Teses e Dissertações
Dor em professores da educação básica: associação com atividade física e tempo vendo televisão
Mayara Cristina da Silva Santos, Arthur Eumann Mesas, Edmarlon Girotto
Data da defesa: 04/02/2020
Introdução: Os sintomas dolorosos, quer sejam de caráter crônico ou agudo,
têm consequências para a saúde individual e os serviços de saúde. Certos
comportamentos, como a inatividade física e o tempo vendo televisão, estão
potencialmente relacionados à etiologia e cronificação desses sintomas. No
entanto, não está claro como as mudanças ou a manutenção desses
comportamentos podem afetar a incidência, a persistência ou a frequência de
dor geral ou da dor crônica musculoesquelética. Objetivo: Investigar a
associação entre dor crônica musculoesquelética e percepção de dor, durante
o dia ou antes de dormir, com a prática de atividade física e o tempo vendo
televisão em professores da educação básica. Objetivos específicos: 1)
Analisar a associação longitudinal da mudança na prática de atividade física no
lazer e do tempo vendo televisão com a incidência e a persistência de dor
crônica musculoesquelética; e 2) Analisar a relação entre a prática de atividade
física no tempo livre, autorreferida em entrevista pessoal, e a sensação de dor
durante o dia ou antes de dormir, registrada pelo próprio indivíduo ao longo de
sete dias consecutivos. Métodos: Os objetivos específicos foram
contemplados na forma de dois estudos, com resultados e discussões
abordados separadamente. A população estudada fez parte do projeto PróMestre, que aborda questões de saúde, estilo de vida e trabalho de professores
da rede pública. Professores das 20 escolas de maior porte do município de
Londrina, PR, Brasil, que atuavam em sala de aula ao menos um período da
semana e eram responsáveis por uma ou mais disciplinas foram incluídos no
estudo e entrevistados em duas ocasiões: entre 2012 e 2013 (baseline) e após
24 meses (follow-up). No follow-up, uma subamostra de professores preencheu
um diário de atividades durante sete dias consecutivos. Para o desfecho dor
crônica musculoesquelética considerou-se a percepção de sintomas dolorosos
há 6 meses ou mais nas seguintes regiões: ombros, braços, costas, joelhos,
pernas e pés. Definiu-se como dor durante o dia e dor antes de dormir quando
esse sintoma era reportado ao menos uma vez ao longo de sete dias. As
variáveis independentes foram a atividade física no lazer (ou no tempo livre) e
o tempo vendo televisão diariamente. Para as análises de associação, utilizouse a regressão logística. Resultados: Um total de 527 professores foram
estudados para contemplar o primeiro objetivo. Aumentar o tempo de lazer
dedicado à prática de atividade física (mudar ≤120 para >120 minutos de AFL
semanalmente) associou-se com menor chance de dor crônica
musculoesquelética persistente (odds ratio, OR=0,30; intervalo de confiança de
95%, IC95%=0,11-0,79) em comparação com manter-se fisicamente inativo.
Um total de 141 professores foram estudados para contemplar o segundo
objetivo. Entre esses, praticar mais de 240 minutos por semana de atividade
física no tempo livre associou-se com uma chance menor de reportar dor
durante o dia (OR=0,18; IC95%=0,06-0,54) e antes de dormir (OR=0,28;
IC95%=0,10-0,79), entretanto, as associações perderam significância
estatística após o ajuste pelo escore de sintomas depressivos. Conclusões:
Em síntese, este estudo mostrou que, comparado com se manter inativo,
passar a praticar mais de duas horas de atividade física no lazer semanalmente
é um comportamento associado com menor chance de persistência de dor
crônica musculoesquelética. Além disso, praticar mais de quatro horas
semanais de atividade física no tempo livre está relacionado com menor
frequência de dor durante o dia ou antes de dormir, independente dos
principais confundidores, exceto sintomas depressivos.
