2024

TítuloDiscenteBanca
DIVERTIR E CONQUISTAR: A FRANQUIA CALL OF DUTY (2003-2021) E A SOMBRA DO IMPERIALISMODALTON SANTANA LIMALukas Gabriel Grzybowski (Orientador)
Renan Marques Birro (UPE)
Francisco Cesar Alves Ferraz (PPGHS UEL)
NAUSICAÄ DO VALE DO VENTO (1984) À LUZ DE CONCEITOS DE REINHARDT KOSELLECKTHEREZA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVARichard Gonçalves André (Orientador)
Michiko Okano Ishiki (UNIFESP)
Carolina Amaral de Aguiar (PPGHS_UEL/USP)

História do tempo presente no ensino de história: a aprendizagem histórica da contemporaneidade e a história do Brasil nas ferramentas digitais da rede estadual de educação paranaense
GEOVANNA BEATRIZ LOPESAlexandre Fiuza (orientador)
Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)
Ronaldo Cardoso Alves (PPGHS-UEL)
ANTICOMUNISMO DE TOGA: O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL E A CASSAÇÃO DO PCB
VINÍCIUS DE ALMEIDARivail Carvalho Rolim (orientador)
Reginaldo Benedito dias (UEM)
José Miguel Arias Neto (PPGHS UEL)
O DISCURSO ANTICOMUNISTA DE BASE CATÓLICA NAS PÁGINAS DA ENCÍCLICA QUOD APOTOLICI MUNERIS (1878)LUÍS FILIPE NEGRÃO DE SOUZAAlfredo dos Santos Oliva (orientador)
Jonathan Michelson de Menezes (Faculdade Teológica Sul Americana)
Cláudio DeNipoti (PPGHS UEL)
CONEXÕES TEMPORAIS: HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA INDÍGENA NO MUSEU HISTÓRICO DE CAMBÉ
EDUARDO ROBERTO PAVINATOClaudia Eliane Parreiras Marques Martinez (Orientadora)
Leilane Patrícia Lima (USP)
Wander de Lara Proença (PPGHS UEL)
A NECRÓPOLE COMO LUGAR DE MEMÓRIA: O CRESCIMENTO URBANO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM TORNO DO CEMITÉRIO SÃO PEDRO DE ROLÂNDIA E A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIDADE (2011-2023)DANILO DE LONGHI TESSARORichard Gonçalves André (Orientador)
Maristela Carneiro (UFMS)
Marco Antonio Neves Soares (UEL)
DIDÁTICA RECONSTRUTIVISTA DA HISTÓRIA COMO PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A AULA HISTÓRICA COMO MEIO PARA O DIÁLOGO ENTRE A PERSPECTIVA HISTÓRICO-TEMPORAL DE REINHART KOSELLECK, O NOVO HUMANISMO E O ADINKRA SANKOFAANA JULIA E SILVARonaldo Cardoso Alves (orientador)
Regina Maria de Oliveira Ribeiro (UFRRJ)
Marlene Rosa Cainelli (UEL)
A Consciência Histórica como contribuição para a (Re)Significação do Luto: um estudo do trabalho com o filme “Viva: a vida é uma festa” nas aulas de História

ISABELA MESQUITA GOMESRonaldo Cardoso Alves (orientador)
Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)
Alexandre Felipe Fiuza (PPGHS UEL)
IMAGEM E CIDADE: O DESFAVELAMENTO DA VILA FRATERNIDADE DE LONDRINA-PR (1950-1970)

GIOVANNA BARBOZA DA CRUZ
Claudia Eliane Parreiras Marques Martinez (Orientadora)
Janes Jorge (UNIFESP)
Richard Gonçalves André (PPGHS UEL)
CANÇÃO ENGAJADA, EXÍLIO E MEMÓRIA: A TRAJETÓRIA DE ALFREDO ZITARROSAGABRIEL DA COSTA MODENUTICarolina Amaral de Aguiar (Orientadora)
Natália Ayo Schmiedecke (Universidade de Hamburgo)
Alexandre Felipe Fiuza (PPGHS UEL)
A funcionalidade das imagens nas sacristias pós-Concílio de Trento: Análise dos painéis São Francisco em Oração e Agonia de São Francisco de Mestre AtaídeDANIEL HENRIQUE ALVES DE CASTROAngelita Marques Visali(orientadora)
Adalgisa Arantes Campos (UFMG)
Claudia Eliane Parreiras Marques Martinez (UEL))
ENSINO DE HISTÓRIA E GÊNERO: CONCEPÇÕES DOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO DE CUIDADO À LUZ DA TEORIA FEMINISTA DA ‘REPRODUÇÃO SOCIAL’
MARIANA PONCIANO RIBEIRO RENNÓJean Carlos Moreno (Orientador)
Jaqueline Aparecida Martins Zarbato (UFMS)
Ronaldo Cardoso Alves (UNESP/PPGHS UEL)
A TRANSIÇÃO ESCOLAR DO 5º PARA O 6º ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIAPAULO HENRIQUE ROSA FLORINDOMARLENE ROSA CAINELLI (orientadora)
Marcia Elisa Teté Ramos (UEM)
Ronaldo Cardoso Alves (UNESP)



2023
TítuloDiscenteBanca
