A prática de enfermagem em saúde coletiva e o modelo assistencial.

O Sistema Único de Saúde é um processo em construção e, para se efetivar e alcançar os princípios estabelecidos pela Constituição Brasileira e Leis Orgânicas Estaduais e Municipais, precisa vencer muitos desafios. Para sua consolidação, apesar dos avanços conseguidos no âmbito jurídico-legal, faz-se necessário buscar a solução de seus problemas no que se refere ao financiamento, organização, gestão e infra-estrutura Além disso, é preciso transformar as práticas de saúde instituídas de forma coerente com os princípios do SUS. Compreender o exercício da enfermagem em saúde coletiva enquanto uma pratica articulada às demais práticas de saúde, constitui importante contribuição na construção desse processo. Neste estudo, pretendeu-se identificar e analisar a prática de enfermagem em saúde coletiva na rede de UBS em Londrina e, mais especificamente, descrever e analisar as atividades relevantes desenvolvidas nas UBS, segundo a percepção dos trabalhadores de enfermagem; identificar a freqüência e tipo de atividade desenvolvida nas UBS e, ainda, analisar a percepção dos trabalhadores de enfermagem quanto ao modelo de atenção à saúde, instrumentos e finalidade do trabalho nas unidades pesquisadas. O referencial metodológico e os instrumentos de pesquisa utilizados são provenientes do projeto de Classificação das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva -CIPESC - Brasil. Para identificar o tipo de atividade e sua freqüência, utilizou-se um formulário (check list), ao qual foi acrescentada uma questão aberta, com a finalidade de conhecer a percepção dos trabalhadores quanto ao objetivo da UBS. Para saber como esses profissionais entendem o modelo de atenção à saúde, instrumentos e finalidade do trabalho, escolheu-se a técnica do grupo focal. Para a análise dos dados, utilizou-se a categorização e o cálculo de freqüência simples para os dados quantitativos, e a análise de conteúdo, mais especificamente, a análise temática para os dados do grupo focal. Os resultados encontrados revelam que o fazer dos trabalhadores de enfermagem é norteado pelas concepções de vínculo e responsabilidade com a clientela, trabalho em equipe e participação da população nas questões que dizem respeito à saúde. As atividades realizadas com maior freqüência pelos auxiliares de enfermagem são as voltadas para a atenção individual e, no caso das enfermeiras, além dessas, as de organização do processo de trabalho na UBS. As atividades em saúde coletiva são consideradas mais relevantes pelos trabalhadores de enfermagem. Os resultados relevam, ainda, que existe uma organização tecnológica do trabalho que busca intervir positivamente na situação de saúde da população.

Sem informação