Percepções dos estudantes da rede pública estadual de ensino nos debates sobre família, gênero, política e religião : região de Londrina-PR

Os vínculos entre a dimensão religiosa e o âmbito político impactam as práticas sociais de modo significativo e são capazes de produzir forças tanto no sentido da conservação quanto da transformação de relações sociais vigentes. A realidade social brasileira da atual conjuntura caracteriza-se pela intensificação de conflitos entre segmentos religiosos conservadores e grupos minoritários em luta pela igualdade de direitos, destas contradições desdobram-se manifestações de intolerância, práticas discriminatórias e atos de violência em suas mais variadas formas. Neste quadro, um dos principais embates ocorre no âmbito das definições e representações das relações familiares e os diferentes modos de sua organização na contemporaneidade, colocando em pauta o reconhecimento social, político e cultural de configurações familiares diversas dos padrões tradicionais heteronormativos e as barreiras impostas ao processo de consolidação deste reconhecimento no âmbito legislativo. Tendo em vista a presença dessa dinâmica no espaço escolar, esta pesquisa tem como objetivo o estudo das representações sociais de família de estudantes da rede pública de ensino paranaense, contemplando aspectos quantitativos e qualitativos de seus processos constitutivos que decorrem das sociabilidades religiosa, familiar e escolar dos sujeitos. Para elaborar a abordagem quali-quantitativa foram utilizados múltiplos meios de pesquisa, como questionários do tipo survey aplicados em escolas públicas selecionadas, a partir da parceria entre o Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR-UEL) e o OBEDUC/Ciências Sociais ? CAPES/UEL. Os dados coletados foram associados às informações oriundas das fontes orais registradas por meio da técnica de debates de grupo (FLICK, 2005). Em consonância com a perspectiva da hermenêutica-dialética (MINAYO, 1993; 1995) acrescentou-se contribuições teórico-metodológicas advindas da sociologia do conhecimento mainnheimiana (MANNHEIM, 1986) e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2012) para a interpretação dos dados coletados com as fontes orais. Nas representações sociais de família, destaca-se o predomínio dos estilos de pensamento conservador-tradicionalista, reformista-conservador e reformista-progressista, suas aproximações com o tradicionalismo religioso, e as influências decorrentes das experiências religiosas, escolares e familiares dos estudantes.