Atores, espaços e instrumentos de governança na rede de atenção à saúde bucal
Bárbara Viera Pimentel, Brígida Gimenez Carvalho
Data da defesa: 28/02/2020
O estudo objetivou analisar o processo de governança na Rede de Atenção à Saúde Bucal
(RASB) em uma região do estado do Paraná, por meio da compreensão sobre o termo
governança, caracterização da rede, identificação de atores, espaços, fluxos e análise de
instrumentos envolvidos no processo de governança. No primeiro momento, foi realizado
pesquisa exploratória, por meio de revisão de literatura e análise documental a fim de analisar
em que medida o termo governança tem sido abordado e conceituado na produção científica e
nas normas oficiais brasileiras, subdivididas em: Identificação; Busca da literatura (palavraschave, bases de dados e aplicação de critérios definidos); Avaliação e Análise dos dados. O
segundo momento tratou-se de um estudo descritivo e exploratório com obtenção de dados
secundários por meio de base de dados, com o objetivo de compreender a organização dos
serviços de saúde bucal existentes nos municípios da região, divididos e apresentados em:
Identificação; Caracterização; Atividade; Atendimento e Informações gerais; analisados pelo
programa Epi-Info. No terceiro momento, tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa,
realizada a identificação de atores, espaços, compreensão de fluxos e instrumentos de
governança, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, com informante-chave, o
qual identificou novos espaços e atores para sequenciamento de novas entrevistas. A análise
dos dados foram segundo os pressupostos do método de análise de discurso e sob a
perspectiva teórica da governança proposto por Marques (2013). Diversos conceitos de
governança foram encontrados nas publicações científicas, no entanto, poucos foram
utilizados para denominar processos referentes à regionalização para a estruturação das Redes
de Atenção à Saúde. Percebeu-se a dificuldade de se operacionalizar a descentralização nos
contextos locais e as normativas pouco conseguem fortalecer a cooperação e relações de
solidariedade entre eles. A organização da RASB se deu por oito tipos de estabelecimentos,
tais como: Unidade Básica; Centro de Especialidade; Consultório isolado; Hospital Geral e
Especializado, Policlínica, Posto de Saúde e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. No
que concerne à natureza jurídica, 90,5% são de administração pública, sendo 6,7%, entidades
sem fins lucrativos e 2,7% entidades empresariais. Quanto ao modelo de gestão, a municipal
foi a mais evidente (77,7%), sendo 19,5% gestão dupla e 2,7% estadual. Foi evidente a
ausência dos atores não governamentais no processo de governança e a capacidade do ente
municipal gerir os assuntos públicos a partir do envolvimento conjunto e cooperativo dos
atores sociais, econômicos e institucionais em sua dimensão regional. Foi verificada a
predominância das relações informais como instrumento da governança, com o uso de
tecnologias para sua comunicação, por meio de WhatsApp, E-mail e telefone. A inexistência
de proximidade e conhecimento das realidades locais, a inexistência de discussões acerca de
projetos que atendam a interesses comuns, dificulta a construção de uma relação no âmbito
regional sob a perspectiva da governança. É necessária a participação de profissionais da
saúde bucal em ações regionais, de forma mais cooperativa e integrada, com a presença de
atores estratégicos com capacidade de influenciar o processo de governança e assim superar
sua fragmentação e incipiência, com aspiração de promover uma atenção à saúde bucal de
forma mais integral e equânime.
