Encontros com a escola e o mundo do trabalho : uma caracterização sociológica das juventudes do ensino médio integrado de Cornélio Procópio/PR

Dissertação de mestrado

Visualizar PDF

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo principal discutir a relação que os jovens estudantes dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do município de Cornélio Procópio, Paraná, estabelecem entre educação e trabalho. Num primeiro momento problematizamos os diferentes conceitos de juventudes e sua presença ativa no ensino médio profissional público no Brasil, perpassando pelo debate de alguns desafios históricos e recentes como o contexto atual provocado pela proposta de reforma do Ensino Médio advinda de Medida Provisória. Num segundo momento analisamos as relações entre juventudes e ensino médio integrado no Paraná, destacando os percursos dessa proposta integrada em dois cursos de duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio (Colégio Estadual Castro Alves; Colégio Estadual Cristo Rei). Numa terceira etapa, com dados quantitativos e qualitativos, colhidos na pesquisa empírica, analisamos as interfaces entre trabalho e a educação na percepção das próprias juventudes do ensino médio integrado desses colégios, fazendo sua caracterização sociocultural. Através dos retornos da pesquisa qualitativa, estabelecemos algumas variáveis para problematizar as vozes das juventudes do Ensino Médio integrado, focando, sobretudo nos seus pontos de vista a respeito de vários fenômenos sociais interligados com a dualidade trabalho e educação. Para fundamentar a discussão nos apoiamos na perspectiva sociocultural, que percebe a escola como espaço de reprodução das relações de poder e de exclusão, mas antes de tudo, a dinamicidade da interferência dos sujeitos históricos e socioculturais no espaço escolar, entendido como lócus da valorização das diversidades/diferenças com foco na superação das desigualdades sociais, políticas, culturais e econômicas que podem ser alteradas por uma proposta de educação pública de qualidade, de cunho emancipador. Nossos encontros com essas reflexões, que também se caracterizam como encontros com a escola e o mundo do trabalho, nos permitem compreender o Ensino Médio Integrado desenvolvido nessas duas instituições públicas de Cornélio Procópio/PR como uma "travessia", mas também como um germe a caminho da construção processual e coletiva de uma concepção politécnica e unitária para essa etapa da escolarização no Brasil, projeto este que deve envolver o diálogo com todos os profissionais da educação.