Teses e Dissertações
Retinopatia diabética em indivíduos com diabetes e pré-diabetes no município de Cambé-PR
Ivan Luís Idalgo de Oliveira, Marcos Aparecido Sarria Cabrera
Data da defesa: 20/06/2016
Introdução: A retinopatia é uma das complicações mais comuns do diabetes. Esta
patologia pode levar à cegueira irreversível, porém, se diagnosticada e tratada
precocemente, os danos à visão podem ser reduzidos. Objetivos: Analisar a
frequência da retinopatia em participantes do projeto VIGICARDIO - 2015, que
apresentam distúrbios hiperglicêmicos há pelo menos 4 anos. Métodos: Estudo
transversal, realizado no munícipio de Cambé – PR, entre março e dezembro de 2015.
A amostra foi constituída por participantes da primeira fase do programa VIGICARDIO,
em 2011, que foram classificados com distúrbios hiperglicêmicos. Os indivíduos foram
avaliados em 3 etapas: entrevista, exames laboratoriais e exame de fundo de olho.
Os participantes foram estratificados em três grupos: pré-diabetes, diabetes há menos
de 4 anos e diabetes há pelo menos 4 anos. Verificou-se associação entre a
retinopatia e sua gravidade com os estratos descritos e fatores de risco
cardiovascular. Resultados: Participaram do estudo 272 pessoas. O diabetes estava
presente em 49,3% da amostra, sendo que 19,9% tornaram-se diabéticos há menos
de 4 anos. A retinopatia foi identificada em 61 (22,4%) pessoas, dentre eles 4 (1,5%)
de retinopatia diabética não proliferativa severa e 2 (0,7%) de retinopatia diabética
proliferativa. A presença de retinopatia nos diferentes estratos foi: 8,0%, 11,1% e
55,0% em pré-diabetes, diabetes há menos de 4 anos e diabetes há pelo menos 4
anos, respectivamente. O descontrole glicêmico, caracterizado pela alteração da
hemoglobina glicada, e a hipertensão arterial apresentaram associação com a
alteração da retina. Conclusão: A retinopatia está associada ao maior tempo de
diabetes, porém, as alterações na retina estão presentes, também, nas fases iniciais
e até antes dos indivíduos serem classificados como diabéticos. Portanto, o sistema
de saúde deve estar preparado para detectar os indivíduos com possíveis alterações
da glicemia, de forma precoce, e buscar o controle dessa glicemia, evitando
complicações vasculares como a retinopatia, que devem ser investigadas e tratadas
a fim de evitar casos de cegueira.
Comportamentos posturais de professores do ensino básico do município de Londrina, Paraná
Marcelly Barreto Correa, Arthur Eumann Mesas
Data da defesa: 23/05/2016
Introdução: Ao desempenhar seu papel fundamental no processo educacional da sociedade,
os professores adotam comportamentos posturais que podem gerar consequências para sua
saúde. Objetivo: Caracterizar a percepção de comportamentos posturais e fatores associados
em professores do ensino básico da rede estadual de Londrina, Paraná. Métodos: Trata-se de
um estudo transversal que incluiu professores que atuavam como docente em sala de aula,
lecionavam para nível fundamental (anos finais), médio e/ou educação profissional integrada,
e que participaram da primeira etapa do estudo PRÓ-MESTRE. A coleta de dados foi
realizada em entrevista pré-agendada, com duração de aproximadamente uma hora,
constituída por formulário e questionário, contendo questões sobre características
sociodemográficas, de estilo de vida, saúde, ocupacionais, ergonômicas, além de perguntas
sobre a percepção de comportamentos posturais nas atividades de escrever no quadro,
trabalhar sentado e permanecer em postura ortostática (postura em pé). O presente estudo foi
aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina. Foram
entrevistados 335 professores no período entre agosto e dezembro de 2014. Os dados foram
analisados utilizando-se o programa computacional IBM SPSS, por meio de análise descritiva
mediante a distribuição de frequência de variáveis categóricas e análise de associação por
meio do Teste de Qui-quadrado. Foram adotados os níveis de significância estatística de
p<0,20 (indicativo de possível associação) e p<0,05 (associação estatisticamente
significativa). Resultados: A percepção de comportamento postural não recomendado
frequente foi identificada em 3,5% dos professores para a posição da coluna ao escrever no
quadro, 7,0% para a posição da coluna ao trabalhar sentado, 10% para a posição das pernas ao