Organização do processo de trabalha vivenciado durante um programa de qualificação da Atenção Primária à Saúde
Mariana Lectícia Beraldi, Fernanda de Freitas Mendonça
Data da defesa: 06/03/2020
A Educação Permanente em Saúde (EPS) constitui-se em uma estratégia que busca
transformar as práticas profissionais e a organização do processo de trabalho a
partir das demandas do próprio trabalho. Ela atua como componente do Programa
de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), ocorrido no ano de 2011 a
2018, que corresponde a um programa do governo do Estado do Paraná que propõe
a melhoria da Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o Estado para que ela
possa exercer seu papel de coordenadora do cuidado. Como segunda etapa do
programa, ocorre a tutoria, que busca contribuir com as equipes de saúde a
incorporar mudanças e adequações do processo de trabalho e para isso utiliza-se de
um instrumento norteador que impulsiona a prática dos profissionais, o Selo da
Qualidade. O selo da qualidade em sua segunda etapa, etapa prata, visa aferir o
gerenciamento dos processos. O objetivo deste estudo foi analisar a organização do
processo de trabalho vivenciada durante um programa de qualificação da APS. A
pesquisa ocorreu com profissionais de uma Unidade de Saúde da Família (USF),
localizada no município de Londrina, Paraná, participante do processo de tutoria,
buscando a certificação da qualidade do nível prata. O estudo foi feito com todos os
trabalhadores da unidade, incluindo profissionais residentes que atuavam
juntamente a equipe e tutores do programa. A pesquisa tem caráter qualitativo,
descritivo e exploratório, do tipo estudo de caso. Utilizou-se como ferramenta de
coleta de dados observação-participante, realizada no período de julho a outubro de
2018, e entrevistas semiestruturadas com os profissionais da USF, feitas em
dezembro de 2018 até abril de 2019. Os dados foram analisados de acordo com a
proposta de Martins e Bicudo. Da análise dos resultados emergiram três
manuscritos: Reflexos de um processo de qualificação da Atenção Primária à Saúde
na rotina e no cuidado produzido pelos trabalhadores; Estratégias de gestão do
trabalho durante um processo de qualificação da Atenção Primária à Saúde;
Resultados de um processo de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Os
resultados apontaram para organização do processo de trabalho, oportunidade de
refletir sobre a prática, sobrecarga física e mental dos profissionais, ênfase em
questões burocráticas em detrimento do cuidado e dificuldade do programa em
contemplar as singularidades do território e possibilitou. Diversas estratégias foram
desenvolvidas pela equipe: reuniões de equipe e gerais, mutirões de estratificação
de risco e criação atendimentos coletivos em formato de grupo, que possibilitaram a
organização do processo e melhoria da qualidade da atenção. A participação no selo
permitiu melhor conscientização do processo de trabalho, organização do fluxo e
sistematização de atividades, resgate de populações negligenciadas e
monitoramento da população com condições crônicas. A EPS mostrou-se como eixo
transversal que percorreu todo o processo de trabalho, permitindo problematizações,
trabalho em equipe e reflexão sobre a prática profissional. A EPS desenvolvida pelos
próprios profissionais possibilitou sair da lógica da captura impositiva do processo e
dar qualidade a gestão do trabalho.
Monitoramento e articulação da Rede Mãe Paranaense na 17ª Regional de Saúde do Paraná
Jessika Adriana Bornia Dalanheze, Fernanda de Freitas Mendonça
Data da defesa: 10/03/2020
No intuito de melhorar o atendimento às gestantes e crianças e consequentemente
reduzir a mortalidade materna e infantil o Ministério da Saúde criou a Rede Cegonha
no ano de 2011 em âmbito nacional. No Paraná foi elaborado um programa
semelhante que recebeu a denominação de Rede Mãe Paranaense. Essa política
pública preconiza a estratificação de risco em cada consulta de pré-natal e
encaminhamento das gestantes de risco ao Centro Mãe Paranaense para
atendimento ambulatorial por equipe multidisciplinar. Também estabelece que o
parto seja vinculado ao hospital mais adequado de acordo com o risco gestacional.
Apesar das potencialidades desse programa, ocorreu pouco impacto na mortalidade
materna e infantil na 17ª Regional de Saúde do Paraná. Considerando que a
articulação entre os pontos de atenção é fundamental para o adequado
funcionamento da rede e que o monitoramento desta possibilita a identificação de
problemas em seu funcionamento realizou-se um estudo com o objetivo de
compreender como ocorre o monitoramento e a articulação entre os diferentes
pontos de atenção às gestantes na Rede Materno-Infantil da 17ª Regional de Saúde
do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que foram
realizadas entrevistas semiestruturadas com 20 profissionais de saúde que prestam
atendimento às gestantes ou que atuam como gestores na 17ª Regional de Saúde
do Paraná. As entrevistas foram feitas entre janeiro e abril de 2019 e posteriormente
foram analisadas utilizando-se da técnica de análise de conteúdo de Bardin.
