Experiências vivenciadas pelos familiares de crianças que se intoxicaram no município de Maringá-PR.

Este é um estudo exploratório descritivo e tem o objetivo de apreender aspectos da experiência vivenciada pelos familiares por ocasião da intoxicação por medicamentos, agrotóxicos de uso doméstico e domissanitários. em crianças de 0 a 6 anos completos, residentes em Maringá. Foi realizado a partir do registro de intoxicações notificadas no Centro de Controle de Intoxicações (CCI-Maringá) localizado no Hospital Universitário Regional de Maringá durante o período de outubro a dezembro de 1999. Foram entrevistadas 13 famílias. Utilizamos para a coleta dos dados as fichas de Ocorrências Toxicológicas (OT), e um formulário elaborado pela pesquisadora para a entrevista domiciliar. Após a coleta os dados foram transcritos e categorizados. Identificamos uma categoria central “experiência de intoxicação do meu filho” a qual foi subdividida em quatro eixos temáticos para facilitar a discussão e análise: conhecendo as famílias e aspectos de suas experiências; a experiência dos familiares durante a ocorrência do episódio da intoxicação; atendimento oferecido pelos serviços de saúde; e mudanças de comportamentos em relação aos hábitos, atitudes dos familiares e de alterações voltados ao armazenamento e aquisição dos produtos tóxicos em suas residências. Este estudo demonstrou, que mesmo com os avanços científicos e tecnológicos hoje existentes, as famílias continuam a ter um papel de suma importância para os membros que delas fazem parte, ressaltando também a importância do cuidado feminino na prestação do cuidado no momento que algum membro adoece. A exploração do primeiro eixo temático permiti-nos conhecer informações relevantes sobre as características das famílias entrevistadas e nos possibilitou uma contextualização de suas realidade e compreensão de suas atitudes além do estabelecimento de uma interação efetiva. No segundo eixo tivemos a oportunidade de conhecer aspectos da experiência dos familiares quanto –a identificação da intoxicação, aos cuidados prestados na residência e após a alta dos serviços de saúde, os sentimentos experenciados e a compreensão da causa do acidente. Constatamos à necessidade de trabalhar com a prevenção de intoxicações, pois vários pais sentem dificuldade em agir perante estas ocorrências, e nem sempre conseguem reconhecer situações facilitadoras de acidentes. No terceiro eixo abordarmos questões relacionadas ao atendimento nos serviços de saúde, - a maioria dos familiares revelaram aspectos positivos do atendimento prestado. Quanto aos aspectos que mais os marcou durante o atendimento prestado alguns ressaltaram o fato de serem bem atendidos pelos profissionais; outros destacaram o sofrimento de seu filho, suas preocupações em relação à criança e seu estado emocional. No quarto eixo os familiares relataram que as atitudes foram modificadas, mesmo que discretamente, seja em relação ao armazenamento ou aquisição de produtos tóxicos ou em relação ao diálogo, supervisão e vigilância das crianças. Além disso eles reconheceram a necessidade de mudança de comportamento e terão que trabalhar para que eles próprios consigam realizá-las, com base na experiência que vivenciaram. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma atuação mais efetiva dos profissionais junto a famílias de indivíduos que se intoxicam, especificamente as crianças, pois é um dos poucos estudos sobre intoxicação voltado para a assistência a partir das perspectivas das pessoas envolvidas.

Sem informação