05/05/2023 – Estudantes da graduação em Geografia, PET Geografia/UEL e pesquisadores do PPGEO/UEL participam de trabalho de campo em centrais de distribuição de alimentos em Londrina

Nathalia Marcolin

Mestranda do PPGEO/UEL

Nesta última sexta-feira, dia 05 de maio de 2023, estudantes das disciplinas de Geografia Agrária II (Graduação em Geografia) e Questão Agrária no Brasil (Programa de Pós-Graduação em Geografia) da Universidade Estadual de Londrina, acompanhados pelo Professor Doutor Sérgio Nabarro, realizaram trabalho de campo às Centrais de Distribuição de alimentos de Londrina: o Mercadão do Povo e o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA). O Programa de Educação Tutorial em Geografia (PET), sob a coordenação da Professora Doutora Jeani Delgado Paschoal Moura, também se uniu à iniciativa, que permitiu aos participantes compreensão mais profunda da complexa rede de circulação de alimentos na região.

O trabalho de campo foi estruturado para permitir uma análise abrangente da cadeia produtiva, desde a origem dos produtos agrícolas até sua chegada às prateleiras dos mercados locais. Sob a orientação do professor Nabarro, os alunos puderam observar a influencia da Geografia Agrária na dinâmica econômica da região, destacando as intrincadas relações entre produtores, distribuidores e consumidores. O estudo aprofundado desses processos proporcionou uma compreensão mais holística dos desafios e oportunidades enfrentados pelos atores envolvidos na cadeia de produção, contribuindo para a formação acadêmica dos participantes. A imersão prática demonstrou, mais uma vez, a importância do aprendizado experiencial na formação dos profissionais da Geografia.

Nas fotos: Estudantes e pesquisadores da Geografia da Universidade Estadual de Londrina em trabalho de campo nas centrais de abastecimento da cidade.

Sobre os docentes

Sergio Aparecido Nabarro é atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL) e da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. É graduado em Geografia por nossa instituição e possui extensa experiência internacional, tendo sido docente visitante no Institut de Géographie da Université Paris 1 (Sorbonne – França). Realizou pesquisa de pós-doutorado na instituição, focando no modo de vida camponês e na questão agrária na obra de Élisée Reclus. É membro ativo de grupos de pesquisa na Espanha e na França. Possui como temas de enfoque o campesinato, modo de vida, Geografia e História Oral de Vida, políticas públicas de desenvolvimento rural, neoliberalismo, ideologia e discurso. O perfil completo pode ser acessado em seu perfil na Plataforma Lattes.

Jeani Delgado Paschoal Moura é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL), docente do Departamento de Geografia (DGEO/UEL), tutora do Programa de Educação Tutorial de Geografia (PET Geografia/UEL) e atua no Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL). Suas pesquisas concentram-se em áreas como Epistemologia da Geografia, Ensino de Geografia Escolar e Formação de Professores, Geografia Humanista e Fenomenologia, Geografia dos Riscos e Educação, Educação Ambiental e Formação para a docência no Ensino Superior. Destaca-se também como líder dos Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia e em Fenomenologia, Geografia & Educação, ambos registrados no Diretório do CNPq. Seu Currículo Lattes pode ser acessado aqui.