autoavaliação e o planejamento estratégico são fundamentais para a contínua evolução do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECiv). Esses processos permitem a identificação de pontos fortes, desafios e oportunidades de melhoria, garantindo que o programa mantenha sua excelência acadêmica e científica.

A autoavaliação envolve uma análise sistemática dos indicadores de desempenho do programa, considerando aspectos como a qualidade da formação oferecida, o impacto das pesquisas desenvolvidas, a inserção dos egressos no mercado e a eficiência da gestão acadêmica. Esse processo é conduzido de forma participativa, envolvendo docentes, discentes e egressos, com o objetivo de obter um diagnóstico preciso que subsidie ações de aprimoramento.

Com base nos resultados da autoavaliação, o planejamento estratégico define diretrizes e metas para o aprimoramento do programa a curto, médio e longo prazo. Entre os principais focos desse planejamento estão:

  • qualificação do corpo docente e discente, incentivando a produção científica de alto impacto.
  • fortalecimento das linhas de pesquisa, promovendo integração entre diferentes áreas do conhecimento.
  • ampliação da captação de recursos e oportunidades de bolsas para os estudantes.
  • aumento da cooperação nacional e internacional, por meio de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.
  • adaptação contínua do currículo às demandas emergentes da sociedade e do setor produtivo.

Por meio desse ciclo contínuo de avaliação e planejamento, o PPGECiv assegura sua evolução acadêmica, consolidando-se como um programa de referência na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a Engenharia Civil.

Comissão de Autoavaliação do PPGECiv (2021-2024)

Coordenador

  • Carlos Alberto Prado da Silva Junior

Docentes

  • Berenice Martins Toralles
  • Hemerson D Pinheiro

Estudantes

  • Estudante do Mestrado: Matheus Crippa
  • Estudande do Doutorado: Igor Roberto Cabral Oliveira

Egresso

  • Egresso do Mestrado ou do Doutorado: Gersson Fernando Sandoval

Relatórios da Autoavaliação do PPGECiv (inserir)

Autoavaliação na Pós-Graduação da UEL

Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), tem trabalhado desde 2019 na sistematização das ações de autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Esse processo visa aprimorar a gestão acadêmica, fortalecer a qualidade dos cursos e garantir a melhoria contínua da formação oferecida.

Para coordenar essa iniciativa, foi instituída a Comissão Institucional de Avaliação da Pós-Graduação (CIAPG), composta pela Diretora de Pós-Graduação, por coordenadores representantes dos nove Centros de Estudos da UEL e por um coordenador do Mestrado Profissional. Paralelamente, cada Programa de Pós-Graduação criou sua própria Comissão de Autoavaliação (CAA), responsável por conduzir as ações de autoavaliação dentro de sua respectiva área.

Instrumentos e Diretrizes da Autoavaliação

CIAPG estabeleceu quesitos mínimos obrigatórios para as fichas de avaliação discente, docente e egresso, além do relatório de autoavaliação do Programa. No entanto, cada CAA tem autonomia para acrescentar outros indicadores relevantes, considerando as especificidades da área de conhecimento do Programa.

Documentos Institucionais de Autoavaliação