escrever no quadro e 20% para a posição das pernas ao trabalhar sentado. Em relação à
percepção da postura ortostática, 67,5% dos professores referiram adotar com alta frequência
postura diferente da considerada como de referência. De maneira geral, os resultados quanto
às características sociodemográficas, de estilo de vida e de saúde mostraram que ter idade
menor de 43 anos, não praticar atividade física regularmente, avaliar a própria saúde como
ruim ou muito ruim, presença de dor crônica musculoesquelética geral ou específica para
determinada região do corpo e sentir dor devido à postura tiveram associação significativa
(p<0,05) com a adoção de comportamento postural não recomendado frequente em ao menos
uma das posições analisadas. Quanto às condições ocupacionais, lecionar em apenas um
colégio, apresentar carga horária superior a 20 horas semanais, atuar somente no ensino
fundamental, possuir contrato do tipo estatutário, referir absenteísmo por motivo de saúde nos
últimos 12 meses e baixa capacidade atual para o trabalho associaram-se com a adoção
frequente de pior comportamento postural em ao menos uma das posições analisadas. Já em
relação às condições ergonômicas, considerar o desempenho pessoal no trabalho dificultado
pela postura, considerar a infraestrutura ruim para o descanso e ser afetado pela posição do
corpo em relação ao mobiliário tiveram associação com a adoção do pior comportamento
postural. Conclusões: Entre 7% e 67,5% dos professores analisados referiram adotar, com
alta frequência, comportamento postural não recomendado em ao menos uma situação
habitual no exercício da atividade docente. Os resultados sugerem que certas características
individuais, comportamentais e relacionadas com o trabalho podem contribuir para a
caracterização dos professores que adotam posturas não recomendadas com maior frequência.
Consórcios Intermunicipais de Saúde e a Implantação do COMUS no Estado do Paraná
Gisele Antoniaconi, Alberto Durán González
Data da defesa: 01/04/2016
Introdução: Os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) são os principais
responsáveis pela prestação de serviços de Média Complexidade no estado do
Paraná. O Programa de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde (COMSUS)
foi proposto pela Secretaria de Estado de Saúde com o objetivo de adequação dos
CIS ao modelo das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio de contratualização
de metas e repasse de recursos. Objetivo: Compreender a relação entre os
Consórcios Intermunicipais de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde na
implantação do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de
Saúde no estado do Paraná. Método: Pesquisa qualitativa utilizando como técnica
de análise a análise temática proposta por Bardin. A pesquisa desenvolveu-se entre
os anos de 2013 e 2015. Foram entrevistados cinco agentes formuladores de
políticas de saúde e um representante do CIS, dois CIS participaram de grupos
focais. A partir da análise dos dados foram definidas três categorias: Consórcios
Intermunicipais de Saúde: características e Relações Anteriores à Implantação do
COMSUS; Implantação do COMSUS: caminhos percorridos pelos Consórcios
Intermunicipais de Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde; Uma nova relação:
mudanças na relação entre os Consórcios Intermunicipais de Saúde e os municípios.
Resultado e discussão: O processo de implantação do COMSUS desencadeou
nova forma de relacionamento entre os Consórcios e a SESA. Com as adequações
às RAS os CIS passaram de prestadores de serviços para parceiros na execução da
política de saúde do estado. Porém os Consórcios responderam às propostas de
maneiras diferentes. Os CIS melhores estuturados traçaram estratégia de
negociação das propostas, objetivando equilibrio entre as ações desenvolvidas pelos
CIS e as propostas da SESA. Os Consócios menos estruturados basearam a
relação na aceitação das modificações, uma vez que essa era a possibilidade de
melhoria do trabalho do CIS. Além das modificações na relação com a SESA o
COMSUS influenciou o vínculo dos Consórcios com os municípios, prestadores de
serviços e usuários. Considerações Finais:O COMSUS deixa suas primeiras
marcas na saúde pública paranaense, traçando caminhos de mudanças que ainda
não podem ser avaliadas, mas que já começam a se estruturar.
