A prática farmacêutica em sua relação com o ensino: um estudo sobre os farmacêuticos de Londrina-PR.

Dissertação de mestrado


Resumo

A edição da lei 9.394/96, a nova LBD, acelerou as discussões relativas à reforma do Ensino Farmacêutico que estavam ocorrendo há algum tempo. Este conceituais para este processo, a partir da identificação doa principais aspectos da prática farmacêutica e sua relação com o ensino de Farmácia. Utilizando - se de técnicas e instrumentos das pesquisas quantitativa e qualitativa, aqui consideradas complementares, este trabalho traz um breve histórico da profissão farmacêutica, caracteriza socialmente a profissão farmacêutica em Londrina, mostra como é a formação desse profissional e revela a estrutura e dinâmica de seu mercado de trabalho. Além disso, descreve e analisa a prática profissional dos Farmacêuticos de Dispensação, bem como a visão dos mesmos sobre o ensino farmacêutico. Entre os principais resultados obtidos, podem ser citados: a constatação de que os farmacêuticos atuam, na sua maioria, em apenas uma área profissional; há um deslocamento da atuação dos farmacêuticos para a área da dispensação de medicamentos; o e ensino para a prática de dispensação mostra-se deficiente. Por esta razão, os Farmacêuticos de Dispensação surgem o desenvolvimento de novas práticas de ensino sobressaindo-se, entre elas, os estágios em ambientes externos às universidades, e indicam a necessidade de serem criadas condições para o desenvolvimento de competências que possibilitem sua atuação na assistência, prevenção e promoção da saúde. Após a conclusão do estudo e levando-se em consideração os diversos aspectos da prática e do ensino farmacêuticos descritos e analisados, espera-se o aprofundamento dos debates sobre a reorganização das profissões farmacêutica com base na estruturação do curso de Farmácia em carreiras diferenciadas e implementação do conceito de Atenção Farmacêutica como prática nuclear da atividade profissional dos Farmacêuticos.

Palavras-chave

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