Estágio Pós-doutoral, também denominado Pós-doutorado, é o conjunto de atividades de estudo e pesquisa e/ou de inovação tecnológica desenvolvido por portador do título de doutor não integrante do Quadro de Pessoal Efetivo da UEL, realizado sob a supervisão de docente contratado em caráter efetivo pela Universidade ou pertencente à categoria de Professor/Pesquisador Sênior, vinculado à PPG Stricto sensu da UEL, ou a Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UEL. Tem como objetivo consolidar, atualizar, aprofundar e ampliar os conhecimentos científicos e tecnológicos, ou efetuar o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do pós-doutorando.

Mais informações


Atuais pós-doutorandos


Profª. Dra. Débora Jurado Ramos

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL)

E-mail: deborajurado@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5613552590791439

Pesquisa: De uma Geografia do Sons para uma Geografia das Mãos: fenomenologia e sensibilidade no reconhecimento das habilidades do professor bilíngue.

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Jeani Delgado Paschoal Moura

Resumo do projeto: Esta pesquisa investiga as competências do professor bilíngue (Libras-Português) através da “geografia das mãos”, contrapondo-se à visão auditivista tradicional (“geografia dos sons”). Fundamentada na fenomenologia e na crítica ao colonialismo ouvinte (Skliar, 2003), analisa como a integração entre Libras, corporeidade e pedagogia surda (Lopes; Quadros, 2017) pode construir práticas educativas decoloniais. O estudo destaca quatro eixos formativos: (1) compreensão geográfica da sala de aula como espaço simbólico (Farias, 2023); (2) fluência em Libras como ato político; (3) metodologias visuo-táteis antiassimilacionistas; e (4) engajamento com a história e cultura surda (Steins, 1994; Santana, 2021). A proposta da “geografia das mãos” ressignifica gestos e movimentos como formas de resistência à colonialidade auditiva, transformando o professor em arquiteto de espaços educativos que valorizam a diferença. Utilizando referenciais como Larrosa (2002), demonstra que a educação bilíngue, quando ancorada na experiência surda, transcende a mera transmissão de conteúdos, tornando-se ato político de afirmação cultural. Os resultados apontam para a necessidade de repensar a formação docente além da competência linguística, incorporando dimensões espaciais, corporais e políticas que reconheçam a Libras como eixo de uma pedagogia visual e transformadora.


Profª. Dra. Danieli Barbosa de Araujo

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL)

E-mail: danieli.araujo@uel.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4225431099248274

Pesquisa: Entrelaçamentos entre Educação, Geografia dos Riscos e Geopoética na construção de resiliências potenciais.

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Jeani Delgado Paschoal Moura

Resumo do projeto: Vivemos em uma era marcada por desafios que se entrelaçam em uma rede complexa de riscos, abrangendo desde ameaças naturais até perigos gerados pela ação humana. Esses elementos contribuem para a configuração do que é atualmente reconhecido como uma “sociedade do risco” (Beck, 1992). Neste contexto, o presente projeto busca desenvolver uma proposta de “Educação para os Riscos” ancorada no entrelaçamento entre Geopoética e Geografia dos Riscos, duas linhas de estudos que, quando integradas, podem contribuir para a compreensão, caracterização e avaliação de riscos, com foco em estudos em escalas locais. O estudo propõe uma pesquisa participativa, com ênfase na sensibilização e no mapeamento de riscos. A abordagem metodológica inclui revisão de literatura para fundamentação teórica, mobilização de participantes, realização de oficinas para explorar experiências e percepções de riscos, e a aplicação da perspectiva de “cartografia pessoal” (De Paula, 2012) e dos “Cadernos de navegação Geopoética” (Bouvet, 2012) para criar mapas e representações baseadas nas experiências dos participantes. A pesquisa envolverá professores de geografia em formação, docentes e estudantes da Rede Estadual de Educação de Londrina, Paraná, Brasil. O estudo busca fortalecer a conscientização sobre riscos, promover a resiliência e ampliar a participação da sociedade na gestão de riscos, contribuindo para a construção de uma cultura de segurança e resiliência potencial.


Egressos do Pós-doutorado

Prof. Dr. Caio Cezar Cunha

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL)

E-mail: caiocezar.cunha@uel.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6067197662297453

Pesquisa: Cartografia Social e Mapas Afetivos como ferramenta de gestão para as Políticas Públicas Sociais

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Ideni Terezinha Antonello

Resumo do projeto: Compreender a lógica territorial das populações atendidas pela Política de Assistência Social de Londrina com levantamentos pautados em metodologias qualitativas de Cartografia Social alinhados a Psicologia Socioambiental. Nosso objetivo é visualizar espacialmente as expressões de estima das pessoas em relação aos seus lugares de vida. Essas aproximações nos permitiram classificar estimas potencializadoras ou despotencializadoras a modo de possibilitar o vínculo desses sentimentos com qualidade de vida e a vontade de agir das pessoas frente a situações de precariedade e risco pessoais. Nossos resultados visam fornecer alternativas na compreensão das demandas sociais de forma a complementar as ferramentas que subsidiam a gestão destes territórios.