Estratégias utilizadas por gestores de Municípios de Pequeno Porte para garantia de acesso aos usuários do SUS a serviços de Média Complexidade
Camila Ribeiro Silva, Brígida Gimenez Carvalho
Data da defesa: 17/03/2016
A organização do sistema de saúde de saúde no Brasil sofreu modificações ao longo dos
anos, abrangendo todos os cidadãos a partir da Constituição Federal de 1988. A
descentralização do Sistema a nível municipal foi baseada nos princípios de
universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde. As ações e procedimentos
se dispuseram nos blocos de Atenção Básica (AB) e o de Média e Alta Complexidade
(MAC). A municipalização do Sistema, tendo a Atenção Básica como modelo de
atenção não foi acompanhada de investimentos proporcionais na organização dos
demais níveis de atenção e nem na articulação entre eles. O contexto do financiamento
em saúde demonstra grande peso sobre os municípios, que acabam financiando ações e
serviços em saúde além da AB, sobretudo nos municípios de pequeno porte (MPP), que
em sua maioria não conseguem arrecadar o suficiente para arcar com os procedimentos
da AB, nem com os de MAC, para os quais acabam por ter que garantir acesso aos
usuários. Os municípios pequenos ficam na dependência de serviços localizados em
municípios maiores e faz com que seus gestores tenham que articular diversas
estratégias para a garantia de acesso aos serviços de MAC. O Sistema de saúde
brasileiro encontra-se fragmentado e essa fragmentação fica mais evidente em
municípios de pequeno porte. O estudo objetivou analisar as estratégias dos municípios
de pequeno porte para a garantia de acesso a serviços de média complexidade, por meio
da metodologia de estudo de caso único, com várias unidades de análise. O caso
estudado foi o da 18ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, tendo seus 18 municípios
de pequeno porte como unidade de análise. A população de estudo foi composta pelos
gestores e os responsáveis pela regulação de consultas especializadas de cada município
e também a Diretora Administrativa do CISNOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde
do Estado do Paraná). As especialidades com maior dificuldade de acesso são: Vascular,
Proctologia, Geriatria, Endocrinologia, Ortopedia, Neuro-pediatria, Urologia,
Reumatologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia Os municípios foram categorizados
em alta, média e baixa dependência do Consórcio, conforme o sucesso de suas
estratégias para a garantia de acesso a consultas especializadas. As estratégias
levantadas foram organizadas em três categorias: sem custo adicional do município;
com custo adicional para o município e com custo para o usuário e vão desde compra de
serviços diretamente de prestador particular, a terceirização de serviços e também
compra de consultas especializadas de outras regionais. A situação da fragmentação do
sistema, no que diz respeito à garantia de acesso a serviços especializados não tem
perspectiva de solução a médio prazo, assim, ficando o sucesso para a garantia de
acesso aos serviços de média complexidade aos usuários, dependendo da capacidade de
gestão e governança dos secretários municipais de saúde.