RETICÊNCIAS TEATRAIS À CASACA BRASILEIRA: ALGUNS ESBOÇOS E CONTRAPONTOS DA HISTORIOGRAFIA DO TEATRO NO BRASIL SOBRE O SÉCULO XIX (1962-2012)LAIANE VIEIRA DOS SANTOSSilvia Cristina Martins de Souza (orientadora)
Rosângela Wosiack Zulian (UEPG)
Jose Miguel Arias Neto (UEL)
“A PLEBE: CONSCIÊNCIA ANARQUISTA DE UMA CLASSE (1917-1924)”MATHEUS BARRIENTOS FERREIRAJOSE MIGUEL ARIAS NETO (Orientador)
HÉLIO SOCHODOLAK -UNICENTRO
SILVIA CRISTINA MARTINS DE SOUZA
– UEL
O CAMPO E A CIDADE NA ANIMAÇÃO MEMÓRIAS DE ONTEM: REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES NO JAPÃO DOS ANOS 1980 E 1990

Rodrigo Galo Quintino
Richard Gonçalves André (Orientador)
Michiko Okano Ishiki (UNIFESP)
Carolina Amaral de Aguiar (UEL)
A SOCIEDADE DO HIPERTEXTO, O PAPEL DE TED NELSON E A FORMAÇÃO DO CIBERESPAÇO: UMA HISTÓRIA DO HIPERTEXTOBruno Nielsen VenâncioMaria Renata Da Cruz Duran(orientadora)
Rodrigo Touso (Universidade aberta de Portugal)
Cesar Agenor Fernandes da Silva (UNICENTRO)
UMA COMPREENSÃO DOS DISCURSOS SOBRE O BREXIT NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULOMarcos Vinícius Gehring Palladino de OliveiraJosé Miguel Arias Neto (Orientador)
Matheus de Oliveira Pereira (PUC SP)
Francisco Cesar Alves Ferraz (UEL)

A APROPRIAÇÃO DO CRISTIANISMO NO MANGÁ: UMA ANÁLISE DE DEVILMAN A PARTIR DA RELIGIÃO NO JAPÃO (1872-1973)
Thiago Tomoaky dos Santos SatoRichard Gonçalves André (Orientador)
Sônia Maria Bibe Luyten (USP)
Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
O BELO SEXO DESEJA VOTAR: ANÁLISE SOBRE A TRAJETÓRIA, ATUAÇÃO E RELAÇÕES DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA PELO PROGRESSO FEMININO (1922-1929)IZADORA CARVALHO DA SILVAFRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ (orientador)
ANA PAULA VOSNE MARTINS (UFPR)
MONICA KARAWEJCZYK (PUC RS)
ARTE FEMININA? FEMINILIDADE NAS OBRAS DAS ARTISTAS NA DIVISÃO DE ARTES PLÁSTICAS (DaP) – (2017 – 2019)Bianca Eugenia CandidoClaudia Eliane Parreiras Marques Martinez (orientadora)
Danillo Gimenes Villa (UEL)
Cláudio DeNipoti (UEL)
DA CONFECÇÃO PARA O USO ÀS RESSIGNIFICAÇÕES DO DESUSO: O VESTUÁRIO RELIGIOSO LONDRINESE DO SÉCULO XX COMO FONTE HISTÓRICA E DOCUMENTO DA CULTURA MATERIAL DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINADANIELE CAROLINE ANTUNESANGELITA MARQUES VISALLI (Orientadora)
Rita Morais de Andrade (UFG)
Claudia Eliane Parreiras Marques Martinez (UEL)
O JAPÃO NO PÓS 1945: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE UM SOBREVIVENTE DE NAGASAKI)DANIELLE MARTINS ESTEVÃOFRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ (orientador) ALINE VANESSA LOCASTRE (UEMS)
RICHARD GONÇALVES ANDRÉ (UEL)
Estado de sítio (1972) e os moinhos do adversário: Uma análise do filme Estado de sítio (1972) de Costa-Gavras a partir de uma perspectiva históricaDIEGO CHROMINSKICarolina Amaral de Aguiar (orientadora) Rosane Kaminski (UFPR)
Andre Lopes Ferreira (UEL)
LENTES AO HORIZONTE: AS REPRESENTAÇÕES DE PROGRESSO EM GUARACI-PR POR MANOEL VIEIRA DE LIMA”Gustavo do Nascimento SilvaCarolina Amaral de Aguiar (orientadora) Eduardo Augusto Costa (USP)
Rogério Ivano (UEL)
AS NOVAS DIREITAS E O MOVIMENTO BRASIL LIVRE (MBL): A VERSÃO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF A PARTIR DO FILME DE PROPAGANDA POLÍTICA “NÃO VAI TER GOLPE! O NASCIMENTO DE UMA SOCIEDADE LIVRE”JOSÉ VICTOR JOLYJosé Miguel Arias Neto (Orientador)
Arnaldo Martin Szlachta Júnior (UFPE)
Rivail Carvalho Rolim (UEL)
“A arte sob a foice e o martelo: A representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda”Ana Paula Bertoncello FontesCarolina Amaral de Aguiar (Orientadora:) Fernando Seliprandy Fernandes (USP)
Richard Goncalves Andre (UEL)
“A redemocratização no cinema de Leon Hirszman: análise das adaptações de São Bernardo (1972) e Eles não usam black-tie (1981)”João Vitor Moreno BrunieriCarolina Amaral de Aguiar (Orientadora:) Reinaldo Cardenuto Filho (UFF)
Alexandre Felipe Fiuza (UEL
