Teses e Dissertações
Palavra-chave: Vulnerabilidade social
A vulnerabilidade da estrutura de saúde na macrorregional norte Paranaense em tempos de pandemia
Maycon Moraes Souza, Marciel Lohmann
Data da defesa: 23/02/2023
O confronto e o combate à Covid-19, em tempos recentes, surgem como uma nova luta das populações à nível global, que não enfrentava uma disseminação viral de grandes proporções em escala mundial, desde a Gripe H1N1 (Influenza A), ou a níveis de pandemia desde 1919 com a gripe espanhola. Esta pesquisa tem como objetivo, a partir de uma análise em escala regional, verificar a vulnerabilidade estrutural de saúde presente na Macrorregional Norte de saúde do Paraná no período da segunda onda da pandemia vivida em março de 2021. Sob a justificativa de mensurar as regionais mais vulneráveis, procurou contribuir para a discussão desta temática voltada a saúde, a criação de um índice que possa medir possíveis vulnerabilidades na macrorregional estudada. Utilizando-se de uma composição de variáveis referentes a parte da estrutura física e de pessoal nas regionais de saúde, construiu-se o IVES Índice de Vulnerabilidade da Estrutura de Saúde (IVES), perante a Covid-19, mensurando as regionais mais críticas, baseadas na quantidade de leitos complementares, ventiladores/respiradores e de carga horária média de profissionais de saúde. Como resultados obtidos, notou-se a presença de vulnerabilidade média nas regiões de saúde do norte pioneiro, e de baixa ou muito baixa vulnerabilidade nas regiões mais centrais do estado paranaense, contudo, ao confrontar com os números de óbitos e casos de Covid-19 no período, se mostrou um inconsistente na maioria das regionais. Contudo, os resultados aqui expostos não invalidam a pesquisa, pois elas possuem um papel de discussão e ampliação do debate de metodologias de trabalho dentro da geografia da saúde e de assistência ao poder público e a população.
Fragilidade ambiental e vulnerabilidade social : uma análise da dinâmica socioambiental do município de São Jerônimo da Serra (PR)
Wagner Willians Alves, Pedro Rodolfo Siqueira Vendrame
Data da defesa: 30/06/2022
A seguinte pesquisa tem como objetivo evidenciar os principais elementos para a compreensão das fragilidades ambientais e vulnerabilidades sociais e econômicas do município de São Jerônimo da Serra (PR). Para isso, buscou-se basear em autores que abordam a temática em suas pesquisas, e, com isso, verificar, se há ou não, elementos de fragilidade ambiental e de vulnerabilidade social no município em questão. De maneira a deixar as metodologias utilizadas mais compreensíveis, a seguinte pesquisa foi desmembrada em dois artigos, que, em suas peculiaridades, buscam evidenciar a realidade de São Jerônimo da Serra. Metodologicamente esta pesquisa foi dividida em dois artigos, dos quais o primeiro artigo aborda as questões ambientais que o município apresenta, e que por meio da abordagem da metodologia de Jurandyr Ross verifica-se as Fragilidades Ambientais presentes na área estudada, levando em consideração as peculiaridades relacionadas a geomorfologia, solo, clima, vegetação e hidrografia. Já o segundo artigo foi baseado na metodologia de Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) proposta pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a qual evidencia as vulnerabilidades sociais e econômicas presentes em São Jerônimo da Serra. Observou-se durante a utilização das duas metodologias a presença de Fragilidades Ambientais e Vulnerabilidades Sociais no município, as quais foram passiveis de análise sobre as conexões entre o socioeconômico e o ambiental na área estudada.