças à integridade dos sujeitos participantes dos processos;
- Transparência na coleta, sistematização e divulgação das informações;
- Auxiliar o processo de tomada de decisões individuais, coletivas em cada segmento da comunidade acadêmica ligada diretamente à pós-graduação.
Instrumentos
São previstos os seguintes instrumentos para autoavaliação:
- Planejamento semestral de atividades discentes e relatório semestral de avaliação das atividades;
- Planejamento anual de atividades docentes e relatório anual de avaliação das atividades com observações sobre: atividades de ensino, pesquisa, orientações e outras;
- Questionários para coleta de dados de forma direta com docentes e discentes e respectivos relatórios de avaliação;
- Planejamento geral do programa e relatório de avaliação de ações institucionais nas áreas de gestão e melhoria, etapas relativas a objetivos de médio e longo prazo, verificação do cumprimento de metas e objetivos de curto prazo em termos globais do programa (esse instrumento deve ser subdividido em estrutura física, recursos, produção científica, número de alunos e professores, entre outros aspectos);
- Seminário bianual de autoavaliação e divulgação dos resultados coordenado pela comissão de autoavaliação e divulgação digital do relatório geral.
Resultados
Resumo dos principais resultados da Autoavaliação
A autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEL (PPGEO-UEL) resultou em diversas melhorias a partir da análise dos fóruns realizados, reuniões de trabalho e questionários aplicados a discentes, docentes e egressos:
Participação em Eventos Científicos:
Foi identificado que a baixa produção discente em eventos estava ligada à limitação de recursos financeiros. Com o redirecionamento de verbas do PROAP, houve aumento significativo na participação e na produção científica conjunta entre discentes e orientadores.
Feedback Acadêmico:
Discentes apontaram a ausência de devolutivas dos docentes sobre os artigos entregues. A coordenação orientou os professores sobre a importância desse retorno, visando o aprimoramento dos trabalhos e possíveis publicações.
Perfil dos Discentes e Egressos:
Os dados mostraram que a maioria dos discentes escolheu o programa pela qualificação dos docentes (54,8%) e pela busca de aperfeiçoamento profissional (35,5%). Também foi destacada a expectativa de ascensão social (58,1%).
Entre os egressos, verificou-se aumento de renda e inserção profissional na área de formação, confirmando a relevância do programa para a carreira.
Publicações em Língua Estrangeira:
Identificou-se como fragilidade a baixa produção internacionalizada. O programa passou a investir mais em tradução de artigos para inglês, francês e espanhol.
Ações Afirmativas:
Foram implementadas cotas para estudantes negros e LGBTQIA+, além de rodas de conversa para promover acolhimento e conscientização sobre as desigualdades enfrentadas por esses grupos.
Comissão de Autoavaliação:
A comissão foi renovada em 2024, com representação da coordenação, docentes, discentes, egressos e membro externo. Assumiu o compromisso com a continuidade metodológica e melhoria dos instrumentos de avaliação.
Fórum Bianual de Autoavaliação (2024):
O evento reuniu a comunidade acadêmica do programa, apresentou os avanços da autoavaliação e reforçou a importância da qualificação e defesa das pesquisas dentro do prazo, bem como da permanência dos alunos nos laboratórios de seus orientadores.
Inserção Profissional e Planejamento Estratégico:
A maioria dos alunos pretende atuar no ensino superior, e a formação recebida no PPGEO tem sido determinante para isso. A autoavaliação tem fortalecido o planejamento estratégico, promovendo equilíbrio entre as linhas de pesquisa, qualificação docente, interdisciplinaridade e internacionalização.
Conclusão:
O processo contínuo de autoavaliação tem sido essencial para diagnosticar fragilidades, implementar melhorias e planejar o futuro do PPGEO-UEL. Os resultados demonstram avanços concretos na produção científica, inserção profissional, equidade e qualidade da formação acadêmica.