Emergiram três categorias de análise: Monitoramento da Rede Mãe Paranaense;
Fragilidades da Rede Mãe Paranaense; Iniciativas para Melhoria da Rede Mãe
Paranaense. O monitoramento da rede tem sido aprimorado com a criação de novos
sistemas de informação e com o monitoramento do “near miss” materno. Contudo,
ainda falta estabelecer um monitoramento formal em relação ao Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O insuficiente número de médicos
ginecologistas na rede básica de saúde, sobretudo no município de Londrina, o
déficit de vagas de maternidade de alto risco, de UTI neonatal e de consultas nos
ambulatórios de alto risco foram apontados pelos profissionais como fragilidades da
rede. Para tentar driblar essa falta de vagas nos hospitais de alto risco o SAMU tem
encaminhado gestantes de alto risco para avaliação em hospitais de risco
intermediário num procedimento arriscado conhecido pelos profissionais da região
como “pit stop”. Outra dificuldade identificada foi comunicação incipiente entre os
pontos de atenção evidenciada pela falta de preenchimento dos impressos de
contrarreferência e do cartão de gestante. Para superar esses problemas alguns
profissionais têm desenvolvido estratégias informais de articulação da rede. Devido
à escassez de ginecologistas na rede pública de Londrina, a secretaria de saúde
desse município tem utilizado o matriciamento em ginecologia e obstetrícia para
capacitar os médicos da Estratégia Saúde da Família e ao mesmo tempo promover
o trabalho multidisciplinar. Além disso, o grupo condutor da Rede Materno Infantil da
região tem mobilizado esforços no sentido de unificar os protocolos de atendimento,
redefinir os critérios de encaminhamento aos ambulatórios de risco e aos hospitais
de risco. No entanto, ainda destaca-se a necessidade de um número maior de
profissionais da ginecologia na rede básica e da ampliação do número de vagas de
maternidade de alto risco e de UTI neonatal.
Associação entre qualidade do sono e características sociodemográficas, acadêmicas e uso de mídias sociais em universitários
Rafaela Sirtoli, Camilo Molino Guidoni
Data da defesa: 16/03/2020
O sono exerce importante função restauradora, de conservação de energia e de proteção.
Um indivíduo pode se adaptar a um padrão de privação do sono, porém há o
comprometimento de funções cognitivas e do bom funcionamento do organismo. Devido
às particularidades do ambiente acadêmico, os estudantes de graduação constituem uma
população de risco para transtornos mentais – inclusive os transtornos do sono. Nesse
sentido, o objetivo desta dissertação foi analisar a qualidade do sono dos estudantes
universitários e sua associação com variáveis sociodemográficas, acadêmicas e o uso de
mídias sociais. Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado por meio de um
questionário online. A população consistiu em estudantes de graduação da Universidade
Estadual de Londrina com matrícula ativa no primeiro semestre de 2019. Dos 13.339
estudantes matriculados na universidade em 2019, 12.536 foram considerados elegíveis
para a pesquisa. A coleta de dados ocorreu no período de 29 de abril a 28 de junho de
2019. Realizou-se intensa atividade de divulgação por meios de comunicação diversos,
além de divulgação presencial para todas as 259 turmas de graduação. Utilizou-se o
Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) para a avaliação da qualidade do sono. Foram
analisadas variáveis acadêmicas, sociodemográficas e relacionadas à dependência
autorreferida de mídias sociais. Constatou-se que 71,1% dos 2.736 respondentes
atingiram escore global > 5 pontos no PSQI, caracterizando uma má qualidade do sono.
A má qualidade do sono se associou ao sexo feminino (Razão de Prevalência, RP: 1,171;
Intervalo de Confiança, IC95%: 1,106-1,239), a estar entre o 4º a 6º ano do curso (RP:
1,114; IC95%: 1,041-1,192), a estudar no turno integral (RP: 1,159; IC95%: 1,007-1,334)
ou matutino (RP: 1,195; IC95%: 1,035-1,380), a sentir-se insatisfeito com o seu
desempenho acadêmico (RP: 1,366; IC95%: 1,292-1,445), ao maior tempo de
deslocamento até a universidade (RP: 1,214; IC95%: 1,088-1,354), e à dependência
autorreferida de mídias sociais (RP: 1,073; IC95%: 1,010-1,140). Os resultados
encontrados indicam alta prevalência de má qualidade do sono, relacionada a diversos
fatores inerentes ao ambiente universitário. Espera-se que os resultados desse estudo
possam embasar ações a nível local, além de chamar atenção para discussões mais amplas
e intersetoriais.