Autopercepção da equipe gestora sobre o preparo para o desempenho da função de gestão em saúde em municípios de pequeno porte
Maria Carolina Bot Bonfim, Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes, Fernanda de Freitas Mendonça
Data da defesa: 17/03/2016
A necessidade de avanços na formação de gestores nos serviços públicos de saúde
é assunto de debates há anos. A produção dos serviços de saúde depende, dentre
outras questões, da existência de profissionais capacitados e motivados em
transformar as práticas em saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a
autopercepção de preparo da equipe gestora para o exercício da gestão nos
municípios de pequeno porte da Macrorregião Norte do Paraná. Trata-se de um
estudo exploratório, descritivo e transversal. A população de estudo foi composta por
744 profissionais que integravam a equipe de gestão dos 82 municípios de pequeno
porte da 16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª Regionais de Saúde do Estado do Paraná. Este
estudo é um recorte do projeto denominado A gestão do trabalho do SUS em
municípios de pequeno porte do Paraná a partir do olhar da equipe gestora. Os
dados foram obtidos por meio de entrevistas presenciais, orientadas por um roteiro
estruturado, no período de setembro de 2013 a outubro de 2014. A análise dos
dados foi realizada pelo programa EPIINFO, versão 3.5.4, por meio de análise de
freqüência e fatores associados à autopercepção de preparo pelo teste quiquadrado. Os resultados revelaram que 40,9% dos gestores possuíam pósgraduação, e a especialização lato sensu específica na área de gestão em saúde foi
de 4,4%. A atividade de gestão mais referida foi a relacionada aos sistemas de
informações (66,9%). A maioria dos gestores não possuía experiência prévia em
gestão (74,9%), no entanto, 97,6% deles referiram sentir-se integralmente ou
parcialmente preparados para o exercício da função. Em relação ao preparo obtido,
do total de entrevistados, 37,2% atribuem aos cursos ofertados pelas regionais de
saúde a principal forma de obtenção de preparo para o cargo e 24,7% a experiência
do dia-a-dia. Ter nível superior, experiência anterior em gestão, idade abaixo da
média (37,8 anos) e ter realizado algum curso como forma de preparo para atuação
na gestão foram fatores associados à autopercepção de preparo. Conclui-se que
grande parte dos gestores se sente preparado para a atuação na função e isso pode
estar relacionado ao fato de a maioria ter formação na área da saúde. A falta de
experiência na função de gestão e a pouca formação específica nessa área propicia
que a autopercepção de preparo venha das experiências particulares de cada
pessoa. Outra possibilidade está no desconhecimento do quanto é complexa a
gestão do SUS, de modo que atuam apenas no sentido de reproduzir o modelo
hegemônico vigente. Diante disso, investimentos em qualificação e em estratégias
de valorização e reconhecimento das funções de gestão são de fundamental
importância, pois um dos desafios do SUS é possuir pessoas que tenham
qualificação, seja técnica, seja política, para os diversos cargos de gestão.
Depressão em professores da rede estadual de ensino de Londrina/PR: caracterização e fatores associados
Nathalia K. A. Guimarães de Faria, Alberto Durán González, Camilo Molino Guidoni
Data da defesa: 29/02/2016
A depressão afeta 350 milhões de pessoas mundialmente e é uma doença
importante que reflete na família, no trabalho e nas relações pessoais do indivíduo
bem como, em casos extremos, pode levar ao suicídio. O desenvolvimento da
depressão é influenciado por fatores genéticos, características de personalidade e o
meio em que se vive. Condições adversas de trabalho podem contribuir para o
desenvolvimento da depressão, bem como por agravos relacionados a ele. A
profissão docente apresenta muitos desafios e condições adversas de trabalho. Em
diversos países, os transtornos mentais são o principal motivo causador de
absenteísmo entre docentes. Pensando na importância dos professores para a
sociedade, no ônus relacionado à depressão e na condição adversa de trabalho vivida
por muitos professores, o objetivo do estudo foi conhecer a prevalência de depressão
e de sintomas depressivos, de acordo com o Inventário de Beck-II (BDI-II), e os fatores
associados à depressão em professores da Rede Estadual de Ensino de Londrina/PR.
Trezentos e oito professores foram entrevistados, dos quais 34,7% foram
considerados depressivos, de acordo com os preceitos previstos pelo BDI-II. A maioria
dos considerados depressivos era do sexo, tinham entre 25 e 39 anos de idade, eram
casados, possuiam especialização e renda familiar mensal entre R$ 3001,00 e R$
5000,00. Os principais sintomas assinalados pelos entrevistados foram falta de
energia, alterações no padrão do sono, cansaço ou fadiga e autocrítica. As seguintes
variáveis relacionadas ao trabalho se mostraram associadas à presença de
depressão: ter menos de dez anos de profissão, relatar relacionamento com
superiores ou alunos, motivação para chegar ao trabalho e equilíbrio entre vida
profissional e pessoal como ruim ou regular e relatar ter sofrido qualquer tipo de
violência.
