Teses e Dissertações
Palavra-chave: Cartão-Postal Escolar
Geografia escolar e ensino de cidade: os cartões-postais escolares (CPE) como possibilidade de ensino e aprendizagem de Londrina – PR
Liliam Araujo Perez, Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 14/07/2023
Em pleno século 21 são muitos os enfrentamentos no atual cenário da educação
brasileira. Mudanças nas políticas educacionais têm sido o foco de discussões acerca
dos desdobramentos da atual implantação da Base Nacional do Currículo ComumBNCC e Novo Ensino Médio. Diante da realidade diversa das escolas e da sala de
aula, docentes se deparam com os desafios do ensino e aprendizagem. A Geografia
Escolar e a Ciência Geográfica ao longo da sua história no Brasil, tem como
defrontamento a renovação no/do ensino para se manter como disciplina básica nas
últimas décadas, defendendo sua relevância para a construção de uma educação de
significados e sentidos para escolares do Ensino Fundamental e Médio. Diante dessa
realidade a pesquisa desenvolveu-se sofrendo a ação de mudanças na política
educacional do estado do Paraná e sob o contexto dos resultados da pandemia da
Covid 19 que interrompeu as atividades presenciais nas escolas. O objetivo geral da
tese, desenvolvida dentro de tais limites, foi avaliar as emergências sobre o aprender
na/da/a cidade de Londrina, advindas de uma prática pedagógica de elaboração de
cartões-postais escolares (CPE) e compreender que percepções de
Geografia/conceitos geográficos têm estes estudantes do ensino médio. De natureza
qualitativa, a pesquisa fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseada em Bardin
(1994; 1977; 2011; 2016), a qual possibilitou a exploração, análise e avaliação dos
CPE produzidos a partir de uma sequência didática dividida em oito momentos. A
elaboração de CPE com vistas ao conteúdo urbano oportunizou um olhar específico
dos estudantes participantes da pesquisa sobre a cidade de Londrina concebido na
perspectiva hibrida de ensino formal, não formal e informal. A análise evidenciou uma
aprendizagem vinculada ao ensino formal de Geografia relacionada a aspectos
locacionais da cidade de Londrina, tais como a identificação de bairros e lugares, a
noção de distâncias e relações comerciais e culturais entre diversificados espaços e
pessoas. Todavia, emergiram dados de uma aprendizagem informal propiciada pela
prática de elaboração dos CPE, nos significados atribuídos a diferentes lugares da
cidade de Londrina, representados por locais mais tradicionais como espaços de
cultura, religião e lazer, até aqueles com vistas de paisagens urbanas repletas de
grafites em muros e pontilhões. Ainda, emergiram dos olhares dos estudantes
diferentes paisagens vistas de janelas de ambientes mais íntimos, representando o
pôr do sol ou um aspecto comovente do espaço urbano. Conclui-se que a prática
didática potencializou o ensino e o aprendizado a partir do aprender informal e
espontâneo da cidade por meio da geografia escolar.