24/03/2023 – Professora da Universidade de Lisboa, Eduarda Pires Marques da Costa participa de trabalho de campo promovido pelo PPGEO/UEL em Londrina

Nathalia Marcolin

Mestranda do PPGEO/UEL

Durante os dias 23 e 24 de março de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL) recebeu a professora Dr.ª Eduarda Pires Marques da Costa da Universidade de Lisboa para eventos que assinalaram o início do semestre letivo. As atividades englobaram uma Aula Magna, uma banca de mestrado, uma roda de conversa e um trabalho de campo. A pesquisadora, que anteriormente ocupou a posição de vice-diretora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) entre os períodos de 2010-2011 e 2019-2022, concentrou seus estudos na temática de cidades saudáveis, cidades médias e planejamento urbano.

O trabalho de campo realizado na manhã do dia 24/03 contou com a presença dos docentes Prof.ª Dr.ª Ideni Antonello, Prof.ª Dr.ª Leia Veiga, Prof. Dr. Edilson Oliveira, Prof. Dr. José Paulo Pinese e Prof.ª Drª Patrícia Paula-Shinobu do PPGEO/UEL. O trabalho teve como objetivo apresentar a cidade de Londrina aos novos ingressantes e à professora Eduarda Pires, de modo a compreender as problemáticas do ordenamento territorial londrinense. Durante o percurso, foram destacados pontos de interesse geográfico e urbanístico, enfatizando as peculiaridades da cidade e do seu processo de urbanização. A troca de conhecimentos entre os professores e pesquisadores proporcionou o questionamento e provocações sobre a dinâmica espacial e os desafios enfrentados no contexto urbano de Londrina.