Linhas de pesquisa (aprovadas no colegiado dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em reunião de 10 de fevereiro de 2025)
Ensino e História Pública

Reúne pesquisas centradas na relação entre o conhecimento histórico acadêmico e aquele presente em outros espaços, seja na sala de aula, seja na sociedade de modo mais amplo. Assim, valoriza-se a perspectiva de que o conhecimento histórico se transforma e é transformado por outros discursos e práticas sociais. A relação entre história e educação é central em projetos de pesquisa que discutam currículos, práticas docentes e pedagógicas, políticas educacionais, livros e materiais didáticos, a interação entre docente e discente, os meios de promoção do pensamento histórico etc. Por outro lado, a linha também abriga pesquisas dedicadas aos vários meios e espaços sociais pelos quais circulam o conhecimento histórico e que colaboram para o fomento de determinadas memórias sociais: lugares de memória, meios de comunicação, plataformas digitais, artefatos culturais etc.
Professores da linha:
__________________________________________________________
Práticas culturais e materialidades

Reúne pesquisas dedicadas à relação entre história, cultura e sociedades, tanto do ponto de vista da natureza das fontes como das problemáticas abordadas. Nesta linha, situam-se trabalhos que utilizem fontes visuais, audiovisuais, sonoras, teatrais, digitais, impressas, materiais, entre outras, considerando suas especificidades de linguagens e materialidade. Essas fontes se relacionam a preocupações com as expressões humanas, a comunicação, a arte, o entretenimento, a produção material, os modos de vida, entre outros aspectos relacionados às culturas e à política como importante dimensão dos aspectos culturais. Os estudos reunidos também procuram entender, em sua historicidade, circuitos de produção, circulação e recepção dos produtos culturais. A linha abriga ainda pesquisas dedicadas à cultura material, ao patrimônio e às religiosidades. Trata-se de uma linha de natureza interdisciplinar, que estabelece pontes com teorias da arte, da comunicação, da antropologia, da filosofia, entre outros campos do saber.
Professores da linha:
- Angelita Marques Visalli
- Carolina Amaral de Aguiar
- Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez
- Cláudio DeNipoti
- Maria Renata da Cruz Duran
- Richard Gonçalves André
- Silvia Cristina Martins de Souza
- Wander de Lara Proença
- Professora Colaboradora
- Edméia Aparecida Ribeiro
__________________________________________________________
Espaço político e identidades

Reúne pesquisas cujas problemáticas se centram em processos históricos que devem ser entendidos a partir do político. Entende-se, porém, que a história política não está isolada de outros campos, como a história social, econômica e cultural. Nesta linha, situam-se projetos dedicados à compreensão de relações de poder, conflitos e negociações, circulação de pessoas e mercadorias, territorialidades, direitos humanos, etc. As preocupações com o político podem ser pensadas em diferentes escalas e territórios, mobilizando e problematizando noções como continente, Estado-nação, região, cidade, território e fronteira. As pesquisas desta linha também estão centradas na questão das identidades, entendidas em sua relação com espaços e tempos específicos. Nesse sentido, a linha acolhe pesquisas que dialoguem com as noções de raça, etnicidade, gênero, origem e demais componentes presentes em discursos identitários.
Professores da linha
- Alfredo dos Santos Oliva
- Márcio Santos de Santana
- Monica Selvatici
- Francisco César Alvez Ferraz
- José Miguel Arias Neto
- Lukas Grzybowski
- Rivail Carvalho Rolim
Professores colaboradores