Avaliação do Programa de Alimentação Escolar no Município de Londrina/PR

O Programa de Merenda Escolar, que é uma das mais abrangentes intervenções oficiais no Brasil, tem por principal meta, teoricamente, a melhoria das condições nutricionais de crianças e adolescentes em todo o país. Os parâmetros técnicos que ainda norteiam o planejamento deste programa foram adotados há aproximadamente cinqüenta anos, quando de sua criação. Entretanto, o estado nutricional de seu público-alvo passa por um processo de transição, marcado pela redução da prevalência de desnutrição e pelo aumento dos índices de sobrepeso e de obesidade. E é nesta perspectiva que o presente estudo buscou se situar, analisando também a contribuição do sistema municipalizado da merenda – recém-implantado na cidade de Londrina/Pr – ao atendimento das necessidades específicas dos escolares e sua adequação às particularidades locais. Objetivou-se, em suma, verificar a qualidade nutricional das refeições servidas, avaliar o estado nutricional dos escolares, identificando, porém, suas possíveis associações com o consumo da merenda. Para tanto, foram avaliados 640 alunos de 1ª a 4ª série de três escolas estaduais do município. O valor nutritivo da merenda distribuída nas escolas foi determinado com sabe nos per capitas médios obtidos por pesagem e mensuração de volumes. Os cálculos foram efetuados com a utilização do software Virtual Nutri, e os resultados comparados aos parâmetros do Programa e às recomendações do NAS, para verificação de adequação energético-protéica e de micronutrientes. Avaliou-se o estado nutricional por meio de antropometria, considerando-se os decis do NCHS para os diagnósticos populacional e individual. O consumo, aproveitamento e aceitação dos alimentos foram verificados por método específico com a utilização de volumes. Os principais resultados revelaram que o valor energético observado foi inferior ao estipulado pelo Programa, com um déficit de 31,43%. O teor protéico foi elevado e a maioria dos cardápios mostrava-se desequilibrado em seus macronutrientes. Notou-se uma acentuada insuficiência de cálcio e também das vitaminas A e C; com teores de ferro e fósforo proporcionalmente adequados. A avaliação do estado nutricional dos escolares indicou uma prevalência de 19,39% de excesso de peso e 4,08% de déficit ponderal. A ingestão foi seletiva, e apenas 9,18% das crianças tomaram a merenda diariamente. Os escolares eutróficos e com excesso de peso consumiram um número médio de porções superior ao ingerido pelas crianças de baixo peso. Os índices de consumo e de aproveitamento das preparações foram baixos, caracterizando grande desperdício de alimentos e diluição do Programa. Por fim, considerou-se que são necessários a readequação dos parâmetros e o ajuste dos objetivos – do Programa de Alimentação Escolar de Londrina – às reais necessidades de seus beneficiários.

Sem informação