Compreensão do sentido de ser professor readaptado por transtornos psíquicos à luz da fenomenologia heideggeriana
Ana Claudia Petryszyn Assis , Alberto Durán González
Data da defesa: 26/02/2016
Ao longo dos anos, o trabalho docente vem acumulando muitas mudanças as
quais tem repercutido negativamente na saúde psíquica e física dos mesmos.
Levando a um intenso sofrimento nesta categoria profissional,
consequentemente, tem se tornado frequente a readaptação funcional de
professores a qual afasta, temporário ou definitivo, o trabalhador de sua função,
realocando-o em outro cargo. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa foi
compreender o significado do retorno à escola após afastamento definitivo como
professor-readaptado por transtornos psíquicos. Trata-se de um estudo
qualitativo, realizado com professores readaptados definitivos de diferentes
escolas da rede pública de um munícipio de grande porte do sul do Brasil. A
coleta de dados foi realizada no período de dezembro de 2014 e finalizada em
junho de 2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de discurso proposta por Martins e Bicudo,
como forma de extração e organização dos dados. Em seguida, foram
analisados a luz do referencial filosófico de Martin Heidegger. Também, foram
utilizados outros autores, tendo em vista a convergência entre eles. Da análise
das entrevistas emergiram quatro categorias: Processo de ruptura do trabalho
docente em sala de aula; Retorno ao trabalho como professor readaptado; Serno-mundo como professor readaptado e Ser-com-o-outro no mundo da
readaptação. Os entrevistados revelaram que o trabalho antes da readaptação
estava sendo marcado pela intensificação do trabalho como docentes, refletido
por condições de trabalho ruins, excesso de burocracia e outros levando a um
período de afastamentos os quais foram tidos como momentos de quebra do
cotidiano dos professores. Após os afastamentos temporários de sala de aula, o
habitar o mundo da educação sob nova condição foi marcado por incertezas e
sentimentos como o medo frente a essa transição, já que não tinham referências
construídas sobre esse ser-no-mundo, pois foram lançados no mundo da
educação sob nova condição, se ocupando e preocupando de modos diferentes.
Dessa forma, aos que construíram uma nova identidade esta foi marcada por
uma utilidade para o coletivo, no qual assumem múltiplas funções para serem
reconhecidos. Passando a existir de modo impróprio, retirando, dessa forma, a
possibilidade de refletirem sobre esse agir para os outros. O ser-com dos
professores readaptados revelaram modos deficientes com-colegas; comoutros-funcionários, com-alunos e com-família, suscitando, portanto, um ser-com
inautêntico. Visto que estas relações se demostraram em atitudes
preconceituosas, com forte estigma e de exclusão. Também, esta pesquisa
permitiu tecer algumas reflexões sobre o processo de readaptação vivenciado
pelos professores na qual evidenciou-se a falta de políticas que visem este
profissional, tanto no processo quanto no acompanhamento do mesmo nesta
situação. Espera-se que os resultados desse estudo possam fornecer subsídios
para o conhecimento dessa realidade, buscando ampliar as discussões e
alternativas para o atual contexto que esses professores vivenciam.
Relação indivíduo-corpo na obesidade: análise sob o olhar de Merleau-Ponty
Flávia Maria Araújo, Mara Lúcia Garanhanhi
Data da defesa: 25/02/2016
A obesidade é uma questão de saúde pública no mundo. É um fenômeno que
gera complicações, tanto em nível coletivo como individual. A vivência do
fenômeno “ser obeso” vem acompanhada de dificuldades nas atividades
cotidianas e sentimentos como ansiedade, culpa, tristeza etc. É considerada
fator de risco para diabetes mellitus, hipertensão, câncer, entre outras. Tem
uma complexa trama de fatores como etiologia, variando entre fatores:
genéticos, estilo de vida, questões psíquicas, sociais, culturais e econômicas,
além de impactar a forma corporal. A respeito da temática corpo, temos a
fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty que coloca o corpo em um papel
central. Para ele, por meio do corpo o indivíduo existe e se coloca no mundo,
com o corpo ele tem sensações e percepções acerca de si mesmo e do
mundo. Não é simplesmente o corpo biológico, tem mais de uma expressão,
carrega significados e valores individuais e culturais. Cada pessoa vive e sente
seu corpo a sua maneira, formando assim seu “corpo vivido”, também agrupa
valores e significados no corpo, constituindo assim seu “corpo próprio”.
