Influência de um programa de bochecho semanal com fluoreto de sódio a 0,2% na prevalência da cárie dentária em escolares de 12 anos em região com água de abastecimento fluorada

A aplicação tópica de flúor na forma de bochechos de fluoreto de sódio a 0,2% tem sido um dos métodos mais empregados para a prevenção da cárie no Brasil, depois da fluoração da água de abastecimento público. O presente estudo teve como objetivo comparar a prevalência de cárie dentária em escolares de 12 anos, do Município de Londrina, que participaram do Programa Semanal de Bochecho com solução de fluoreto de sódio a 0,2%, com outros escolares não participantes. Foram examinados 367 escolares de 12 anos, sendo 190 participantes (51,8%) e 177 não participantes (48,2%) do Programa. Os Índices utilizados foram o de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPOD) e o de Superfícies Cariadas, Perdidas e Obturadas (CPOS), com critérios de diagnóstico da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1999). Os exames foram conduzidos por 3 examinadores e a concordância no diagnóstico de cárie e fluorose dentária foi quase perfeita com K=0,90. O Índice CPOD aos 12 anos foi de 0,85 (DP±0,059), sendo 0,70 (DP±0,0605) para não participantes do Programa e 1,0 (DP±0,0583) para participantes. Para o Índice CPOS o valor total foi de 1,16 sendo os valores mínimo de 0,34 e máximo de 1,66. Na análise bivariada, estiveram estatisticamente associados (p<0,05) com a presença de cárie: natureza da escola ser pública, ter participado do Programa de Bochecho e a alta freqüência de ingestão de doces entre as refeições. Na análise de regressão logística multivariada, mantiveram-se associadas as mesmas variáveis da análise bivariada. Como variável dependente foi considerada a situação quanto a presença de cárie e, como variáveis independentes, o sexo, a natureza da escola pública ou privada, a participação ou não em Programa de Bochecho Semanal com flúor, a freqüência da escovação, a quantidade de pasta utilizada, a presença de fluorose dentária, freqüência de ingestão de doces e última consulta ao dentista. A participação no Programa de Bochecho com flúor não esteve associada às menores prevalências de cárie, tanto em escolas públicas como privadas. O resultado contraditório da participação no Programa de Bochecho sugere que outros fatores podem estar contribuindo para a diferença na prevalência de cárie observada.

Sem informação