Experiências de gênero e formação de preferências de estudantes superdotadas

Dissertação de mestrado

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Resumo

Essa pesquisa teve com objeto sociológico as experiências de estudantes mulheres e suas influências na formação de preferências ligadas a expectativas futuras profissional e acadêmica de estudantes do sexo feminino, identificadas com altas habilidades/superdotação da rede básica de ensino, atendidas pelo NAAH/S e da rede superior de ensino que frequentam a Universidade Estadual de Londrina. Este trabalho teve como objetivo geral compreender a formação de preferências de estudantes mulheres, identificadas com altas habilidades/superdotação da rede básica de ensino, atendidas pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) e da rede superior pública de ensino que frequentam a Universidade Estadual de Londrina, e as influências dos padrões de gênero nos processos de indicação e identificação da superdotação. Diante disso, o trabalho dedicou-se a responder dois problemas centrais: (1) como as experiências de gênero interferem nos processos de indicação e identificação de estudantes mulheres com potencial de superdotação. O segundo problema de pesquisa é: (2) se há, e quais são os efeitos gerados diante da identificação da superdotação, na formação de preferências das estudantes com indicadores de superdotação. Como objetivos específicos teve-se: (1) conhecer a formação de preferências de estudantes identificadas com superdotação, a fim de perceber se havia, e quais seriam os efeitos das experiências de gênero e sua interferência na formação dessas, em especial, na área acadêmica/científica e suas implicações nas expectativas de futuro profissional e acadêmico e (2) analisar as formas de indicação e identificação de estudantes que apresentam potencial de superdotação, a fim de perceber se, de alguma forma haveria clivagens de gênero, gerando um menor número de estudantes mulheres identificadas. Concluiu-se que há interferência de padrões de gênero nos processos de indicação e identificação as altas habilidades, ocasionando que as mulheres sejam de fato identificadas em menor número, assim como interferência desses padrões de gênero na formação das preferências de algumas das estudantes entrevistadas que levaram à desistência de seguimentos de determinadas áreas do conhecimento devido a desincentivos de professores e professoras.