O trânsito e seus novos centauros

Este trabalho tem como objetivo conhecer os significados do objeto carro, de dirigir , do cumprimento às normas, das responsabilidades, o enfrentamento da possibilidade de morrer e matar, as visões diferentes quanto ao gênero. O papel dos pais na autorização para transgredir, da escola, do respeito ao coletivo, entre adolescentes que começaram a dirigir antes dos dezoito anos, pertencentes à classe média e média alta. Utilizou-se para tanto, entrevistas com adolescentes com idade entre 15 e 21 anos. A análise destas entrevistas mostrou que aprenderam a dirigir com idades variando entre 8 e 13 anos, e foram aos poucos sendo liberados, ganhando a sonhada liberdade de ir e vir, com autorização dos pais para transgredir. As adolescentes vêem o carro como meio de transporte, mas ao mesmo tempo são incentivadoras de que os meninos desempenhem papéis audaciosos e compartilham com um misto de medo e prazer destes riscos. Os adolescentes cumpridores das normas são discriminados. As normas, conhecem todas, e escolhem quais cumprir. O carro é carregado de significados, e ao mesmo tempo a sua posse é busca de identidade. A segurança de transgredir vem da certeza que “meu pai vai pagar” eventuais prejuízos materiais ou de vítimas. As leis existentes não são suficientes para reprimir seus atos, e a polícia é para ser desafiada. A certeza da proteção da família, faz com que ousem mais em suas cidades de origem. Para proteção usam armas no carro e acreditam que o álcool não compromete a capacidade de dirigir. A escola se omite, quanto a ilegalidade de seus alunos. A possibilidade de morrer ou matar é um problema improvável e não refletido. Como Centauros, os jovens formam um corpo único adolescente/carro e são nesta forma algozes e vítimas, que morrem e matam em cumplicidade com uma sociedade indiferente.

Sem informação