Crianças atuando nas cenas das suas próprias criações: em busca de uma educação ambiental emancipatória por intermédio do teatro do oprimido visto pela égide da geografia da infância
Daisson Felix Jacinto, Eloiza Cristiane Torres
Data da defesa: 22/01/2025
A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre as possibilidades teóricas e metodológicas para abordar a desafiadora responsabilidade da sensibilização na Educação Ambiental, olhando o meio ambiente como parte indissociável da pessoa que o habita. A pesquisa foi aplicada abordando o Teatro do Oprimido como linguagem para o ensino de uma Educação Ambiental Emancipatória Significativa baseada nos conceitos da Geografia da Infância que conversem com a Arte e a Literatura. O objetivo geral aborda a forma como a metodologia do teatro fórum, uma ramificação do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, consegue auxiliar na sensibilização para uma Educação Ambiental emancipatória e significativa. O método da pesquisa foi o humano-processual, e a metodologia utilizada nesse estudo é a pesquisa participativa com viés analítico qualitativo, também foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de trabalhos que abarcavam as temáticas pertinentes a esta dissertação, seguido de trabalhos de campo para a realização de levantamento prévio dos conhecimentos dos participantes sobre o meio ambiente, seguido de intervenções com oficinas de produção teatral ao meio da intervenção e um espetáculo feito pelas crianças seguindo a metodologia do teatro fórum. E por fim, reflexões sobre a importância dos conhecimentos da geografia logo na infância são adicionadas. O objeto de estudo desta dissertação é o Teatro do Oprimido com a Educação Ambiental. O recorte espacial da pesquisa consiste no ambiente não-formal de educação a “Casa do Caminho” localizada em Londrina – PR. A população da pesquisa diz respeito aos educandos na faixa etária de 05 a 09 anos e educadores maiores de idade, dessa instituição que a frequentaram no período da pesquisa. Por fim, a pesquisa constatou que a linguagem teatral potencializa a aprendizagem dos participantes acerca dos princípios de uma Educação Ambiental Emancipatória e Significativa.
A espacialidade da criança: sobre a experiência perceptiva como abertura ao mundo da vida
Lygia de Oliveira Ribeiro, Jeani Delgado Paschoal Moura
Data da defesa: 01/12/2023
A escola é um lugar onde podemos desfrutar de interações com as crianças que podem nos proporcionar elementos imprescindíveis para mapear as geografias da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar as espacialidades experienciadas pelas crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através das suas percepções, buscando compreender as suas relações sobre o morar. Dessa forma, busca-se compreender a forma como elas interpretam o mundo vivido. As crianças se relacionam com o espaço diferentemente dos adultos e, muitas vezes, estes tentam interpretar a espacialidade infantil com uma perspectiva adulta. Portanto, é importante encontrar formas de compreender as relações das crianças de maneira genuinamente infantil. A abordagem adotada nesta pesquisa é qualitativa e baseada na fenomenologia, considerando o mundo da vida de cada criança e sua relação com o espaço. A pesquisa começou com a compreensão do fenômeno por meio de rodas de conversa com crianças de ensino fundamental anos iniciais de uma escola municipal em Santo Antônio da Platina, Paraná. Nessas conversas, discutimos sobre suas casas e suas vivências. Além disso, realizamos oficinas de desenho para entender como as crianças se relacionam com o mundo ao seu redor. Para as crianças, o ato de desenhar vai além de uma simples representação da realidade concreta; cada ilustração revela diferentes perspectivas e vivências. As narrativas infantis e os desenhos se mostraram uma contribuição valiosa para entender como as crianças percebem o mundo com base em suas experiências sensoriais. Em conclusão, colocamos em relevo a geografia da criança como uma maneira de explorar as geografias vividas nas séries iniciais, partindo do entendimento das interpretações infantis em seu mundo da vida.