Mortalidade infantil geral e específica por broncoaspiração em Curitiba, PR, no período de 1994-97: fatores de risco

O estudo tem como objetivo descrever e determinar os fatores de risco associados a mortalidade infantil que tem como causa básica a aspiração de alimentos que provoquem obstrução do trato respiratório ou sufocação, considerada como a broncoaspiração. Os fatores de risco investigados foram algumas variáveis contidas na Declaração de Nascidos Vivos relacionadas às características do recém nascido, da gestação, do parto e da mãe. A associaçãodos fatores de risco com o desfecho foi analisada por meio do estudo tipo caso-controle; a primeira etapaconsistiu em cálculo da razão de chance e seus limites de confiançca. O baixo pesoao nascer, gestação pré-termo, idade materna abaixo de 20 anos e baixa instruçãomaterna mostraram-se associadas à variável dependente. Na segunda etapa foi feitoo ajuste pelo modelo de regressão logística e somente três variáveis permaneceram estasticamente associadas com a mortalidade infantil por broncoaspiração: baixopeso ao nascer, mães adolescentes e baixo nível de escolaridade materna. Foi também utilizado o método de análise fatorial de correspondências múltiplas para determinar o perfil das criançcas que morreram por broncoaspiração, sengod as características apresentadas ao nascer. Nascidos de gestação acima de 36 semanas com peso superior a 2.499 gramas, índice de Apgar no primeiro e quinto minuto acima de 7 e filhos de mães com baixo nível de escolaridade são as características dos recém-nascidos acometidos pela morte por broncoaspiração. Conclui-se que a mortalidade por broncoaspiração em menores de um ano está fortemente associada às condições sociais da família, em particular da mãe.

Sem informação