04/05/2023 – PPGEO/UEL e PET Geografia/UEL apresentam o lançamento do documentário “Terra Sem Males”

Nathalia Marcolin

Mestranda do PPGEO/UEL

No dia 4 de maio de 2023, a sala 706 do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi palco do lançamento do documentário “Terra sem Males”. O evento, que teve início às 14:15h foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UEL) em colaboração com o Programa de Educação Tutorial de Geografia (PET Geografia UEL).

Dirigido por Reginaldo Aparecido Alves, Cacique da Terra Indígena Pinhalzinho, o documentário trata da cultura das comunidades Guaranis das Terras Indígenas do Laranjinha, Pinhalzinho e Posto Velho. O evento também contou com a presença de José Cláudio Camargo Filho, roteirista do documentário, e Everton Lourenço, Cacique da Terra Indígena Laranjinha.

Reginaldo Aparecido Alves é líder e residente na Terra Indígena Pinhalzinho. Possui atuação como ativista em eventos relacionados à educação indígena, à luta contra o racismo e à preservação da memória dos indígenas, que também foi destacada durante o evento.

O lançamento do documentário “Terra sem Males” foi mediado pela Professora Doutora Margarida de Cássia Campos, docente nos cursos de Licenciatura em Geografia e Especialização em Ensino de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Além disso, atua como professora no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede e colabora no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia. Suas pesquisas têm como enfoque a Educação Geográfica, Políticas de Ações Afirmativas para o ensino superior, e Educação Decolonial e Antirracista. Confira mais informações em seu perfil na Plataforma Lattes no link.

Representando o Programa de Educação Tutorial de Geografia (PET Geografia UEL), o jornalista e estudante de graduação em Geografia, Fagner Bruno de Souza também fez parte da mediação.