Tão pouca vida: Abu Ghraib (in)documentada – 2003-2004Ana Caroline FerreiraFrancisco César de Alves Ferraz (orientador)
ANDREW PATRICK TRAUMANN (Unicuritiba)
RIVAIL CARVALHO ROLIM (UEL)

2022

TítuloDiscenteBanca
A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia, PR; a imigração judáico-alemã à luz da burdening historyBianca Martins CoelhoMarlene Rosa Cainelli (Orientadora)
Marcia Elisa Tete Ramos (UEM)
Ronaldo Cardoso Alves (UEL)
Livros didáticos regionais: o patrimônio imaterial como evidência histórico
Maria Luíza Queiroz FreireRonaldo Cardoso Alves (orientador)
Maria Helena Mendes Nabais Faria Pinto (Un. Porto) Marlene Rosa Cainelli (UEL)
As representações de humor n’ O Riso: semanário artístico e humorístico (1911-1912)Jéssica Caroline Almeirão TaveiraSilvia Cristina Martins de Souza (orientadora)
Maria Paula Costa (UNICENTRO)
José Miguel Arias Neto (UEL)
Valsa com Bashir : UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE SABRA E CHATILAJosé Adauto MatsushimaJosé Miguel Arias Neto (orientador)
Isabel Cristina Cordeiro (UEL)
Silva Cristina Martins de Souza (PPGHS UEL)
Apropriações do Budismo em Mind Breaths (1972-1977) de Allen Ginsberg
OLÍVIA RICETTO DE OLIVEIRA BARROS MAIARICHARD GONÇALVES ANDRÉ (Orientador)
Marta Dantas da Silva (UEL)
Monica Selvatici (PPGHS UEL)
Desigualdades sociais (de gênero/sexo, raça e classe) no filme “Domésticas”: um estudo sobre consciência histórica com jovens estudantes de Ensino MédioAngélica Aparecida dos Reis PereiraEder Cristiano de Souza (orientador)
Geyso Dongley Germinari (UNICENTRO)
Marlene Rosa Cainelli (PPGHS – UEL)
O povo português na obra de Gil Vicente (1502 -1536)João Gustavo Veríssimo dos SantosMonica Selvatici (Orientadora)
Denise da Silva Menezes do Nascimento (UFJF) Angelita Marques Visalli (PGHS UEL)
O Ensino de História em tempos de pandemia: uma análise dos formulários avaliativos propostos pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná em 2020MARCOS FERNANDESRonaldo Cardoso Alves (Orientador)
Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)
Marlene Cainelli (PGHS UEL)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARA ALÉM DO FRONT: AS REVISTAS DE PROPAGANDA A GUERRA ILUSTRADA E EM GUARDA (1939-1945)Larissa Foss SochodolhakFrancisco Ferraz (Orientador)
ANTONIO PEDRO TOTA (PUC SP) ALINE VANESSA LOCASTRE (UEMS).
Magnífica 70 (2015-2018) e a representação do passado: o cinema da Boca do Lixo e a ditadura militarIsabella Ferreira LuizCarolina Amaral de Aguiar (orientadora)
Caroline Gomes Leme (URCA)
Fernando Seliprandy (UNICAMP)
A CONSTRUÇÃO DA BNCC E O COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA: Um debate sobre a política normativa de elaboração dos currículos para a Educação BásicaAmanda Camargo RochaMárcia Elisa Teté Ramos (orientadora)
Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE)
Marlene Rosa Cainelli (UEL)
“YO CREO EN LAS PALABRAS DE LOS QUE DICEN QUE QUIEREN UN MUNDO MÁS JUSTO”: ARGENTINA, BRASIL E DEMOCRACIA NO CONTEXTO INTEGRACIONISTA (1983-2018)Bruno Nathan LimaRivail Carvalho Rolim (orientador)
Hernán Ramiro Ramirez (UNISINOS)
Carolina Amaral de Aguiar (UEL)
CARL GUSTAV JUNG E SIGMUND FREUD: HISTÓRIA E EMOÇÕES DA RUPTURA ATRAVÉS DE SUAS CORRESPONDÊNCIAS (1906-1923)Fernanda Daraya SalamonCláudio DeNipoti (orientador)
Helio Rebello Cardoso (UNESP)
Nádia Maria Weber Santos (UFGO)
2021

CASAMENTO HOMOAFETIVO NO BRASIL E CONSERVADORISMO CRISTÃO: EMBATES DISCURSIVOS ENTRE SILAS MALAFAIA E ABGLT (2007-2017)CLODOALDO OLIVEIRA SILVAJOSE MIGUEL ARIAS NETO – orientador
SILVIA CRISTINA MARTINS DE SOUZA – PPGHS/UEL
ROSEMERI MOREIRA (UNICENTRO)
“E ASSIM COMEÇOU A HISTÓRIA QUE JÁ HAVIA COMEÇADO”: A PRESENÇA INDÍGENA E AS AÇÕES EDUCATIVAS PATRIMONIAIS DO MUSEU HISTÓRICO DE CAMBÉ (1985 A 2019)Bruna GarciaCláudia Eliane P. Marques Martinez – orientador
Richard André Gonçalves – PPGHS/UEL