SUS para todos, para pobres ou para ninguém? A visão de estudantes de Educação Física de três universidades públicas do Paraná
Joamara de Oliveira Pimentel, Mathias Roberto Loch
Data da defesa: 16/03/2020
Introdução: O sistema de saúde brasileiro sofreu diversas mudanças desde o início do século
XX, conforme se alteravam as condições econômicas, políticas e sociais no Brasil. O sistema
Único de Saúde (SUS) tem entre seus princípios a universalidade, a integralidade e a
equidade. No SUS atuam diferentes profissionais de saúde e, a partir da criação dos Núcleos
Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica a Educação Física, entre outras profissões,
passou a ter a oportunidade de se inserir nas equipes de saúde pública. Esse é um dos fatores
que faz com que a formação em Educação Física precise ter uma aproximação mais estreita
com o SUS. Objetivo: Verificar a visão de estudantes de Educação Física (EEF) sobre como
deveria ser o acesso ao SUS de maneira geral e em ações/serviços específicos. Métodos:
Estudo de delineamento transversal, descritivo e quantitativo com estudantes ingressantes e
concluintes em 2019, nos cursos de bacharelado em Educação Física de três universidades
públicas do Paraná. Responderam a um questionário semiestruturado 349 EEF (216
ingressantes e 133 concluintes). As questões principais avaliaram a visão dos EEF sobre o
princípio da universalidade, de um modo genérico (a partir de uma pergunta geral sobre como
deveria ser o acesso) e para 11 serviços/ações específicas: acompanhamento de pessoas com
doenças crônicas, acompanhamento psicológico, acompanhamento de gestantes (pré-natal),
atendimento domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção, atendimento
odontológico, atendimento de urgência e emergência, fisioterapia, fornecimento de
medicamentos, programas de atividades físicas, vacinação para crianças e adolescentes e
vacinação para adultos. Resultados: A maioria (85,4%) dos EEF considerou que o acesso
deveria ser “para todos” (sem diferença entre ingressantes e concluintes, p=0,090), 12,9%
“para pobres” e 1,7% “para ninguém”. Porém, menos da metade dos que responderam que o
acesso deveria ser “para todos” (na questão geral) respondeu desta maneira em todos os 11
serviços/ações investigados. Os concluintes apresentaram uma visão mais ampla sobre a
integralidade que os ingressantes, sendo maior a proporção de resposta “para todos” entre os
concluintes em três ações/serviços: atendimento psicológico, atendimento de pessoas com
dificuldade de locomoção e programas de práticas corporais/atividade física (PCAF). Além
disso, algumas destas ações/serviços apresentaram mais de 90% de resposta “para todos”
tanto para ingressantes como para concluintes: atendimento a pessoas com doenças crônicas,
serviços de urgência e emergência e vacinação para crianças e adolescentes, enquanto outras
ações tiveram menos de 70% de resposta entre os ingressantes: atendimento odontológico,
fisioterapia e fornecimento de medicamentos, sendo que entre os concluintes, o serviço/ação
que teve menos de 70% de resposta “para todos” foi fisioterapia. Conclusão: Um percentual
elevado de EEF, tanto em ingressantes quanto em concluintes, considera que o acesso ao SUS
deve ser universal, mas parece prevalecer uma visão limitada sobre os serviços/ações que
devem ser “para todos”, indicando assim a necessidade de um maior foco na questão da
integralidade na formação profissional.
