Prevalência de cárie dentária em crianças de 06 a 36 meses de idade e sua relação com variáveis sócioculturais, Florestópolis, PR.

O estudo, de delineamento transversal, foi desenvolvido em 359 crianças de 6 a 36 meses de idade, residentes na zona urbana do município de Florestópolis, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados em visitas domiciliares a todos os residentes do município na faixa etária estudada. O diagnóstico de cárie foi realizado através de exame clínico, sob luz natural, por três examinadores previamente calibrados (k menor/igual ,096). As informações relativas às variáveis socioculturais (condições sócio econômicas, escolaridade do pai e da mãe, pessoa responsável pelos cuidados com a criança, situação da criança na prole, tipo de aleitamento, hábitos alimentares e métodos de prevenção da cárie dentária), foram obtidas através de questionário aplicado ao responsável pela criança, com o objetivo de analisar as relações com o aparecimento ou desenvolvimento da cárie dentária. A prevalência de cárie encontrada foi nula dos 6 aos 11 meses, de 26,2% para crianças de 12-23 meses de idade e 51,6% aos 24-36 meses. A doença demonstrou uma tendência de aumento com o evoluir da idade. A pesquisa mostrou associação positiva estatisticamente significante para a escolaridade do pai (p=0,005) e da mãe (p=0,014) na faixa etária de 12 a 23 meses de idade, e uma associação negativa, (p=0,038), da relação higiene bucal/cárie dentária na mesma faixa etária. As demais variáveis não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. O estudo evidencia a necessidade de atenção odontológica precoce para prevenção de doenças bucais e a importância de que o estímulo ao aleitamento materno exclusivo seja intensificado na comunidade estudada.

Sem informação