Leilane Patrícia de Lima (Museu de Arqueologia e Etnologia da USP – Pós-Doutoranda/FAPESP)
Da vida comum ao protagonismo histórico: a construção da memória de Madre Leônica Milito em Londrina (1953-2020)GARCIA, Thiago MachadoRichard Goncalves Andre – orientador
Wander de Lara Proença – PPGHS/UEL
Solange Ramos de Andrade (UEM)
O romanceiro feminino nikkei: memória e (des)identidades no livro “Sonhos bloqueados”, de Laura Honda-Hasegawa (1980-1991)UENO, Luana Martina Magalhães.Richard Goncalves Andre – orientador Alfredo dos Santos Oliva – PPGHS/UEL
Monica Setuyo Okamoto (UFPR)
“LITERATURA E INSTRUÇÃO NA SERMONÍSTICA SENTIMENTAL DO METROPOLITA FILARET DROZDOV!João Gabriel CorreaMaria Renata da Cruz Duran – orientador
Caio Esteves de Souza (USP)
Lucas Simone (USP)
A JOIA, AS MULHERES DIVINAS E A COROA DE SANTA BRÍGIDA: A JOALHERIA COMO REPRESENTANTE DAS SINGULARIDADES DAS MULHERES HOMENAGEADAS NOS SERMÕES DO SÉCULO XVIII.Marina dos Santos GalliMaria Renata da Cruz Duran – orientador
Marta Dantas da Silva (PPGLet – UEL)
Ana Heloisa Molina (UEL)
“Refazendo Tudo”: Sociedade, política e cultura na Trilogia RE de Gilberto Gil (1975-1979)Leandro dos Santos FernandesSilvia Cristina Martins de Souza – orientador
José Miguel Arias Neto – PPGHS/UEL
Rosângela Wosiack Zulian (UEPG)
“Tudo que eu achava que era uma coisa, na verdade era algo muito mais complexo”: o ensino de História, a Lei 10.639/03 e a formação do pensamento histórico de jovens estudantes.Eloá Lamin da GamaMarlene Cainelli – orientador
Delton Felipe (UEM)
Marcia Elisa Tete Ramos (UEM)
TENSÕES ENTRE MORTE, IMORTALIDADE E RESSURREIÇÃO: O CONFLITO DE DISCURSOS NA PREGAÇÃO DE PAULO EM CORINTOALAÍNA GARCIA MARGIOTTIAlfredo Oliva – orientador
Monica Selvatici – PPGHS/UEL
Paulo Augusto de Souza Nogueira (PUC – Campinas)
As Narrativas da Guerra do Paraguai em Manuais Didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura históricaAndrew Cesar de GoesEder Cristiano de Souza – orientador
Marlene Rosa Cainelli – PPGHS/UEL Ana Paula Squinelo (UFMS)
NÃO HÁ HOMEM NEM MULHER”: A TRADIÇÃO PAULINA E ATOS APÓCRIFOS DE PAULO E TECLA ATRAVESSADOS PELO GÊNERO (SÉCULOS I-II)CALEBE LARIDONDU VIANAAlfredo Oliva – orientador
Richard Gonçalves André – PPGHS/UEL
Maria Cristina Cavaleiro (UENP)
A HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1987-2017): O ESTADO DO CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU.Dennis Rodrigo Damasceno FernandesRonaldo Cardoso Alves – orientador
Katia Abud (USP)
Regina Maria de Oliveira Ribeiro (UFRRJ)
A família patriarcal brasileira em Jean-Baptiste Debret: a colonialidade de gênero na narrativa artística do século XIX.Giovanna TrevelinMargaret Marchiori Bakos – orientadora
Cláudia Eliane P. Marques Martinez – PPGHS/UEL
Daniela Queiroz Campos (UFSC)
Aqui é onde ela conhece o Príncipe Encantado”?: gênero e representações de mulheres nas animações da Walt Disney Animation Studios (1937-2009)Lunielle de Brito Santos BuenoMonica Selvatici – orientadora
Ana Paula Spini (UFU)
Lukas Gabriel Grzybowski – PPGHS/UEL
2020

RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALANDRESSA DA SILVA OLIVEIRARONALDO CARDOSO ALVES – orientador
MARLENE ROSA CAINELLI – PPGHS/UEL
MARIA CRISTINA DANTAS PINA – PÓS-DOC
DA MEMÓRIA AO REGISTRO: O USO DE DOCUMENTÁRIOS NA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRAGIOVANA FERREIRA DE FARIAFRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ – orientador
ALEXANDRE BUSKO VALIM – UFSC
CASSIO DOS SANTOS TOMAIM
A VÓS, DONA ABADESSA”: SEXUALIDADE DE MULHERES RELIGIOSAS NAS SÁTIRAS GALEGO-PORTUGUESAS DO SÉCULO XIIIBRUNA SANTOS DE CAMARGOANGELITA MARQUES VISALLI – orientadora
CLAUDIO LUIZ DENIPOTI – PPGHS/UEL
FREDERICO AUGUSTO GARCIA FERNANDES – PPGL/UEL
ARTIMANHAS E DISFARCES DO DIABO: UM ESTUDO SOBRE A DEMONOLOGIA NA ESCRITA DO JESUÍTA ANTÔNIO RUIZ DE MONTOYA (1612-1639)LUCIMARA ANDRADE DA SILVAALFREDO DOS SANTOS OLIVA – orientador
