Compreensão do sentido de ser professor readaptado por transtornos psíquicos à luz da fenomenologia heideggeriana

Ao longo dos anos, o trabalho docente vem acumulando muitas mudanças as quais tem repercutido negativamente na saúde psíquica e física dos mesmos. Levando a um intenso sofrimento nesta categoria profissional, consequentemente, tem se tornado frequente a readaptação funcional de professores a qual afasta, temporário ou definitivo, o trabalhador de sua função, realocando-o em outro cargo. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o significado do retorno à escola após afastamento definitivo como professor-readaptado por transtornos psíquicos. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com professores readaptados definitivos de diferentes escolas da rede pública de um munícipio de grande porte do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada no período de dezembro de 2014 e finalizada em junho de 2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de discurso proposta por Martins e Bicudo, como forma de extração e organização dos dados. Em seguida, foram analisados a luz do referencial filosófico de Martin Heidegger. Também, foram utilizados outros autores, tendo em vista a convergência entre eles. Da análise das entrevistas emergiram quatro categorias: Processo de ruptura do trabalho docente em sala de aula; Retorno ao trabalho como professor readaptado; Serno-mundo como professor readaptado e Ser-com-o-outro no mundo da readaptação. Os entrevistados revelaram que o trabalho antes da readaptação estava sendo marcado pela intensificação do trabalho como docentes, refletido por condições de trabalho ruins, excesso de burocracia e outros levando a um período de afastamentos os quais foram tidos como momentos de quebra do cotidiano dos professores. Após os afastamentos temporários de sala de aula, o habitar o mundo da educação sob nova condição foi marcado por incertezas e sentimentos como o medo frente a essa transição, já que não tinham referências construídas sobre esse ser-no-mundo, pois foram lançados no mundo da educação sob nova condição, se ocupando e preocupando de modos diferentes. Dessa forma, aos que construíram uma nova identidade esta foi marcada por uma utilidade para o coletivo, no qual assumem múltiplas funções para serem reconhecidos. Passando a existir de modo impróprio, retirando, dessa forma, a possibilidade de refletirem sobre esse agir para os outros. O ser-com dos professores readaptados revelaram modos deficientes com-colegas; comoutros-funcionários, com-alunos e com-família, suscitando, portanto, um ser-com inautêntico. Visto que estas relações se demostraram em atitudes preconceituosas, com forte estigma e de exclusão. Também, esta pesquisa permitiu tecer algumas reflexões sobre o processo de readaptação vivenciado pelos professores na qual evidenciou-se a falta de políticas que visem este profissional, tanto no processo quanto no acompanhamento do mesmo nesta situação. Espera-se que os resultados desse estudo possam fornecer subsídios para o conhecimento dessa realidade, buscando ampliar as discussões e alternativas para o atual contexto que esses professores vivenciam.