06/12/2023 – Roda de Conversa: Perspectivas das potencialidade de fotografias aéreas na avaliação de risco e vulnerabilidades socioambientais

Por: Milena Cardoso Garbossi.

Na quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023, foi realizada roda de conversa conduzida pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Marques de Castro, professor adjunto do curso superior de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Paulo atuou como Geógrafo no Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Social (ITEDES), sendo responsável pelo eixo de Educação Sanitária e Ambiental em projetos de Habitação de Interesse Social. Tem experiência na área de Geografia Física com ênfase em Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Cartografia.

Na ocasião, Paulo compartilhou um pouco de sua trajetória profissional e os resultados obtidos durante seu estágio de Pós-Doutorado no PPGEO/UEL, supervisionado pela Profa. Dra. Adriana Castreghini de Freitas Pereira. Enfatizou a importância da utilização de fotografias aéreas para identificar e avaliar riscos e vulnerabilidades socioambientais, sendo este um interesse que surgiu ao longo de sua carreira, e então, decidiu aprofundar-se na temática pelas potencialidades dos projetos de pesquisa que irá implementar com a retomada de suas atividades na Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Na foto: Prof. Dr. Paulo Henrique Marques de Castro palestrando para pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL).