A profissão de sociólogo : uma abordagem sobre a atual realidade dos profissionais em ciências sociais egressos da Universidade Estadual de Londrina – Paraná (turmas 2009-2010)

O trabalho da dissertação de Mestrado pretende analisar a “Profissão de Sociólogo” em relação aos estudantes egressos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O intuito da pesquisa esta relacionada com a atual conjuntura do mercado de trabalho nacional e as práticas políticas governamentais que dificultam a inserção e atuação profissional dos Sociólogos, que frente à escassez de vagas para a sua categoria precisa exercer seu ofício em outras áreas que não sejam de sua formação. A questão central é examinar quais as funções exercidas profissionalmente pelos estudantes de Ciências Sociais da UEL depois que se formaram. Compreender suas dificuldades de colocação no mercado de trabalho. Diante dessa expectativa, examinar também as dificuldades e perspectivas desses profissionais enquanto estudantes perante a nova profissão, assim como, os dilemas desse ofício. Para desenvolvimento da dissertação, foram abordados temas como a formação da Sociologia no Brasil e no mundo, os precursores dessa ciência, as principais características do trabalho do Sociólogo e também sobre a legislação que regulamenta a profissão. Além da referida bibliografia sobre a temática, foram levantados dados sociológicos com estudantes egressos que atuam em diversos setores e profissionais da área, através de questionários contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa.