A utilização dos serviços de urgência/emergência em Maringá, PR. Analizando determinantes

Tendo em vista a sobrecarga de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento do Hospital Universitário Regional de Maringá, realizou-se o presente estudo com o objetivo de analisar os fatores determinantes da Unidade. O estudo foi conduzido em duas fases: na primeira, tendo como fonte de dados as fichas de atendimento de pacientes residentes em Maringá nos dias 01 a 07 de setembro de 1997 (n=1319), a demanda foi caracterizada e posteriormente classificada, segundo critérios implícitos de avaliação, em pertinente ou não pertinente ao Serviço (“falsa demanda”); e na Segunda, parcela de usuários incluídos na “falsa demanda”, escolhidos aleatoriamente, foram entrevistados em seus domicílios, verificando as razões da procura pelo Serviço. Foram auditadas 1284 fichas de atendimento, sendo 387 casos (30,1%) classificados como “falsa demanda”. Estes casos eram na sua maioria de crianças de 0 a 12 anos (43,3%) e com patologias respiratórias (42,63%). Entrevistou-se 49 desses casos (12,7%) num período máximo de trinta dias após o atendimento, e as informações obtidas foram as seguintes: 40,8% não sabiam informar corretamente sobre o seu problema de saúde; 60,5% utilizaram o PA/HUM como primeiro atendimento; 34,9% utilizaram a rede básica de saúde como primeiro atendimento, no entanto não retornaram por barreiras impostas pelos próprios serviços, por falta de credibilidade e insatisfação com o atendimento. Considera-se que este estudo possa contribuir para o monitoramento.

Sem informação