Editais
EDITAL PPGFIL/UEL N. 09/2022 RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR
Resultado Final do Processo de Seleção Interno, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL –, para o Programa Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE –, aberto pelo Edital PPGFIL/UEL N. 04/2022 em conformidade com o Edital CAPES N. 10/2022
2 meses atrás
Edital PPGFIL N. 08/2022 CONVOCAÇÃO PARA A PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – TURMAS 2022/1
Convoca os ingressantes – estudantes regulares da turma 2022/1 – que apresentem a comprovação da Proficiência em língua estrangeira, exigida para os cursos de
Mestrado e Doutorado
2 meses atrás
EDITAL PPGFIL/UEL N. 07/2022 RESULTADO PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA – DOUTORADO
Resultado do Edital PPGFIL/UEL n° 06/2022 Processo de Seleção de Bolsista Produtividade – DOUTORADO
2 meses atrás
EDITAL PPGFIL/UEL N. 06/2022 PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA – DOUTORADO
Chamada para 02 (duas) bolsas de estudos CAPES/DS, por 12 meses, para os/as discentes mais produtivos/as no ano de 2021 do Curso de Doutorado do PPGFIL/UEL
3 meses atrás
EDITAL SELEÇÃO ESTUDANTES ESPECIAIS – PPGFIL – N. 05/2022 DIVULGAÇÃO DE RESULTADO E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA
Resultado da seleção e convoca para matrícula os
candidatos selecionados para cursar disciplina no Programa como “Estudante Especial”, com
início no primeiro semestre de 2022
3 meses atrás
EDITAL PPGFIL 04/2022 PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR
Estabelece Normas e Procedimentos de Seleção Interna de candidatos ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior de acordo com o Edital CAPES n.º 10/2022, junto ao Programa de Pós-Graduação (PPG) em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
3 meses atrás
EDITAL PPGFIL – 02/2022 – DOUTORADO DIVULGAÇÃO DE RESULTADO E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas Edital n. 08/2021 – SELEÇÃO – PPGFIL e o EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 033/2021, TORNA PÚBLICO o resultado oficial da seleção, convoca e orienta para matrícula os candidatos selecionados dentro do número de vagas para ingresso no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu,
Doutorado em Filosofia/PPGFIL, com início no primeiro semestre de 2022.
4 meses atrás
EDITAL PPGFIL – 03/2022 – MESTRADO DIVULGAÇÃO DE RESULTADO E CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA
A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL, da Universidade Estadual de Londrina-UEL, no uso de suas atribuições administrativas e em conformidade com o Edital de abertura de vagas Edital n. 08/2021 – SELEÇÃO – PPGFIL e o EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 033/2021, TORNA PÚBLICO o resultado oficial da seleção, convoca e orienta para matrícula os candidatos selecionados dentro do número de vagas para ingresso no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu,
Mestrado em Filosofia/PPGFIL, com início no primeiro semestre de 2022.
4 meses atrás
EDITAL PPGFIL N. 01/2022 – PROCESSO SELETIVO – ESTUDANTES ESPECIAIS 2022/1
Estabelece normas e procedimentos de seleção para cursar disciplina, como Estudante Especial, no Programa de
Pós-Graduação em Filosofia, nos níveis de Mestrado e Doutorado.
4 meses atrás
EDITAL PPGFIL – 18/2021 – Relação dos candidatos aprovados, Doutorado em Filosofia
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia, por meio da Coordenação, torna pública a
relação dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, no Processo de Seleção para
ingresso no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado em Filosofia, considerando
o Edital N. 08/2021 – SELEÇÃO – PPGFIL.
Informa que o Edital de Resultado Oficial com a convocação para a matrícula e
orientações será publicado no dia 24/01/2022 no site do Programa.
5 meses atrás
Teses e dissertações
Visamos encontrar por este trabalho a relação entre os conceitos mundo de Martin
Heidegger e realidade em Freud. Uma vez que encontremos este que será o solo
comum onde tais conceitos se tocam, a comensurabilidade de ambos tornará
possível identificarmos em que medida também se diferenciam. Heidegger é um
crítico da metafísica justamente porque nela representações da realidade
tornaram-se autosuficientes e desmundanizadas. A partir de uma ontologia
fundamental, sendo-no-mundo, conceitos mundanizados nos levarão pelo filósofo da
floresta negra a uma abordagem verdadeira da realidade. Como Freud se encontrou
com a temática da realidade ao longo de sua obra? Desenvolveremos um modo
como o pai da psicanálise conceitualiza a realidade e encontraremos no conceito de
sintoma a síntese de uma representação que resiste às pulsões de um sujeito ao
mesmo tempo que o relaciona à realidade externa. Em que medida esta relação se
diferencia daquela que mundaniza a realidade heideggeriana? Se no sintoma
freudiano encontramos a expressão que sintetiza o homem da clínica psicanalítica
em sua realidade, o mundo em Heidegger advém de uma ontologia fundamental que
nos mostra em que medida neste conceito freudiano encontramos um homem que
insiste em existir na resistência de suas representações.
