Teses e Dissertações
Palavra-chave: Meio ambiente
Conhecimento para a ação: educação ambiental por meio de ações didáticas interativas
Caroline Hatada Lima Bomfim, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 19/07/2023
Nos dias atuais, as discussões sobre meio ambiente equilibrado, sustentabilidade e proteção ambiental vem cada vez mais ganhando atenção, seja na mídia, nas pesquisas acadêmicas ou em sala de aula. Discorrer sobre as questões ambientais vai muito além das parcerias entre instituições público-privadas, mas também está relacionada ao papel da sociedade, e o que cada um deve fazer, enquanto cidadãos, para promover a proteção ambiental. O que de fato se busca é um meio ambiente equilibrado, e muitos pesquisadores afirmam que a chave para alcançar este objetivo é através da educação ambiental (EA). Dessa forma, esta tese está dividida em Capítulos, apresentada em formato de 2 artigos. O primeiro artigo corresponde a elaboração e validação de um material paradidático voltado para a EA a cerca dos resíduos sólidos. Este material foi pensado para que fosse complementar ao conteúdo curricular proposto pelo Ministério da Educação, e aplicável dentro de sala de aula, capaz de incentivar a aprendizagem, fazendo com que o aluno tenha mais interesse pelo aprendizado e estudo do tema. Evidenciamos que o professor tem papel importante para a promoção da EA, porém, enfrentam o desafio de ensinar sobre o que vai além do currículo base, além da difícil tarefa de, muitas vezes, não possuírem materiais e recursos disponíveis para tais ações, apesar da vontade de contribuir. O segundo artigo visou uma EA voltada para o conhecimento sobre os ambientes internos. Através de um artigo de Revisão Rápida, mapeamos iniciativas publicadas em revistas que utilizam o monitoramento de CO2 em espaços educacionais internos como forma de sensibilização e educação sobre o meio ambiente. O CO2 pode ser utilizado como um proxy para ventilação e, consequentemente, ajudar a detectar problemas na ventilação e possíveis riscos de contaminação por doenças de transmissão aérea. Ambos os artigos enfatizam como o conhecimento é importante para a tomada de decisão, e como ele pode ser construído através da EA. Incentivar a participação dos alunos e da comunidade como um todo através do uso de materiais paradidáticos para a promoção da EA, ou o uso de equipamentos de medição de CO2 para o melhor conhecimento sobre os ambientes internos, por exemplo, pode ajudar no maior entendimento sobre o meio ambiente, e, de fato, refletir em discussões que levem a sociedade ao verdadeiro desenvolvimento sustentável.
Aspectos climáticos, hidrológico e uso da terra na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cafezal – PR
Emanuele Ruyz Pedraci, Maurício Moreira dos Santos
Data da defesa: 11/02/2023
A preservação dos recursos naturais do planeta é dever de toda comunidade, bem como o uso sustentável da água, pois é um bem comum e componente fundamental para a vida. Neste sentido, pesquisas científicas que envolvem o aprofundamento do conhecimento sobre a dinâmica da água em bacias hidrográficas se tornam fundamentais para a gestão e sustentabilidade desse recurso. Partindo desta premissa, este trabalho apresenta estudos na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cafezal, localizada na região de Londrina, no norte do estado do Paraná, percorre no sentido de oeste a leste 4 importantes municípios. Esta pesquisa utilizou-se de levantamentos de dados secundários e aplicação de métodos para análise de relações socioespaciais e variáveis naturais pertencentes a dinâmica climática e hidrológica regional. O presente trabalho está dividido em dois artigos. O primeiro intitulado: “Variação na vazão fluvial e a interferência do El Niño e La Niña: um breve estudo sobre a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cafezal” tem como objetivo análise da variação temporal das vazões fluviais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cafezal e como os fenômenos climáticos podem afetar a evolução da fluviometria neste sistema. Os estudos hidrológicos associados ao clima são fundamentais para a compreensão sistêmica de uma bacia hidrográfica. O segundo, intitulado: “O uso e ocupação do solo e seu impacto sobre a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cafezal”, tem por objetivo abordar os processos antrópicos de uso do solo e a cobertura de vegetação e suas influências na dinâmica da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cafezal. Os resultados desses estudos podem contribuir para formulação de novas políticas públicas e ações de planejamento sobre a bacia estudada que devem ser elaboradas por prefeituras municipais, iniciativa privada e demais instituições, visando de forma integrada e participativa à manutenção e preservação ambiental, proporcionando adequadamente a gestão dos recursos hídricos e o monitoramento do clima, buscando a redução de possíveis prejuízos econômicos, sociais e ambientais, sobretudo futuros, advindos do aquecimento global, que está produzindo, com cada vez mais frequência e maior intensidade, eventos extremos que impactam a natureza e sociedade em diferentes escalas de alcance.
