Juventudes e protagonismo : um estudo de caso das ocupações nas escolas de ensino médio em Ivaiporã – PR

Nas últimas décadas no contexto brasileiro vem se destacando a necessidade de refletir sobre as questões educacionais. E tendo como premissa essa temática e para melhor compreensão dessa dinâmica, tem levado diversos pesquisadores refletir como o ensino se insere nas mais variadas realidades sociais. Em seu percurso educacional, as Juventudes buscaram seu espaço dentro das escolas e são vistas atualmente como integrantes dos processos decisórios e importantes do país. Para atingir essa finalidade, o estudo está embasado em referenciais bibliográficos que tratam primeiramente a institucionalização da Sociologia como ciência e posteriormente, sua representação no ambiente escolar. A pesquisa fará uma discussão entre as Juventudes e o protagonismo juvenil nas escolas do Ensino Médio, buscando refletir sobre a presença da Sociologia como disciplina norteadora dos assuntos pertinentes ao jovem. Assim, o estudo buscou ouvir os jovens de ensino médio dos colégios Idália Rocha e Nilo Peçanha, ambos situados na cidade de Ivaiporã, no ano de 2017, através de aplicação de questionário relacionado ao tema Juventudes e o protagonismo juvenil, procurando entender como a Sociologia se relaciona e se insere nesta dinâmica. A problemática investigada se dá principalmente, em buscar responder como os estudantes de Ensino Médio percebem a representatividade e importância da disciplina de Sociologia, levando-os refletir na construção de suas atitudes protagonistas.