Nesta dissertação, analisamos o desenvolvimento e as alterações da obra de Rudolf Carnap
tendo como referencial teórico três eixos temáticos: Teoria Construcional, Sintaxe Lógica e
Semântica. Conjuntamente, contemplamos as alterações metateóricas com suas evoluções,
como, por exemplo, do fundacionismo metodológico do Aufbau ao falibilismo epistemológico
em Logical syntax. Tal empreendimento considera a historiografia recente do Empirismo
Lógico e a caricatura clássica de seus principais autores. Com isto posto, nossa hipótese de
trabalho é de que as caracterizações equivocadas da obra de Carnap podem ser desfeitas e
esclarecidas se considerarmos as posições metateóricas em estreita relação às diferentes
estruturas de análise nas quais elas surgiram e se encontravam ancoradas, ou seja, uma
interpretação coerente da obra carnapiana pode ser alcançada se suas posições forem
apresentadas e discutidas em conjunto com a estrutura de análise lógica utilizada em suas
respectivas formulações. Não obstante, é nossa posição que, a despeito de toda crítica, e dos
trabalhos de revisão, a obra de Rudolf Carnap apresenta ferramentas que podem e devem ser
devidamente consideradas em Filosofia da Ciência.
O presente estudo tem como finalidade investigar o problema da autoridade política,
buscando compreender se é possível justificar a autoridade do Estado. O que se
pretende é compreender no que consiste a autoridade do Estado, como melhor
defini-la e se é possível justifica-la. O ponto de partida é a análise do problema da
obrigação política, tentando determinar em que medida haveria por parte dos
indivíduos um dever moral de obedecer às leis do Estado. Após, busca-se
compreender a relação entre obrigação política e autoridade política, para, então,
discutir as teorias que objetivam justificar a autoridade política. A partir da leitura e
análise de textos de autores modernos e contemporâneos da filosofia e do direito,
busca-se identificar os argumentos existentes que objetivam justificar a autoridade
do Estado e compreender se eles cumprem esse papel. O estudo defende a
hipótese de que os argumentos existentes não são suficientes para justificar a
autoridade do Estado e, embora existam alternativas promissoras, a alternativa, pelo
menos por enquanto, seria concordar com o anarquismo filosófico.
Os juízos éticos, informados pelos valores morais, orientam as ações dos sujeitos porque são
objetivos, configurando instâncias que independem de deliberações subjetivas. No entanto, o
estatuto de objetividade da linguagem moral é controverso e, por essa razão, o trabalho procura
esclarecê-lo a partir do aparelho conceitual de Wittgenstein, o que acaba por evidenciar uma
concepção de objetividade própria desse discurso, baseada em certezas morais objetivas. Isto
posto, abre-se para a compreensão do funcionamento dos juízos éticos objetivos nos jogos de
linguagem morais, ressaltando-se as regras gramaticais que condicionam a produção de
significados no interior de uma forma de vida. Nesse contexto desenvolvem-se concepções
éticas que, por vezes, conflitam entre si; todavia, as diferenças podem ser superadas em vista
do consenso que pode ser obtido por meio da persuasão. Por todo o exposto, e na esteira do
pensamento filosófico wittgensteiniano, a dinâmica da pesquisa salienta que a experiência ética
se organiza na linguagem e que, por meio dela, pode ser compreendida como uma dimensão
importante de constituição de sentido para a existência humana.
Apresenta as influências e importância de H. L. A. Hart para a Filosofia do Direito e introduz
os conceitos principais de sua teoria. Trabalha a concepção de Hart de que o caso central de
Direito é definido como um sistema jurídico composto pela união entre regras primárias e
secundárias. Localiza o autor dentro do debate da Filosofia do Direito Internacional e apresenta
a sua concepção de Direito Internacional como caso periférico de Direito. Desenvolve a relação
de sistemas jurídicos partindo das sugestões dadas por Hart e propõe a concepção de que a
comunicação contida de conteúdo da regras permite que a relação entre sistemas jurídicos se
mantenha eficaz sem ameaçar a unidade dos sistemas jurídicos envolvidos.
O presente trabalho teve por objetivo analisar a relação entre política e linguagem e
quais as consequência resultantes da produção de um ser desprovido de linguagem nas
obras do filósofo italiano Giorgio Agamben. Para tanto se fez necessário um percurso
pela bipolítica Foucaultiana, visto que este foi o primeiro filósofo a tematizar tal questão
e que Agamben recorre a ele, fazendo inversões, deslocamento e reinterpretações para
estabelecer seu pensamento biopolítico. Em seu trabalho Agamben nos mostra como
desde do mundo grego a linguagem é elemento indispensável para inserir o homem na
esfera política e, pelo outro lado, como a falta da linguagem pode destruir os atributos
político de um indivíduo ou um grupo de indivíduos, transformando-os em vidas que
pela lógica da política atual, ou seja, a biopolítica, podem ser eliminadas sem nenhuma
complicação jurídica par quem o faz, pois este que são eliminados da política por não
possuírem linguagem estão, concomitantemente, fora do ordenamento jurídico.
