Editais Abdias do Nascimento oferecem bolsas a pós-graduandos em Ciências Sociais

O projeto “Ações Afirmativas e Produção Intelectual: As IES Estaduais da Região Sul e Sudeste” divulga nesta quinta (1º), em conformidade com a Capes, dois editais para a seleção de seis bolsas para pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O projeto está alocado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSoc) da UEL, contemplado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento e no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade. Em dezembro de 2023, a UEL foi contemplada com 11 bolsas de pós-graduação e um total de R$ 1,5 milhão, com recursos da Capes.

Edital Abdias n° 01/2024 vai receber inscrições para a seleção de três pesquisadores de pós-doutoramento. Das três bolsas, duas serão reservadas para pessoas negras, sendo a remanescente destinada a ampla concorrência. As bolsas, que terão o valor de R$5.200,00 mensais pagas pela Capes, durarão 12 meses. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de fevereiro e podem ser feitas através da plataforma Google Forms. Para concorrer, os candidatos devem ter produção acadêmica em consonância com as áreas mencionadas no edital.

Já o Edital Abdias n° 02/2024 vai oferecer duas bolsas para mestrandos e uma para doutorandos. As vagas são destinadas preferencialmente para o público-alvo do projeto: pós-graduandos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O valor da bolsa de doutorado é de R$3.100,00 mensais e de mestrado, R$2.100,00. A duração para ambas as vagas é de 12 meses. Assim como o outro edital, as inscrições vão até 15 de fevereiro, com a candidatura sendo enviada pelo Google Forms. Neste caso, o edital é aberto a todos mestrandos e doutorandos em Ciências Sociais.

O projeto busca analisar se a implementação de medidas de inclusão na educação superior contribuiu para a ampliação da diversidade nos corpos docente e discente, além de impactar na produção acadêmica de pós-graduação nos programas das universidades públicas estaduais das regiões Sul e Sudeste do Brasil, no intervalo de 2014 a 2023.

*Texto e informações retirados da página “O Perobal”