1º DIA DO II ENCONTRO INTERNACIONAL DE METODOLOGIAS QUALITATIVAS DE PESQUISA E/OU AÇÃO

No dia 14/03/2024 deu-se início ao 1º dia do II Encontro Internacional de Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação (MQPA), Desenvolvimento sustentável rural-urbano, que ocorreu na Universidade Estadual de Londrina (Paraná, Brasil), contando com a participação de professores da UEL, UEG, UNIOESTE, UNICH, UENP e  Udelar na comissão organizadora.

O presente encontro surge a partir do debate heterogêneo entre investigadores/as e outras pessoas interessadas na discussão transversal de uma temática comum: o desenvolvimento sustentável do/no espaço rural e urbano. É uma iniciativa de participantes do IX Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales (IX CIETA), realizado virtualmente entre 24 e 27 de novembro de 2021 pela Universidad Nacional de La Plata – Argentina, bem como um dos produtos do Grupo de Pesquisa-Ação-Participativa (GPAP) Brasil, vinculado à Red Internacional de Inteligencia Territorial, e ao projeto de pesquisa-ação-participativa intitulado “Ciência, Comunidade e Políticas Públicas. Territórios Possíveis PRAXIS e Transformação” (2019-2023) financiado pela Universidad de La Plata.

A cerimônia de abertura foi ministrada pela Profa. Dra. Eloiza Torres seguida da apresentação do grupo musical “Chorando no almoço”, com Débora Almeida, Luiz Andrade e Pedro Bronzatti.

Na Conferência de abertura discursaram os professores Dr. Marcos Aurélio Saquet/Unioeste e Dr. Junior Miranda Scheuer/ UdelaR, as falas dos professores tensionam o conceito de território e as questões referentes ao desenvolvimento e suas reverberações políticas, sociais e econômicas.

Na Mesa redonda “Pesquisa-ação e interculturalidades: povos indígenas” debateram as professoras Dra. Nohora Carvajal Sanchez da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), Dra. Doris Aleida Villamizar Sayago/UnB e Me. Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia/UFG. A mediação foi feita pela Dra. Lorranne Gomes da Silva/UEG.

As falas se direcionaram às dificuldades que os povos indígenas têm enfrentado na América Latina e aos modos como os métodos de pesquisa-ação podem ser praticados para a promoção da interculturalidade na pesquisa, no ensino e na extensão universitária.

Você pode conferir o site do evento aqui:  II Encontro MQPA

Na foto o professor Dr. Marcos Aurélio Saquet/Unioeste
Na foto Anfiteatro do CESA – Auditório Prof. Genésio Ferreira Cruz durante o evento.