Por meio desta pesquisa, investigamos de que maneira e até que ponto a imagem do
pensamento é uma atitude prático-política na filosofia de Gilles Deleuze. Para isto, nós
examinamos como a noção de imagem do pensamento guia e movimenta sua filosofia.
Deleuze, juntamente com Guattari, postula que todas as relações são relações políticas.
Guiados por esta perspectiva, investigamos como o Estado funciona como um mecanismo
de captura das singularidades e identificação das formas de vida. Investigamos também
as formas de captura dos signos quando operados pela imagem dogmática do pensamento,
e as possibilidades de criação em uma filosofia isenta de pressupostos. Desta forma, a
criação de conceitos na filosofia pode ser compreendida como um ato político. Nós
acreditamos que o caráter político da criação conceitual reside na noção de imagem do
pensamento, trazendo desta forma, a filosofia da diferença para futuras discussões
políticas.
Antes da medicalização da loucura, o doente mental era concebido moralmente
problemático. A psiquiatria surge com importância científica ao classificar as doenças
mentais patologicamente, tornando-as passíveis de tratamentos médicos. Desta forma, a
presente pesquisa busca compreender qual a história responsável pela medicalização da
loucura e como ela pode ser concebida como um problema moral em diversos períodos.
A partir de tais questões, se torna necessário fazer um estudo minucioso acerca dos
escritos da primeira fase de Foucault (2006; 2014). Essa fase arqueológica trará à luz a
Historia da loucura, a fim de compreender a loucura antes de ser institucionalizada. O
grande intuito da pesquisa, portanto, é apresentar de forma consistente a loucura antes
de ser institucionalizada e a forma como era concebido o ser tomado de insanidade. De
tal maneira que se puderam apontar passo a passo todas as ações diante do mal assolado
antes do século XVIII. Nos cursos de 1973/1974 no Collège de France, ministrados por
Foucault, originando a obra O Poder Psiquiátrico, traz a cena uma nova análise acerca
da loucura, após dez anos da publicação de História da Loucura. Isso dá evidencias das
articulações entre as relações do médico e paciente nos tratamentos asilares. Esperou-se,
por fim, compreender como o tratamento moral está arraigado à loucura, desde antes de
sua medicalização
A presente dissertação tem como objetivo mostrar quais são as condições jurídicas da
sociabialidade humana e expor a insuficiência das virtudes morais para o propósito da
sociabilidade. A partir de uma análise do fundamento da moral oferecido por Schopenhauer e
o papel das virtudes morais em sua filosofia, mostrar-se-á o porquê, para a sociabiliade, a figura
do Estado possui um papel central. Ademais, mostrar-se-á a relação entre ética e direito no
pensamento de Schopenhauer e as críticas que ele faz à doutrina do direito kantiana, bem como
a separação feita por Kant entre ética e direito.
O presente estudo apresenta como tema a ideia de liberdade nas atividades da ação
e do querer em Hannah Arendt (1906–1975). Objetiva-se compreender a articulação
entre a liberdade da ação e a liberdade da vontade, tendo por propulsão a
indagação de como os seres humanos iniciam uma série de coisas no mundo.
Arendt propõe uma reflexão acerca da condição humana e a subdivide em duas
dimensões distintas, porém conexas – dimensão ativa e dimensão contemplativa.
Desta reflexão surge a concepção de que a atividade da ação pertence ao modo de
vida ativo, enquanto a atividade do querer pertence ao modo de vida interior, de
modo que tais atividades realizam-se em esferas distintas. Entretanto, a ação e o
querer compartilham características similares – espontaneidade e natalidade. A
partir da afirmação de Arendt de que a liberdade só se efetiva como realidade
tangível no mundo público, pretende-se entender qual a liberdade pertinente a cada
atividade e quais implicações podem ser depreendidas da relação entre a liberdade
da ação e a liberdade da vontade. A ação é responsável pela manifestação da
liberdade política como espontaneidade no mundo comum, ao passo que o querer
lida com a liberdade de possibilidades. Pode-se supor a existência de uma certa
ligação entre a liberdade da ação e a liberdade interior. Da pesquisa bibliográfica
baseada em procedimentos como leitura, análise, compreensão e reconstrução
teórica dos textos de Hannah Arendt e de seus comentadores, infere-se que há de
fato uma ligação entre as liberdades, na medida em que a liberdade da vontade
impele a ação por meio da escolha de como se aparecerá no mundo e como
portadora da potência da liberdade, enquanto a liberdade da ação só se torna
realidade no mundo público. Nesse sentido, a relação entre a liberdade da vontade e
a liberdade da ação não constituem uma conexão de cunho causal e determinado,
mas sim de forma contingente.