Refletindo sobre a fenomenologia de Merleau-Ponty e obesidade,
interrogamos: Qual é o lugar que pessoas obesas dão a seu corpo? Como se
relacionam com ele? Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender como
indivíduos obesos se relacionam com o seu próprio corpo. Realizada pesquisa
qualitativa, analítica e reflexiva, de abordagem fenomenológica. Fizemos
entrevistas com cinco mulheres e sete homens, obesos de grau I e II,
provenientes do projeto VigiCardio, desenvolvido dentro do Programa de PósGraduação em Saúde Coletiva da UEL. Realizamos análise de discurso,
individualmente e, depois, coletivamente. Construímos três categorias: 1-
Corpo obeso como algo não refletido: aborda o momento em que as pessoas
não refletem sobre o próprio corpo e não acompanham as mudanças que as
tornaram obesas. Foi perpassado por sentimentos como invulnerabilidade,
ansiedade e revolta. 2- Corpo obeso como corpo obeso: mostra o momento em
que a consciência se volta ao corpo, e as pessoas passam a viver como
obesas. Revelou sentimentos como vergonha, tristeza e desânimo. 3- Corpo
obeso como potencialidade de cuidados: evidencia as diferentes maneiras de
executar ações para a melhora das condições de seu corpo, e também a
possibilidade de não fazê-lo. Apesar de muito sofrimento, as pessoas obesas
tiveram experiências de superação no momento do cuidado, como controle de
doenças associadas, ou pelo simples fato de continuar vivendo com o corpo
que tem. Nossas reflexões finais apontam para: forma de vida atual
desfavorece o cuidado com o corpo, há dificuldade de várias ordens para o
cuidado, mesmo com dificuldades as pessoas continuam tentando cuidar-se e
perder peso. Alterar a forma do corpo interfere na identidade, pois a obesidade
está próxima a fatos marcantes que geram sofrimento. Para os profissionais de
saúde, o desafio é oferecer tratamento sem desprezar a subjetividade das
pessoas obesas.
A educação permanente em saúde como estratégia para reorganização da assistência sistematizada à tuberculose em pessoas privadas de liberdade: pesquisa-ação
Vanessa Cristina Neves Fabrini, Brígida Gimenez Carvalho
Data da defesa: 26/01/2016
A tuberculose é um dos principais agravos a ser enfrentado no mundo e a incidência
na população privada de liberdade é 23 vezes superior à da população em geral.
Falhas na assistência prestada aos detentos contribuem para o problema e
suscitaram a necessidade de se realizar uma intervenção. O objetivo desse estudo
foi analisar o processo de educação permanente em saúde (EPS) desenvolvida pela
equipe de enfermagem para a implantação de assistência sistematizada à pessoa
com tuberculose (TB) em penitenciária estadual do norte do Paraná. Trata-se de um
estudo qualitativo que utilizou a metodologia da pesquisa-ação como estratégia de
pesquisa. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2014 a fevereiro de 2015.
Durante este período foram realizadas sete oficinas de EPS por meio de estratégias
variadas de aprendizado. Em três foram tematizadas o trabalho em equipe,
acolhimento e corresponsabilidade. Em outras duas se discutiu aspectos atuais da
doença, a prática assistencial desenvolvida e uma nova proposta de atenção
sistematizada foram construídas pela equipe. As duas últimas monitoraram a
proposta implantada e corrigiram falhas. As oficinas foram filmadas, transcritas e
analisadas. Também foi alvo de análise, registros em prontuários e formulários
institucionais. Os dados revelaram, no início do processo, um grupo de
trabalhadores conformados com o modelo de assistência, responsabilizando o preso
pelo seu próprio processo de cura. Porém, à medida que as oficinas avançaram, a
corresponsabilização foi internalizada pelos sujeitos, e a transformação prevista pela
EPS e pela pesquisa-ação ocorreu e culminou na implantação efetiva da assistência
de TB ao detento da unidade prisional estudada e ao desejo de um programa de
EPS institucional. A pesquisa-ação articulada à EPS mostrou-se apropriada no
desenvolvimento da intervenção, pois gerou mudança de práticas e transformou a
realidade.