Cartografia de uma mãe órfã: uma vivência no consultório na rua
Luiz Gustavo Duarte, Maira Sayuri Sakay Bortoletto
Data da defesa: 19/03/2020
Este estudo foi produzido por uma vivência realizada em um Consultório na Rua (CnaR) em
2019, onde por uma diagramação cartográfica mapeou-se os afetos que atingiram o corpo do
pesquisador neste período. Partindo do objetivo de realizar uma cartografia a partir da vivência
em um Consultório na Rua num município de grande porte do sul do país, elaborou-se um
manuscrito científico em forma de artigo. Na discussão do artigo, através do mapeamento dos
afetos em cenas vividas no CnaR junto com a intercessão da obra Sandman de Neil Gaiman,
utilizada como dispositivo cognitivo de discussão da fantasia-realidade, foram diagramados
territórios que evidenciaram modos de viver que desafiam os métodos tradicionais de produzir
cuidado, onde foi perceptível as capturas micropolíticas que levaram à produção de controle e
enquadramento, através do sequestro de um bebê pelo Estado, produzindo uma mãe órfã em
um processo de desmaternização. Aliado a isto também houve o contato com um fluxo eugênico
dentro da própria produção de cuidado. Diante do que foi cartografado, percebeu-se no CnaR
uma potência de produção de outros modos de cuidado ao mesmo tempo que as capturas
micropolíticas para controle destes considerados anormais do desejo, agem agressivamente
maquinando a produção das necessidades de esterilizações e desmaternizações junto com o
sequestro de bebês pelo Estado dos viventes de rua.
Incidência de aumento e redução do Índice de Massa Corporal em homens e mulheres de meia-idade: seguimento de quatro anos em município de médio porte
Nathalia Assis Augusto, Ana Maria Rigo Silva
Data da defesa: 27/03/2020
Nas últimas décadas, o Brasil passou a apresentar prevalência de excesso de peso
três vezes maior que a desnutrição, com um aumento importante a partir da fase da
meia-idade. O objetivo deste estudo foi analisar a incidência de aumento e de redução
do Índice de Massa Corporal (IMC) entre homens e mulheres segundo características
sociodemográficas e classificação nutricional. Trata-se de uma coorte prospectiva de
base populacional com 689 adultos com idade entre 40 e 64 anos acompanhados por
quatro anos. Verificou-se a proporção de redução e de aumento do IMC (≥1 kg/m²)
segundo variáveis sociodemográficas e classificação nutricional no baseline por meio
da regressão de Poisson bruta e ajustada. Entre os homens, observou-se maior
incidência de aumento do IMC (31,8%) do que de redução (18,2%), sendo esta
diferença significativa. Mesma tendência entre as mulheres, porém não significativa
(35,2% de aumento, contra 27,8% de diminuição). Em mesma análise, estratificada
pela classificação nutricional do baseline, observou-se que nos eutróficos a proporção
de aumento foi superior à de redução (em ambos os sexos), porém, entre aqueles
classificados com sobrepeso e obesidade não houve diferença significativa (nem em
homens, nem em mulheres), apesar de numericamente os valores serem superiores
para aumento se comparados à redução de 1 kg/m2
, exceto para as mulheres obesas.
Comparando-se a incidência de redução e aumento de 1 kg/m2 segundo variáveis
demográficas e classificação nutricional do baseline, observou-se maior incidência de
redução nos homens da faixa etária de 55 a 64 anos (RR:1,78; IC95%:1,06-3,00),
naqueles sem companheira (RR:1,85; IC95%:1,09-3,14), nos classificados com
sobrepeso (RR:2,06; IC95%:1,13-3,74) e obesidade (RR:2,33; IC95%:1,24-4,35),
enquanto a incidência de aumento foi menor na faixa etária de 55 a 64 anos (RR:0,62;
IC95%:0,41-0,95). Entre as mulheres, houve maior incidência de redução na faixa
etária de 55 a 64 anos (RR:1,43; IC95%:1,02-2,00) e nas classificadas com obesidade
(RR:2,10; IC95%:1,30-3,38), e a incidência de aumento foi menor na faixa etária de
55 a 64 anos (RR:0,68; IC95%:0,49-0,95). Estes dados são importantes para
compreensão dos fatores relacionados às variações de peso e elaboração de políticas
públicas que visem o cuidado à saúde do adulto de meia-idade.