CLAUDIO LUIZ DENIPOTI – PPGHS/UEL
PAULO AUGUSTO DE SOUZA NOGUEIRA
A FLOR DE SENZALAS MIÚDAS: ESCRAVIDÃO E PARENTESCO NOS CAMPOS DE CASTRO (1789-1836)VINICIUS AUGUSTO ANDRADE DE ASSISCLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – orientadora
CLAUDIO LUIZ DENIPOTI – PPGHS/UEL
CARLOS DE ALMEIDA PRADO BACELLAR – USP
O OCIDENTE ORIENTAL: MIGRANTES ZOROASTRIANOS NA INGLATERRA (2019)IASMIN CASTRO DE SOUZAMARGARET MARCHIORI BAKOS – orientadora
RICHARD GONCALVES ANDRE – PPGHS/UEL
KATIA MARIA PAIM POZZER – UFRGS
MARCAS DA DITADURA MILITAR NO NORTE DO PARANÁ A PRISÃO E MORTE DE HENRIQUE ORNELLASDANIEL SARTORI BORGESRivail Carvalho Rolim – orientador
MARIA JOSE DE REZENDE – PPGSOC/UEL
REGINALDO BENEDITO DIAS – UEM
O ESPETÁCULO UNIVERSAL DA DESGRAÇA HUMANA: A representação do mundo nos Sermões do padre Teodoro de Almeida (1722-1804)JUNIOR CESAR PEREIRAMARIA RENATA DA CRUZ DURAN – orientadora
CLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – PPGHS/UEL
Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
AS IDEIAS DE NATUREZA NA HISTORIOGRAFIA DE LONDRINA (1985-2017)MARCOS VINICIUS FERREIRA LEITEGILMAR ARRUDA – orientador
RICHARD GONCALVES ANDRE – PPGHS/UEL
FRANK ANTONIO MEZZOMO – UNESPAR
DE SUFRAGISTAS ÀS PRIMAVERIS”: AS COMPREENSÕES HISTÓRICAS DE ESTUDANTES JOVENS SOBRE O MOVIMENTO FEMINISTA.SAMANTA BOTINI DOS SANTOSMARLENE ROSA CAINELLI – orientadora
SANDRA REGINA FERREIRA OLIVEIRA – PPEDU/UEL
NADIA MARIA GUARIZA – UNICENTRO
POR PAUS E POR PEDRAS”: ANÁLISE DO CONJUNTO FOLHETINESCO DE LUÍS GUIMARÃES JUNIOR (1870)GABRIELA MARTIMIANO CREPALD SIQUEIRASILVIA CRISTINA MARTINS DE SOUZA – orientadora
JOSE MIGUEL ARIAS NETO – PPGHS/UEL
DENILSON BOTELHO DE DEUS -UNIFESP
Objetivos do ensino e avaliação da aprendizagem histórica: uma análise a partir de questões de vestibulares e do Enem (2014-2018)ALESSANDRO HENRIQUE MONTEIRO PEREIRAEDER CRISTIANO DE SOUZA – orientador
MARLENE ROSA CAINELLI – PPGHS/UEL
LUIS FERNANDO CERRI – UEPG
A tipificação da bruxa nas linguagens escrita e visual na obra de Pierre de Lancre (1609-1613)ALISSON GUILHERME GONCALVES BELLAANGELITA MARQUES VISALLI – orientadora
CLAUDIO LUIZ DENIPOTI – PPGHS/UEL
CARLOS ROBERTO FIGUEIREDO NOGUEIRA – USP
A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM LONDRINA: UM OLHAR PARA A COLEÇÃO FOTOGRÁFICA DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINALARISSA SALGADO CHICARELI JOSECLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – orientadora
ANGELITA MARQUES VISALLI – PPGHS/UEL
MARIA NILZA DA SILVA
FORJANDO A NAÇÃO: SOUZA DOCCA E A ESCRITA DA HISTÓRIA MILITAR DA GUERRA DO PARAGUAI, A ÓTICA NACIONALISTA EM SUA PRODUÇÃO HISTORIOGRAFICAISMAEL BAPTISTA VINCENSIJOSE MIGUEL ARIAS NETO – orientador
SILVIA CRISTINA MARTINS DE SOUZA – PPGHS/UEL
MARCELLO JOSE GOMES LOUREIRO
Baetas, bretanhas, chitas: cultura material e indumentária na Vila de Curitiba (1769 – 1795)JULIA MARIA GONCALVESCLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – orientadora
CLAUDIO LUIZ DENIPOTI – PPGHS/UEL
MARIA APARECIDA DE MENEZES BORREGO – USP
O CRIME DOS SEUS OLHOS: A (RE)CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL NO ROMANCE “OS LIVROS DE SAYURI”, DE LÚCIA HIRATSUKA (2008)MASSAO KAWAHAMARICHARD GONCALVES ANDRE – orientador
GILMAR ARRUDA – PPGHS/UEL
CLÁUDIA SIQUEIRA BALTAR – PPGSOC/UEL
IDEIAS DE ALUNOS QUANTO AO “NORDESTINO” EM LONDRINA-PRGISELE DA SILVA OLIVEIRAMARLENE ROSA CAINELLI – orientadora
MARCIA ELISA TETE RAMOS – PPGHS/UEL
DELTON APARECIDO FELIPE – UEM
UMA CIDADE, UM CLUBE DE FUTEBOL E AS DISPUTAS PELA MEMÓRIA: O LONDRINA ESPORTE CLUBE (1956-2017)OSVALDO FIORATO JUNIORCLAUDIO LUIZ DENIPOTI – orientador
FRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ – PPGHS/UEL
ERIVAN CASSIANO KARVAT – UEPG
O MUSICAL ROSA DE OURO PROPOSTA DOCUMENTAL E SHOW DE SAMBA (1965)JOAO CABRAL DE OLIVEIRACLAUDIO LUIZ DENIPOTI – orientador
