Desnutrição energético-proteica e formas de apropriação do solo-estudo de caso em áreas de reforma agrária no estado do Paraná

Objetivando avaliar os níveis de saúde nas diferentes formas de organização das áreas de reforma agrária do Estado do Paraná: acampamentos, ocupações, assentamentos individuais e coletivos, utilizou-se como indicador de saúde a Desnutrição Energético-Proteica em crianças menores de cinco anos. Foram estudadas 487 crianças pertencentes a 373 famílias em 25 projetos diferentes e 10 Municípios. As famílias foram caracterizadas segundo variáveis sócio-econômicas, demográficas, educacionais e ambientais. Obteve-se a avaliação nutricional das crianças através da análise dos índices Peso/Idade, Peso/Altura e Altura/Idade. A caracterização da população estudada revela baixa escolaridade, predominância de famílias com 3 a 5 filhos, quase a totalidade das crianças possui cartão de vacinação (97,6%) destes 91.2% estão com o cartão em dia. Quando necessário a assistência médica 93,0% das mães procuram as Unidades do SUS. A maioria das residências são de madeira e 76.6% delas tem instalação elétrica. A renda média mensal das famílias residentes nos acampamentos é de R$ 54,35, nas ocupações R$ 37,25, nos assentamentos individuais, R$ 278,33 e nos assentamentos coletivos R$ 572,50. A caracterização da desnutrição revela predominância de déficits de estatura em relação aos déficits ponderais. O estudo comparado do estado nutricional destas populações ao se analisar o conjunto, encontra-se desfavorável ao se comparar com a região Sul do país e com o Estado do Paraná, ficando mais próximo das prevalências do Norte e Nordeste do país. Quando distribuído por grupo constata-se que as prevalência mais elevadas estão nos grupos de acampamentos e ocupações, já os assentamentos individuais e coletivos apresentam prevalências mais favoráveis. Ao analisar a relação do estado nutricional infantil através do índice Peso/Idade, encontrou-se associação com as variáveis energia elétrica, intervalo partal, tipo de projeto e renda. Em relação ao índice Altura/Idade encontrou-se associação para renda e tipo de projeto. Ao examinar os grupos separadamente, os resultados mostram uma importante associação do estado nutricional infantil, principalmente quando analisado o índice Peso/Idade, com a renda e a forma de inserção das famílias à estrutura de produção através do acesso ao uso do solo para a obtenção do alimento.

Sem informação