O papel do professor no processo ensino-aprendizagem: percepção de professores e alunos de odontologia

Há uma necessidade de rever a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior em decorrência das demandas da sociedade em mudança e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Dentro da estrutura político-institucional, sabe-se que a qualidade do graduando está diretamente relacionada ao corpo docente e a um adequado modelo pedagógico da universidade. Assim, a qualificação e a atualização permanente (tanto técnica quanto didático-pedagógica) do corpo docente são essenciais para a formação integral do cirurgião-dentista. Este trabalho teve por objetivo analisar a percepção de alunos e professores do curso de graduação em odontologia a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Adotou-se a abordagem qualitativa, utilizando-se da análise de conteúdo temática. A geração de dados se deu por meio de entrevista semi-estruturada com 12 professores e 10 alunos. O estudo revelou que o professor tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, sendo considerado responsável pela transmissão do conhecimento, tanto na teoria quanto na prática. Revelou, ainda, que o ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais liberais, onde se privilegia uma formação extremamente biologista e tecnicista de profissionais para o mercado de trabalho, atendendo somente as necessidades mais imediatas da população. Neste sistema de ensino predomina a prática pedagógica tradicional com ênfase na transmissão oral de conhecimentos, na maioria das vezes, ilustrada com projeção de slides e multimídia, realização de algumas atividades práticas, sendo o professor o centro maior das informações a serem aprendidas. Os entrevistados apontam a avaliação como elemento de pressão e instrumento de poder do professor sobre os alunos e cobrança do que foi transmitido, por meio de provas tradicionais e de avaliação prática. Para a maioria dos entrevistados, o aluno foi considerado o agente principal e responsável pelo seu processo de aprendizagem tendo o professor como facilitador e orientador do processo. Pôde-se constatar, ainda, que grande parte dos professores só teve formação didático-pedagógica nos cursos de mestrado e/ou doutorado e que, por serem cursos voltados à pesquisa, não capacitam adequadamente os docentes para o exercício do magistério. A maioria dos professores não possui formação específica em educação. A grande ênfase dada ao processo de ensino e o sistema de ensino de graduação em odontologia voltado à formação de profissionais liberais mostra a necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que se possa buscar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva do estudante.