Teses e Dissertações
Palavra-chave: Geografia Escolar
Geografia escolar e ensino de cidade: os cartões-postais escolares (CPE) como possibilidade de ensino e aprendizagem de Londrina – PR
Liliam Araujo Perez, Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 14/07/2023
Em pleno século 21 são muitos os enfrentamentos no atual cenário da educação
brasileira. Mudanças nas políticas educacionais têm sido o foco de discussões acerca
dos desdobramentos da atual implantação da Base Nacional do Currículo ComumBNCC e Novo Ensino Médio. Diante da realidade diversa das escolas e da sala de
aula, docentes se deparam com os desafios do ensino e aprendizagem. A Geografia
Escolar e a Ciência Geográfica ao longo da sua história no Brasil, tem como
defrontamento a renovação no/do ensino para se manter como disciplina básica nas
últimas décadas, defendendo sua relevância para a construção de uma educação de
significados e sentidos para escolares do Ensino Fundamental e Médio. Diante dessa
realidade a pesquisa desenvolveu-se sofrendo a ação de mudanças na política
educacional do estado do Paraná e sob o contexto dos resultados da pandemia da
Covid 19 que interrompeu as atividades presenciais nas escolas. O objetivo geral da
tese, desenvolvida dentro de tais limites, foi avaliar as emergências sobre o aprender
na/da/a cidade de Londrina, advindas de uma prática pedagógica de elaboração de
cartões-postais escolares (CPE) e compreender que percepções de
Geografia/conceitos geográficos têm estes estudantes do ensino médio. De natureza
qualitativa, a pesquisa fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseada em Bardin
(1994; 1977; 2011; 2016), a qual possibilitou a exploração, análise e avaliação dos
CPE produzidos a partir de uma sequência didática dividida em oito momentos. A
elaboração de CPE com vistas ao conteúdo urbano oportunizou um olhar específico
dos estudantes participantes da pesquisa sobre a cidade de Londrina concebido na
perspectiva hibrida de ensino formal, não formal e informal. A análise evidenciou uma
aprendizagem vinculada ao ensino formal de Geografia relacionada a aspectos
locacionais da cidade de Londrina, tais como a identificação de bairros e lugares, a
noção de distâncias e relações comerciais e culturais entre diversificados espaços e
pessoas. Todavia, emergiram dados de uma aprendizagem informal propiciada pela
prática de elaboração dos CPE, nos significados atribuídos a diferentes lugares da
cidade de Londrina, representados por locais mais tradicionais como espaços de
cultura, religião e lazer, até aqueles com vistas de paisagens urbanas repletas de
grafites em muros e pontilhões. Ainda, emergiram dos olhares dos estudantes
diferentes paisagens vistas de janelas de ambientes mais íntimos, representando o
pôr do sol ou um aspecto comovente do espaço urbano. Conclui-se que a prática
didática potencializou o ensino e o aprendizado a partir do aprender informal e
espontâneo da cidade por meio da geografia escolar.
A abordagem teórico-metodológica da cidade e do planejamento urbano na geografia escolar
Francisco Manoel de Carvalho Neto, Ideni Terezinha Antonello
Data da defesa: 09/12/2022
Dentro da realidade social vivenciada, com grande presença do individualismo e da segregação social, é fundamental a discussão e a proposta de instrumentos que possibilitem a justiça social. Dito isto, com vistas à garantia de uma cidade mais justa, destaca-se a importância da abordagem do tema, em sala de aula, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, como ferramenta possibilitadora da aprendizagem significativa e fomentar estratégias de repensar o espaço urbano. Assim sendo, a presente pesquisa teve por objetivo, analisar as relações entre a cidade, o planejamento urbano e educação escolar, no âmbito do ensino da Geografia, a partir de experiências concretas vivenciadas no cotidiano de professores e alunos. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica sobre a temática investigada, bem como, trabalho de campo com aplicação de questionário a alunos e professores de Geografia do Ensino Médio das escolas estaduais do município de Siqueira Campos, Paraná, 2020. Inicialmente foi apresentada a discussão sobre conceitos fundamentais para a abordagem da temática da pesquisa. Na sequência, apresenta-se a discussão sobre o ensino da Geografia e suas potencialidades para o desenvolvimento da consciência participativa nos estudantes. Por fim, é apresenta uma proposta de plano de aula, pautado nas práticas pedagógicas inovadoras; a análise dos documentos orientadores do currículo da rede estadual paranaense, análise de obras didáticas, bem como a percepção de alunos e professores sobre a abordagem do tema espaço urbano em sala de aula. Concluindo-se que, o ensino da Geografia pautado nas práticas de ensino inovadoras, nesta pesquisa com enfoque nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, é visto como instrumento incentivador e possibilitador da criticidade dos discentes, na qual eles serão motivados a analisar, refletir e expor seus pensamentos sobre uma determinada realidade. Destaca-se ainda, a abordagem da cidade e do planejamento urbano no ensino formal, como elementos que visam a formação de um cidadão consciente das demandas do espaço que vive, podendo deliberar sobre esse espaço de forma ativa e democrática.