24/03/2023 – Aula magna com Profa. Dra. Eduarda Pires Valente da Silva Marque da Costa (IGOT, Lisboa, Portugal)

Por: Natália Micheli Villa

Doutoranda do PPGEO/UEL

Ontem, dia 23 de março, aconteceu a aula magna para marcar o início do semestre letivo de 2023 no PPGEO/UEL.  A palestrante convidada de honra foi a Profa. Dra. Eduarda Pires Valente da Silva Marque da Costa do Centro de Estudos Geográficos (CEG), subunidade orgânica de investigação e desenvolvimento, integrada no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, Portugal. Eduarda palestrou em torno do tema “A importância da população no desenvolvimento de pequenas e médias cidades – problemas e desafios para o futuro”. O evento contou com a mediação da Prof.ª Dr.ª Ideni Terezinha Antonello.

A palestrante defendeu a importância do desenvolvimento regional e econômico para as cidades pequenas e médias, uma vez que, são nessas cidades em que vive a maioria da população mundial. Trouxe o exemplo de Portugal, apresentou sua geografia e rede urbana, além de contextualizar a evolução histórica na perspectiva da população das cidades portuguesas.

Finalizou sua apresentação, reforçando a necessidade de destacar a função de cada cidade, para que a partir da sua especialização possa se desenvolver. Conclui com a preocupação de como as tecnologias estão gradativamente substituindo a força de trabalho dos portugueses. Ao final do evento alguns questionamentos foram realizados, com indagações sobre as semelhanças entre o ordenamento territorial do Brasil e de Portugal, assim como, as dificuldades com o decréscimo populacional, migração e xenofobia.

Confira a gravação da palestra da Professora Eduarda.