FABIO LUCIANO IACHTECHEN – PÓS-DOC/PPGHS/UEL
DANIELA CASONI MOSCATO – SEED-PR
2019

ESCRAVIDÃO E RACISMO: A METODOLOGIA DA AULA-OFICINA EM TEMPOS DE REVISIONISMOS HISTORIOGRÁFICOSFERNANDA PEREIRA SANTOSMARLENE ROSA CAINELLI – orientadora
MARCIA ELISA TETE RAMOS – PPGHS/UEL
MARISA NODA – UENP
A ALIANÇA DEMOCRÁTICA DA DÉCADA DE 1980DANIEL DE LIBORIO RICARDOFRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ – orientador
RIVAIL CARVALHO ROLIM – PPGHS/UEL
SIDNEI JOSE MUNHOZ – UFSC
A identidade germânica no Heimtal: a cultura material do cemitério local (1931-2019).GABRIELA CUBASKI SALARICHARD GONCALVES ANDRE – orientador
JOSE MIGUEL ARIAS NETO – PPGHS/UEL
LOURIVAL ANDRADE JUNIOR – PÓS-DOC
A ESCRAVIDÃO NO PENSAMENTO DO APÓSTOLO PAULO: UMA ANÁLISE DE 1CORÍNTIOS, GÁLATAS E FILEMONSILVIA DOMINGOS DE OLIVEIRAMONICA SELVATICI – orientadora
ALFREDO DOS SANTOS OLIVA – PPGHS/UEL
RENATA LOPES BIAZOTTO – UEM
Entre “matas frondosas” e um “rio perigoso”: representações de viajantes sobre a conquista do Médio Paranapanema (1878-1906)PAULO RENATO DA SILVAGILMAR ARRUDA – orientador
JOSE MIGUEL ARIAS NETO – PPGHS/UEL
DORA SHELLARD CORREA
O bosque Marechal Cândido Rondon (Londrina/PR 1950- 2010): ressignificações e diversidade urbanaDiscente: LARISSA MARTINS BUONOCLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – orientadora
GILMAR ARRUDA – PPGHS/UEL
PAULO CESAR BONI –
Navegando pelo passado: as redes sociais e os problemas da historiografia na era digitalBRUNA CAROLINA MARINO RODRIGUESMARIA RENATA DA CRUZ DURAN – orientadora
MARCIA ELISA TETE RAMOS – PPGHS/UEL
FERNANDO JOSE DE ALMEIDA
A construção da representação do caipira na fase regionalista de Almeida Júnior 1893-1899RODRIGO LOURENCO DOS SANTOSMARGARET MARCHIORI BAKOS – orientadora
CLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – PPGHS/UEL
CHARLES MONTEIRO
Didática da História e História pública: os usos da ideia de “Nazismo” difundida pelo MBL – Movimento Brasil Livre no Facebook (2017)MATHEUS HENRIQUE MARQUES SUSSAIMARCIA ELISA TETE RAMOS – orientadora
RIVAIL CARVALHO ROLIM – PPGHS/UEL
LUIS FERNANDO CERRI – UEPG
O processo de mudança do tratamento da lepra no Paraná (1950-1986): representações e práticasTHAYSA LAUARA LOIOLA STABELINIRivail Carvalho Rolim – orientador
FRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ – PPGHS/UEL
BEATRIZ ANSELMO OLINTO – UNICENTRO
Cinema de propaganda nazista: análise dos filmes O eterno Judeu e Judeu Süss (1940)RAQUEL DE MEDEIROS DELIBERADORJOSE MIGUEL ARIAS NETO – orientador
RICHARD GONCALVES ANDRE – PPGHS/UEL
RENATA APARECIDA FRIGERI
Entre ICoríntios e IClemente: análise das identidades cristãs em CorintoAMANDA CRISTINA MARTINS DO NASCIMENTOMONICA SELVATICI – orientadora
ALFREDO DOS SANTOS OLIVA – PPGHS/UEL
ANDRE LEONARDO CHEVITARESE
Batalha da cultura: o lugar da FLAPT! Entre o Estado, a política pública de cultura e a (so)ci(e)dade de LondrinaPRISCILA ROSALEN PASETTO DE ALMEIDACLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – orientadora
RICHARD GONCALVES ANDRE – PPGHS/UEL
AUREO BUSETTO – UNESP
O espírito de Yamato: o xintoísmo de Estado e o Kyôiku Chokugo na formação do nacionalismo japonês e a imigração para o Brasil (1890-1980)LEONARDO HENRIQUE LUIZRICHARD GONCALVES ANDRE – orientador
MONICA SELVATICI – PPGHS/UEL KOICHI MORI –
O cotidiano londrinense entre lobisomens e fantasmas: análise de causos circulantes de Londrina (2015-2018)JULIANA SOUZA BELASQUIRICHARD GONCALVES ANDRE – orientador
ANGELITA MARQUES VISALLI – PPGHS/UEL
TIAGO HIDEO BARBOSA WATANABE
2018

A “INOVAÇÃO CONSERVADORA” NA EDUCAÇÃO: OS LIMITES DA CIBERCULTURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DOS PNLD 2014 E 2017 DE HISTÓRIA.RUI CAMPOS DIASMARCIA ELISA TETE RAMOS – orientadora
Marlene Rosa Cainelli – docente
Sandra Regina Ferreira de Oliveira – PPEDU/UEL