As Margem Dos Rios Urbanos: percepção de Riscos nas ocupações irregulares de Londrina, Paraná
Regina Magna Franco, Jeani Delgado Paschoal Moura
Data da defesa: 18/04/2023
Esta pesquisa está voltada para a compreensão das experiências de riscos, vulnerabilidades e perigos ambientais nas ocupações irregulares nas margens dos rios urbanos de Londrina, Paraná, Brasil. O conceito de habitar é apresentado como inerente à condição humana originária, dada a impossibilidade de conceber o espaço em detrimento da existência. Os conceitos de lugar, geografia de riscos e vulnerabilidades na perspectiva humanista de base fenomenológica e suas interfaces teórico-metodológicas serão a base e fundamento da discussão para se compreender os sentidos que as pessoas atribuem à sua experiência de viver em áreas irregulares. A tese originou-se da necessidade de compreender a lógica das ocupações em áreas não apropriadas para a urbanização, tendo como eixo norteador a relação intrínseca entre homem-natureza. De um lado, temos as preocupações com a ocupação de Áreas de Preservação Ambiental (APPs) que levam a degradação da natureza, de outro, a problemática da exclusão social. Diante disso, a tese se pauta na premissa de uma lógica excludente que tenciona a população para a ocupações irregulares, gerando insegurança jurídica, social, ambiental e econômica, sem a garantia de seus direitos básicos. O recorte espacial para estudo foi a delimitação das ocupações irregulares em fundos de vale em Londrina, cujo estudo buscou promover uma visão integrada da relação da população com as margens dos rios urbanos, o seu lugar de morada. Como metodologia quanti-qualitativa foram realizados trabalhos de campo nessas áreas de ocupação irregular para observação direta e registros fotográficos e em caderneta de campo, entrevistas com moradores, além dos levantamentos de dados estatísticos e histórico-geográficos para a espacialização e mapeamentos do fenômeno estudado. A abordagem humanista é proposta como alternativa para o avanço na compreensão da geografia dos riscos, com foco na população de baixa renda que ocupa as margens dos rios como último refúgio para suprir as suas carências por moradias e demais necessidades básicas. A insuficiência de políticas públicas para o acesso à terra urbanizada é o elemento central que opera para o crescimento das ocupações irregulares, frente a alta demanda habitacional provocada por fluxos migratórios e intensa pobreza. Como resultados desta tese procuramos demonstrar a experiência urbana de habitar em risco de uma camada da população londrinense vulnerabilizada que vive em áreas irregulares de fundos de vale, culminando em um problema social e ambiental. Com isso, esperamos ampliar os estudos sobre a geografia dos riscos de modo a cooperar com discussões em torno da necessidade de implementação de políticas públicas habitacionais integradas as demais políticas públicas voltadas para temas de relevância social e ambiental.
Os resíduos sólidos urbanos de Guaraci-PR : cenários e desafios
Cleverson Naldo Pina, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 16/03/2012
Atualmente a crescente população consumista mundial, não leva tão a sério as questões ambientais, os resíduos sólidos apresentam-se como um problema em muitos municípios brasileiros. Com o objetivo de analisar os impactos socioambientais oriundos da destinação dos resíduos sólidos no município de Guaraci-Pr, observou-se que as discussões ambientais foram ganhando espaço e força ao longo do tempo. Assim a destinação dos resíduos sólidos se mostra um item dentro da vasta pauta dos problemas ambientais. Estes resíduos podem ser de diferentes origens e composições e devem ser tratados corretamente. Existem diversas formas de tratamento dos resíduos gerados em um ambiente urbano e elas devem ser empregadas, sempre visando a conciliação da preservação do meio ambiente e a valorização social. O seu gerenciamento é uma importante ação, pois através dele é possível encontrar a ferramenta mais adequada para cada resíduo e para cada local. Sem que haja este gerenciamento, os resíduos podem poluir os recursos naturais com grande facilidade. A cidade de Guaraci-Pr é uma típica cidade de pequeno porte, e suas ações ambientais não se apresentam adequadas no que diz respeito aos resíduos sólidos, pois a destinação final destes está inadequada. Baseando-se na literatura pesquisada e em visitas a campo no município, foi possível elaborar um diagnóstico com os principais problemas ocorridos em Guaraci-Pr, e a partir disso elencar possíveis soluções com a real possibilidade de serem executadas no município. Desta forma, isso pode contribuir para a preservação do meio ambiente no local, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes do local.