Escola como espaço feliz : entrelaçamentos de experiências geográficas na interação corpo-lugar

A sala de aula é um espaço de simulações de realidades, onde se supervaloriza o trabalho intelectual em detrimento da corporeidade e da experiência corpo-lugar, com carteiras enfileiradas que limitam as múltiplas possibilidades de interação. Na presente pesquisa discuto a experiência escolar, considerando a relação corpo-lugar, levando em conta a problemática da corporeidade que é limitada pela sala de aula como estrutura física rígida que, atrelada ao currículo escolar gradeado, limita os sentidos corpóreos e as diversas interações entre os indivíduos. A sala de aula vista como essencial e única ao ensino é resultado de uma arquitetura física empregada e direcionada a reprodução do capital, o que nesta pesquisa se contrapõe a uma aprendizagem de corpo inteiro levando em conta o ambiente como imanente à experiência geográfica. No intuito de unir a teoria à prática educativa necessária ao ensino de Geografia entre outras ciências, discuto a aprendizagem com todos os sentidos corpóreos (visão, audição, tato, paladar, olfato) em interação com o mundo, na relação Eu-Tu e Eu-Isso, tendo o corpo como mediador de nossa experiência. A metodologia qualitativa foi direcionada a compreensão do fenômeno escolar do ponto de vista fenomenológico, considerando a escola como espaço de convivência, lugar de expressividade corporal e de relação dialogal entre entes, escola como espaço feliz. A compreensão fenomenológica das narrativas de professores e estudantes em relação às vivências em sala de aula e ambientes que extrapolam os seus limites, ocorreu por meio da aplicação de formulários online, alternativa possível em tempos de pandemia. O debate se dá em torno do sentido da escola e da necessidade de se aprender com a corporeidade, levando-se em conta a relação corpo-lugar. Espero com esta pesquisa, avançar nas discussões sobre a corporeidade, ampliando a compreensão sobre a importância da criação de espaços de convivência na sala de aula e para além desta, que não se restringem a aprendizagem única de conteúdos, mas que se volta à aprendizagem para a vida.