FRANCISCO DE ASSIS E A VISUALIDADE: VER PARA CRER, VER PARA SER. UMA HISTÓRIA DE POLÍTICA E DEVOÇÃO NA BASÍLICA DE ASSIS (SÉCULO XIII).ANDRE LUIZ MARCONDES PELEGRINELLIANGELITA MARQUES VISALLI – orientadora
Maria Cristina Correia Leandro Pereira – USP
Daniel Russo
IDEIAS DE JOVENS ACERCA DAS INFLUÊNCIAS HISTÓRICO- POLÍTICAS DO FUTEBOL NO BRASIL (2016)PEDRO AURELIO DOS SANTOS LUIZMARCIA ELISA TETE RAMOS – orientadora
RIVAIL CARVALHO ROLIM – docente
GEYSO DONGLEY GERMINARI – UEPG
AI DE VÓS ESCRIBAS E FARISEUS, HIPÓCRITAS”: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES NO EVANGELHO DE MATEUS.KETTULY FERNANDA DA SILVA NASCIMENTO DOS SANTOSMONICA SELVATICI – orientadora
ALFREDO DOS SANTOS OLIVA – docente
PAULO AUGUSTO DE SOUZA NOGUEIRA – PUC CAMP
NARRATIVAS DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – UEL (2014 – 2017): UMA PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA.PRISCIELE MAICA SILVEIRAMARLENE ROSA CAINELLI – orientadora
MARCIA ELISA TETE RAMOS – docente
KATIA MARIA ABUD – USP
PLURALIDADE ÉTNICA EM HATTI: A ETNICIDADE ENTRE OS HITITAS NO QUADRO DO ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO (1650-1200 A.C.)LEONARDO CANDIDO BATISTAMONICA SELVATICI – orientadora
RICHARD GONCALVES ANDRE – docente
KATIA MARIA PAIM POZZER – UFRGS
ESPELHO DO PRATA: A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NA GUERRA ILUSTRADA DA TRÍPLICE ALIANÇA CONTRA O PARAGUAI (1865-1867)GABRIEL IGNACIO GARCIAJOSE MIGUEL ARIAS NETO – orientador
ANA PAULA SQUINELO – UFMT
SILVIA CRISTINA MARTINS DE SOUZA – UEL
FONTES HISTÓRICAS PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO: INTERPRETAÇÕES DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – LONDRINA, 2017HELOISA PIRES FAZIONMARLENE ROSA CAINELLI – orientadora
RONALDO CARDOSO ALVES – UEL
ANA CLAUDIA URBAN – UFPR
ESTUDO SOBRE A HISTÓRICA SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA NA OBRA “FORMAÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO”, DE CAIO PRADO JÚNIORFabiano RibeiroFRANCISCO CESAR ALVES FERRAZ – orientador
Gilmar Arruda – UEL
JOSE ROBERTO BRAGA PORTELLA – UFPR
O MALANDRO SACRALIZADO: A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA E DEVOÇÃO À ENTIDADE ZÉ PILINTRA EM TERREIRO DE FOZ DO IGUAÇU (2012-2017)VANESSA CAROLINE MAURORICHARD GONCALVES ANDRE – Orientador
ALFREDO DOS SANTOS OLIVA – PPGHS/UEL
VANDA FORTUNA SERAFIM – UEM
AS REPRESENTAÇÕES DE DIOCLECIANO (284-305 D. C.) E CONSTANTINO (307-337 D. C.) NA PRODUÇÃO TEXTUAL PAGÃ E CRISTÃ TARDO ANTIGAMURILO PEREIRA ASSUMPCAOMONICA SELVATICI – orientadora
MARGARET MARCHIORI BAKOS – PPGHS/UEL
RENATA LOPES BIAZOTTO – UEM
EM DEFESA DE UMA IDENTIDADE CRISTÃ: O “HEREGE” MARCIÃO PELOS OLHOS DE TERTULIANO DE CARTAGO NA OBRA ADVERSUS MARCIONEMWILLIAN FERNANDES GARCIAMONICA SELVATICI – orientadora
ALFREDO DOS SANTOS OLIVA – PPGHS/UEL
RENATA LOPES BIAZOTTO – UEM
PARA ALÉM DOS SOCOS NA CARA: REPRESENTAÇÕES PUGILÍSTICAS E A HISTÓRIA DO BOXE EM LONDRINA (1970 – 2000)PAULO SERGIO MICALI JUNIORRICHARD GONCALVES ANDRE – orientadora
CLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – PPGHS/UEL
CARLOS ALBERTO SAMPAIO BARBOSA – UNESP
O TRÂNSITO ENTRE O COMUM E O ILUSTRE: A (RE)OCUPAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ E O REGISTRO DE EXPERIÊNCIAS NARRADAS NO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA, DÉCADA DE 1970TAIANE VANESSA DA SILVACLAUDIA ELIANE PARREIRAS MARQUES MARTINEZ – orientadora
RICHARD GONCALVES ANDRE – PPGHS/UEL
LETICIA JULIAO – UFMG
RELIGIOSIDADE E NATUREZA: IMIGRANTES UCRANIANOS E A TRANSFORMAÇÃO DO MEIO AMBIENTE (1890- 1915)DARLAN DAMASCENOGILMAR ARRUDA – orientador
RICHARD GONCALVES ANDRE – PPGHS/UEL
JOAO KLUG – UFSC
2017

CURRÍCULOS BÁSICOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ (1990) E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 3° E 4° CICLOS (1998): MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR DE HISTÓRIA PÓS-REGIME MILITARArthur Henrique Lux LoboMárcia Elisa Teté Ramos – orientadora
