2º DIA DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE METODOLOGIAS QUALITATIVAS DE PESQUISA E/OU AÇÃO

No dia 15/03/2024 deu-se início ao 2º dia do II Encontro Internacional de Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação (MQPA) que ocorreu na Universidade Estadual de Londrina (Paraná, Brasil). 

A abertura foi conduzida pelo Dr. Breno da Conceição Neto. A mesa-redonda 02 teve como tema “Pesquisa Ação e interculturalidades: comunidades tradicionais” contando com a participação dos doutores Dr. Junior Miranda Scheuer/ UdelaR, Dra. Vivian Mendes Hermano/UNIMONTES, Dr. Cássio Alexandre da Silva/UNIMONTES e a mediação do Dr. Almir Nabozny UEPG/PR/Brasil.
Os palestrantes discutiram acerca dos desafios da pesquisa-ação com as comunidades tradicionais, que são plurais em aspectos políticos, sociais e econômicos, por isso exigem que a ciência crie novos métodos de investigação, pois a pesquisa científica tradicional não consegue pesquisar e enxergar essa pluralidade de modos de vida.
No que se refere à interculturalidade, os palestrantes demonstraram que não basta compreender os povos tradicionais isolados um dos outros, mas é preciso que eles sejam compreendidos a partir de sua pluralidade cultural.

Já a mesa-redonda 03 teve como tema “Saber Local: diálogo sobre a vivência indígena – Terra sem males” contando com a participação do Cacique Reginaldo Aparecido Alves Guarani – Território indígena Pinhalzinho/PR, Tainakã Diego J. V. Ezidio Alves – Território Indígena Pinhalzinho/PR contando com a mediação do Dr. Caio Cezar Cunha/PPGeo/UEL/PR/Brasil. Cacique Reginaldo, parceiro de muitas atividades na UEL, apresentou os desafios da vivência indígena a partir do seu documentário, ressaltando o saber local e o diálogo com os povos indígenas como modo de conhecer o outro lado da história, aquele que não é contato pelo colonizador. 

 Você pode conferir o site do evento aqui:  II Encontro MQPA

Na foto Dra. Doris Aleida Villamizar Sayago/UnB
Na foto a mesa-redonda de conversas