Projeto Coordenado pela Prof. Renata K. T. Kobayashi

Atividades práticas laboratoriais são fundamentais para a compreensão da Microbiologia, pois despertam o interesse pela descoberta, desenvolve a capacidade de observar e formular hipóteses, promovendo mudanças de hábitos e atitudes. Porém, como a Microbiologia trabalha com organismos visíveis apenas ao microscópio óptico, é um tema pouco abordado no ensino básico, sendo trabalhado nas escolas de forma muito teórica, abstrata e com pouca experimentação. O projeto visa proporcionar aos estudantes da rede pública (Ensino Fundamental e Médio) a oportunidade de realizar atividades práticas laboratoriais de Microbiologia, levando a Universidade até o aluno, aproximando-o do universo acadêmico. Aos participantes serão ministradas atividades teórico-práticas, onde, utilizando meios de cultura e técnicas de microscopia, visualizarão a colonização microbiana ambiental, bem como a própria microbiota normal. Entre outras atividades, também avaliarão as formas de transmissão e prevenção de micro-organismos, e a importância destes para o meio ambiente. Por meio destas práticas laboratoriais e desenvolvimento de materiais didáticos apropriados para a realidade da escola, como Kits para coloração de Lâminas, Laminário e vídeos educativos, os estudantes observarão a ubiquidade e a transmissibilidade dos micro-organismos, bem como o quão próximo estão do nosso cotidiano, na saúde, nos alimentos, no meio ambiente, ou em produtos usados no nosso dia a dia (medicamentos, combustíveis, alimentos), com o intuito de uma maior conscientização quanto aos cuidados com a Higiene, Saúde e Meio Ambiente. Esses conhecimentos desencadearão atitudes reflexivas e ações em saúde, refletindo na promoção da saúde, maior cuidado com o meio ambiente e consequentemente melhoria da qualidade de vida da população. As aulas serão ministradas por estudantes da Pós Graduação em Microbiologia (Mestrado e Doutorado), com supervisão dos professores e terão o apoio de monitores (Alunos de graduação) no preparo e no decorrer das aulas, estimulando a formação e capacitando futuros professores para as áreas de Ciências, contribuindo com a formação integral, e não apenas acadêmica do estudante. Os kits para coloração de lâminas e os vídeos educativos serão desenvolvidos pelos alunos da pós graduação e terão apoio da AINTEC (Agência de Inovação Tecnológica) e do LABTED, os vídeos serão disponibilizados na INTERNET (YOUTUBE). Os resultados serão divulgados em eventos de extensão, pesquisa e inovação, e ensino.

Alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Profa. Déa Alvarenga

Alunos do Colégio Aplicação da UEL