Prof. Dr. Paulo Henrique Marques de Castro

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL)
Professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio (PR)

E-mail: paulocastro@uenp.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0900608828526163

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Adriana Castreghini de Freitas Pereira

Resumo da pesquisa: No contexto atual da amplificação das geotecnologias os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), como os drones, têm sido amplamente usados para vários domínios, que vão desde aplicações militares à civis. Para a análise de alguns fenômenos, fundamentalmente em pequenas áreas, as fotografias aéreas têm-se apresentado atrativas, pois os custos operacionais são mais baixos. A pesquisa objetiva investigar o potencial de fotografias aéreas obtidas por drones para o aprimoramento de metodologias voltadas à geração de indicadores de riscos e vulnerabilidades socioambientais, a partir da investigação e comparação de áreas no contexto do norte do Estado do Paraná. O estudo pautará a análise das potencialidades em duas perspectivas: i) técnica, onde, a partir do processamento das imagens, seja possível a extração de informações geográficas. ii) Da linguagem fotográfica, que atua simultaneamente no campo do inteligível e do sensível, fornecendo um leque de informações em diversos campos do conhecimento, as quais o pesquisador pode utilizar para reconstituir e interpretar determinada realidade social.  Como resultados, espera-se o aprimoramento de metodologias científicas existentes voltadas à análise de risco e vulnerabilidade socioambiental, a partir da produção de estratégia metodológica que agrega o uso de geotecnologias modernas para análise integrada dos elementos do meio físico e social.


Prof.ª Dr.ª Graziele Muniz Miranda Hoffart

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

E-mail: gmunizmiranda@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9494596851160065

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Ideni Terezinha Antonello

Pesquisa: Proposta de indicadores de justiça ambiental como ferramenta para o setor de Vigilância Socioassistencial do município de Betim-MG

Resumo da pesquisa: Historicamente políticas sociais no Brasil são focalizadas em questões de combate à pobreza, à privação e ao fortalecimento de vínculos afetivos, sem questionar as injustiças socioambientais que afetam desproporcionalmente os usuários da Política de Assistência Social. A pesquisa investigou os principais desafios e sugeriu propostas para a efetivação de políticas públicas sociambientais no município de Betim-MG. Além de pesquisa bibliográfica, foram elaborados mapas temáticos e entrevistas semiestruturadas com trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Betim-MG.


Prof.ª Dr.ª Nathália Prado Rosolém

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP)

E-mail: nathaliarosolem@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9461339651464405

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Adriana Castreghini de Freitas Pereira

Pesquisa: Proposta Metodológica de André Journaux (1979) Aplicada à Dinâmica Ambiental da Área Urbana de Londrina – PR

Resumo da pesquisa: Com base na metodologia cartográfica desenvolvida pelo geógrafo francês André Journaux (1979) — que propõe uma legenda geral passível de adaptação a distintos espaços geográficos —, esta pesquisa propõe o mapeamento dos dados do Meio Ambiente e de sua dinâmica da Área Urbana de Londrina-PR. Para isso, utilizou-se a adaptação da legenda proposta por Journaux, já adequada ao contexto do município pela própria pesquisadora e publicada na Revista Confins em 2009. A investigação tem como objetivo a elaboração de uma coleção de mapas analíticos e de correlação (sistemas), produzidos no ambiente do Sistema de Informações Geográficas (SIG).


Prof.ª Dr.ª Jussara Fraga Portugal

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Professora titular da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Período: 2018 a 2019

E-mail: jportugal@uneb.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6864330564882128

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Eloiza Cristiane Torres

Pesquisa: Trajetórias de aprendizagem da docência em Geografia: narrar, formar e iniciar

Resumo da pesquisa: A pesquisa, vinculada ao estágio pós-doutoral, sob a supervisão da Profa. Dra. Eloiza Cristiane Torres, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), teve como base o subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico, cujas ações foram desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, e em seis escolas de educação básica de três municípios – Conceição do Coité, Serrinha e Teofilândia – do Território de Identidade do Sisal. A referida investigação, por meio da análise e interpretação das narrativas de 15 professores de Geografia em formação inicial, bolsistas de indicação à docência, intencionou compreender como tais professores concebem as aprendizagens da/na/sobre a docência, e quais sentidos são atribuídos à formação e ao ensino de Geografia (experiências da docência) decorrentes das ações que compuseram a proposta pedagógica do subprojeto Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (Pibid). Trata-se de uma investigação-formação de abordagem qualitativa, ancorada nos princípios do método (auto)biográfico, cujas fontes – memorial, diário de formação e entrevista narrativa – possibilitaram a apreensão do objeto investigado. As narrativas revelaram episódios marcantes nas trajetórias de vida-escolarização-formação e evidenciaram as contribuições das situações formativas experienciadas no devir das ações do referido subprojeto e suas implicações na construção da identidade docente. Esta pesquisa contou com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).


Prof.ª Dr.ª Léia Aparecida Veiga

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Professora no Curso de Geografia da Universidade Federal de Integração Latino-Americana – UNILA

Período: 2017 a 2018

E-mail: leia.veiga@uel.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9940086723504263

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Eloiza Cristiane Torres

Tema de Pesquisa: Educação Ambiental


Prof. Dr. Edvaldo Carlos de Lima

Doutor em Geografia pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – Campus de Recife/PE
Professor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Período: 2017 a 2018

E-mail: edvaldo.edvlima@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9077154635715473

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Eliane Tomiasi Paulino

Tema de Pesquisa: Educação do Campo


Prof. Dr. Josué da Costa Silva

Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000) 
Professor titular no Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Período: 2016

E-mail: jcosta1709@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8909795919185303

Supervisor: Prof. Dr. Nilson Cesar Fraga