O trabalho coletivo na construção do cuidado: uma cartografia
Beatriz Zampar, Regina Melchior, Josiane Vivian Camargo de Lima
Data da defesa: 27/03/2020
A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e
comunitárias envolvendo promoção, prevenção, tratamento, reabilitação, redução de
danos e vigilância, por meio de práticas de cuidado integral em equipe, dirigida à
população em território definido. Profissionais de diferentes áreas são convidados a
se unir e trabalhar em prol de uma comunidade. A produção subjetiva do cuidado, é
marcada por constante desconstrução e construção de territórios existenciais, numa
lógica de fluxos-conectivos em benefício de um determinado projeto de cuidado que
se preocupa em diferentes graus com a integralidade do usuário. O objetivo deste
trabalho é analisar como uma equipe de Saúde da Família se organiza para produzir
cuidado a partir do trabalho coletivo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com
abordagem cartográfica, a qual busca mapear processos de produção de
subjetividade, que são reconstituídas em cada encontro. Permite investigar as
práticas na saúde, investigando a nós mesmos e nos colocando em análise,
repensando práticas e a implicação com o todo. O campo da pesquisa foi uma
Unidade de Saúde da Família de uma cidade de grande porte do Paraná, que conta
com quatro equipes, Residência de Medicina de família e comunidade e Residência
multiprofissional em Saúde da Família, por um período de 18 meses, de 2018 a
2019. Os resultados foram organizados em quatro eixos: de onde cada profissional
parte (particularidades de cada formação, importância da comunicação e dos
espaços que a possibilitem), construção do trabalho coletivo (processo que
demanda tempo, habilidades e planejamento), disputas de projetos em saúde
(entender que os atores estão fazendo gestão todo o tempo e não seguem os
mesmos projetos), produção do cuidado (singularidade dos encontros,
potencialidade do trabalho interprofissional, complexidade das necessidades em
saúde). Esta cartografia possibilitou mapear o processo de formação do trabalho
coletivo, suas potências e fragilidades. Apontou experiências exitosas e conflituosas,
mas que geraram reflexão e possibilidades de novos arranjos. Para produção de
coletivo em saúde, o cuidado deve ser o principal norteador, e o trabalho coletivo é
fundamental nesse processo.
Produção do cuidado à gestante: narrativas de uma mulher em período perinatal
Célia Maria da Rocha Marandola, Regina Melchior
Data da defesa: 27/03/2020
O ato de cuidar em saúde é formado por um leque de ações, procedimentos, fluxos,
rotinas e saberes que se complementam ao mesmo tempo em que se disputam.
Embora inerente ao processo de trabalho dos profissionais da saúde o cuidado é de
responsabilidade, também, de familiares, de amigos, e do próprio usuário. Sendo a
Atenção Básica um terreno fértil para experimentar essa produção do cuidado. O
estudo buscou dar luz às narrativas de uma gestante acompanhada no pré-natal numa
Unidade Básica de Saúde de um município de grande porte, na região sul do Brasil.
A pesquisa ocorreu no período de abril/2018 a dezembro/2019. Dentro da perspectiva
cartográfica utilizamos como dispositivo de pesquisa a gestante-guia que nos
conduziu em sua trajetória pela busca do cuidado e em suas narrativas foram
emergindo cenas do vivido, como: a disputa de projeto de cuidado; a produção de
máscaras como dispositivos de enfrentamento das perdas e o cuidado nos interstícios
dos protocolos (seringas, receitas, agendas e afins). As narrativas da gestante-guia
revelaram sua enorme expectativa de um parto seguro, pois ela confiava na equipe,
principalmente, a equipe do alto risco que seria responsável pelo seu parto. Porém, a
mesma não se sentia cuidada em nenhuma das complexidades (baixo ou alto risco)
apesar de toda a estrutura montada para o cuidado em saúde à gestante. Faz-se
necessário, portanto, que as equipes reflitam sobre o seu processo de trabalho, se
colocando em análise no intuito de evitar prejuízos para o cuidado em saúde produzido
nos encontros entre usuários e trabalhadores de saúde, buscando respeitar a
necessidade e singularidade de cada indivíduo. Neste sentido, a construção de
projetos terapêuticos e a implantação da estratégia de educação permanente em
saúde (EPS) poderiam se configurar como apostas potentes às equipes,
independente, da complexidade em que as ações de saúde são desenvolvidas
visando à garantia dos direitos das usuárias em período gravídico-puerperal e
propiciando o fortalecimento do SUS enquanto sistema de saúde que valoriza e cuida
de vida, acreditando que toda a vida vale a pena.