A Governança do Componente Pré-hospitalar Móvel da Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) em uma Região de Saúde
Ana Carolina Petryszyn Assis, Brígida Gimenez Carvalho
Data da defesa: 20/12/2018
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU -192) é o componente móvel préhospitalar da urgência, da Política Nacional de Atenção às Urgências e o ordenador da
Rede de Urgência e Emergência (RUE), por meio da sua Central de Regulação (CR) das
Urgências. Funciona como um observatório privilegiado da rede que possibilita a
articulação e integração com os diversos serviços de saúde. Esta pesquisa tem a CR
componente do SAMU-192 como objeto de estudo e objetiva avaliar a governança do
componente pré-hospitalar móvel da RUE. Trata-se de um estudo avaliativo, realizado
por meio de análise documental (de manuais, portarias ministeriais, deliberações
estaduais) para descrever a organização na RUE na região estudada e de entrevistas
(com sete informantes chave) e observação estruturada, para avaliar a governança do
SAMU. A observação utilizou como instrumento uma Matriz de Análise e Julgamento
(MAJ) já validada em outro estudo e comtempla a avaliação da dimensão Gestão da
Urgência do SAMU nas subdimensões: Articulação, Financiamento, Regulação e
Infraestrutura, por meio de 12 indicadores e 12 parâmetros. Na análise dos resultados,
constatou-se que a normatização do SAMU atende ao que está estabelecido na Portaria
nº GM/MS 2048/2002, no entanto, sua operacionalização nem sempre ocorre conforme
o estabelecido, apresentando dificuldades. Na avaliação da MAJ, a gestão da urgência
obteve um desempenho regular, com os respectivos resultados das subdimensões:
articulação (ruim); financiamento (bom); regulação (regular); infraestrutura (regular). A
análise por meio da triangulação dos resultados permitiu identificar fragilidades e
potencialidades do sistema de governança deste serviço. Dentre as fragilidades
destacam-se: a inefetividade dos comitês gestores locais e regionais o que dificulta a
articulação dos componentes da RUE; ausência de sistema informatizado para
localização de leitos disponíveis e veículos de transporte e também de ferramentas de
regulações essenciais para exercício da função dos médicos reguladores, entre elas as
grades de pactuações de referências e contrarreferências hospitalares que são
desatualizadas e fragmentadas; ordenação interinstitucional inexistente entre os serviços
de urgência como a Polícia Militar e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em
Emergência (SIATE). Destaca-se ainda o déficit de profissionais, especialmente médicos,
gerando gastos com pagamento de hora extraordinária, que onera o custo operacional
do SAMU. Como potencialidades apontam-se o vínculo empregatício por meio de regime
jurídico único, com baixa rotatividade dos profissionais reguladores e autonomia, com
designação de Autoridade Sanitária Local ao médico regulador. O financiamento do
SAMU, apesar de ter sido avaliado como bom nos parâmetros definidos pela MAJ,
apenas indica que houve recebimento de repasses dos demais entes federados, de
acordo com o estabelecido em portarias. Destaca-se, na análise deste indicador, a
ausência de repasse de muitos municípios da região e a insuficiência dos valores
recebidos para manutenção do serviço, tendo o município sede que arcar com cerca de
50% dos valores necessários. Desta forma recomenda-se que o componente
financiamento seja melhor elucidado e aprofundado em estudos futuros. Portanto na
prática o sistema de governança do SAMU é fragilizado por fatores apontados no estudo,
o que dificulta o cumprimento da função de ordenar adequadamente a RUE.