Ronaldo Cardoso Alves – docente
Jean Carlo Moreno – UENP
A “GEADA NEGRA” DE 1975 EM LONDRINA – PR: DE EVENTO CLIMÁTICO A LUGAR DE MEMÓRIACaroline da Silva OliveiraGilmar Arruda – orientador
Wander de Lara Proença – UEL
Alessandra Isabel de Carvalho – UEPG
A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO ECOLÓGICO DO MST NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO (1984-2000)Dárcio Cesar ConstanteGilmar Arruda – orientador
Rivail Carvalho Rolim – docente
Maria Celma Borges – UFGD
ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: NARRATIVAS DE JOVENS SOBRE PROTAGONISMO POLÍTICOJessica Christina de MouraMarlene Rosa Cainelli – orientadora
Márcia Elisa Teté Ramos – docente
Marisa Noda – UENP
ESTADOS UNIDOS PÓS 11 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS IN THE SHADOW OF NO TOWERS DE ART SPIEGELMANDanilo Pontes RodriguesJosé Miguel Arias Neto – orientador
Richard Gonçalves André – docente
Samuel Alves Soares – UNESP
DA CERÂMICA ARQUEOLÓGICA ITARARÉ-TAQUARA À CESTARIA KAINGANG: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR SOBRE A TRAJETÓRIA JÊ NO BAIXO TIBAGI, PARANÁMaquieli Elisabete MenegussoClaudia Eliane Parreiras Marques Martinez – orientadora
Lúcio Tadeu Motta – UEM
Wagner Roberto do Amaral –
DRAMATURGIA E IMPRESSÃO DE TEXTOS TEATRAIS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA PRODUÇÃO DRAMÁTICA DE FRANCISCO CORREA VASQUES (1862 – 1884)Henrique Bueno BrescianiSilvia Cristina Martins De Souza – orientadora
José Miguel Arias Neto – docente
Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira – UERJ
O “ESPELHO DE CRISTO”: A REPRESENTAÇÃO CRISTOLÓGICA DA ESTIGMATIZAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS NAS HAGIOGRAFIAS FRANCISCANAS (SÉCULOS XIII E XIV)Alex Silva CostaAngelita Marques Visalli – orientadora
Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez – docente
Adriana Maria de Souza Zierer – UEMA
HARI’S SON: UMA INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA DAS CANÇÕES DEVOCIONAIS DE GEORGE HARRISON DE 1970 A 1973Marcelo Henrique ViolinSilvia Cristina Martins de Souza – orientadora
Richard Gonçalves André – docente
Geni Rosa Duarte – Unioeste
PATRIMÔNIO IMATERIAL, HISTÓRIA E IDENTIDADE: A FESTA DE SÃO BENEDITO EM POÇOS DE CALDAS/MG E SUAS TRANSFORMAÇÕES (1889-2015)Ana Paula AnunciaçãoClaudia Eliane Parreiras Marques Martinez – orientadora
Richard Gonçalves André – docente
Miriam Hermeto de Sá Motta – UFMG
A SUA MELHOR FAMA É NÃO TER FAMA”: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS SOBRE HONRA E BIGAMIA FEMININA NA AMÉRICA PORTUGUESA (1708-1768)Vanessa Caroline da CruzSilvia Cristina Martins de Souza – orientadora
Cláudia Eliane Parreiras Marques Martinez – docente
Antonio Cesar de Almeida Santos – UFPR
DA UTILIDADE DOS JUDEUS: HIPÓTESES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE O PAPEL DA LEITURA NA FORMA DE LUTERO DESCREVER UM GRUPO SOCIAL NA EUROPA DO SÉCULO XVIThais Ayres da SilvaAlfredo dos Santos Oliva – orientador
Wander de Lara Proença – UEL
Hélio Rebello Cardoso Junior – UNESP-Assis
O FEDERALISMO COLOMBIANO ENTRE OS ANOS DE 1861 E 1863Victor Hugo Xavier FlandoliRichard Goncalves Andre – orientador Edmeia Aparecido Ribeiro – UEL
Carlos Alberto Sampaio Barbosa – UNESP
VIAGEM PICTORESCA À PALESTINA: TÁTICAS E ESTRATÉGIAS NAS REPRESENTAÇÕES DO CONFLITO ISRAELO-PALESTINO DE JOE SACCO EM PALESTINE (1992-1996)Jose Rodolfo VieiraRichard Goncalves Andre – orientador José Miguel Arias Neto – docente
Áureo Busetto – UNESP
“PORQUE O FASCISMO É COMO O NAZISMO NA ITÁLIA E O MUSSOLINI É UM HITLER ITALIANO”: ANÁLISE DAS IDEIAS HISTÓRICAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE GUARAPUAVA – PRAna Paula Rodrigues CarvalhoMarcia Elisa Teté Ramos – orientadora
Marlene Rosa Cainelli – docente
Renilson Rosa Ribeiro – UFMT