Ordenamento Territorial do Brasil: potencialidades naturais e vulnerabilidades sociais

A pesquisa que resultou neste livro definiu, como objetivos, produzir conhecimento e informações que pudessem contribuir para o incremento da qualidade ambiental, para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria das condições de vida da população, sendo o Brasil o recorte geográfico. Partiu-se da premissa de que o ordenamento territorial necessita estar estruturado sobre os pilares ecológico-ambiental, social e econômico. Destaque-se que a pesquisa foi elaborada durante três anos, baseada em critérios estritamente técnico-científicos, com a intenção de que venha a ser um instrumento para que o poder público e os agentes privados otimizem o uso do espaço geográfico, por meio da sua ocupação mais ordenada, e otimizem a utilização racional dos recursos naturais. Entende-se que, dessa forma, é possível ampliar as informações necessárias para planejar e reordenar a ocupação do território nacional, bem como garantir a eficácia das decisões políticas e da intervenção pública e privada na gestão do território. Esta obra fornece um panorama da realidade geográfica brasileira, sinalizando a importância da implementação de políticas públicas de ordenamento territorial que tenham foco ambiental, social e econômico, em diferentes escalas de análise: a da União, mais abrangente; mais específica, a dos Estados; e, mais incisiva, a dos Municípios.
ROSS, J. L. S.; CUNICO, C.; LOHMANN, M.; DEL PRETTE, M. E. (orgs.). Ordenamento territorial do Brasil : potencialidades naturais e vulnerabilidades sociais. Osasco, SP : Ed. dos Autores, 2022.
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Democratização da educação superior: ações afirmativas na Universidade Estadual de Londrina

De autoria de Ângela Maria de Sousa Lima, Margarida de Cássia Campos e Wagner Roberto do Amaral, o livro aborda o pioneirismo da UEL na implementação de ações afirmativas voltadas à inclusão de grupos historicamente marginalizados. A publicação discute políticas de acesso, permanência e resistência no ensino superior frente às opressões do capitalismo, racismo e cisheteropatriarcalismo.
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Wayrakuna: Polinizando a vida e semeando o Bem Viver”

Organizado por Jamille da Silva Lima-Payayá, Aline Ngrenhtabare Kaxiriana Lopes Kayapó e Arlete Maria Pinheiro Schubert-Tupinambá, fundadoras do Movimento Plurinacional Wayrakuna, o livro valoriza a ancestralidade e a arte como formas de resistência e desconstrução do colonialismo. A obra destaca o protagonismo político das mulheres indígenas e suas ações na promoção do Bem Viver.
Este livro é ao mesmo tempo um manifesto e um testemunho. Um testemunho no sentido daquilo que se expressa como memória ancestral, impressa e viva em nossos corpos de indígenas mulheres. Memória da espiritualidade de nossas matrilhinhagens, mas também do vilipêndio e de tantas outras violências a que fomos historicamente submetidas ante o projeto de colonização, modernização e dominação masculina, europeia, ocidental.
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Educação Ambiental e Geografia (Ed. VIII)

Edição VIII da coleção “Educação Ambiental e Geografia”, organizada pela Prof. Eloiza Cristiane Torres, com textos de docentes e de discentes do programa relatando as práticas de pesquisa, ensino e extensão em educação ambiental e ensino de geografia física que são realizadas no projeto extensionista Casa do Caminho.
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Interfaces socioespaciais e geoambientais (2ª ed.)

Coletânea colaborativa com participação dos docentes e discentes do programa, lançada em português e espanhol. O livro é composto por 13 capítulos escritos por docentes do programa, 10 deles escritos em colaboração com discentes e outros docentes, e 3 deles escritos individualmente.
Em sua segunda edição, Interfaces Socioespaciais e Geoambientais reafirma a relevância e atualidade das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Londrina. Este relançamento, em parceria com a Editora Cancioneiro, vem atender à demanda por uma obra que já se tornou referência na área, proporcionando agora uma maior divulgação e acessibilidade aos seus conteúdos. A obra explora as complexas interfaces entre as dimensões sociais e ambientais, apresentando uma abordagem interdisciplinar que vai além da teoria para incluir estudos de caso e metodologias aplicadas. Seus capítulos abrangem temas de grande relevância e atualidade, desde a organização do espaço urbano e rural até as questões ambientais que desafiam as geografias contemporâneas. Esta segunda edição destina-se a estudantes, pesquisadores e profissionais que buscam compreender melhor as dinâmicas geográficas e ambientais, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento sustentável e para a inovação no campo científico e pedagógico da geografia.
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Coleção Entre-lugares: docência e experiência
Resultado da parceria entre os professores Jeani Delgado Paschoal Moura e Eduardo José Marandola Júnior (Unicamp), vinculada à rede GHUM. Em 2024, durante o I COGHE, foram lançados os volumes I e II, sendo o primeiro, Ensinar-Aprender Fenomenologia: trilhas de um pensar e de um fazer pela experiência, de autoria de Eduardo Marandola Jr., e o segundo, Ofício na/da docência: por uma educação sensível à experiência, de autoria da Prof. Jeani Delgado Paschoal Moura.

Fenomenologia se ensina? Esta é a pergunta-chave que move a escrita deste livro, oriundo de cursos destinados à prática fenomenológica de pesquisa e ensino. Trata-se da busca pelo sentido da experiência, de uma prática como pensamento. O geográfico, como existência, está para além da disciplina científica, sendo, ao mesmo tempo, base para sua realização. Corporeidade, hermenêutica, situacionalidade e política convertem-se em possibilidades de um fazer Ciência pela experiência.
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Neste livro, apresento a compreensão de uma fenomenologia da experiência docente, situando a docência em seu ser-sendo, nas mais variadas situações educacionais, as quais afetam e são afetadas pela situacionalidade do ser-docente, em um movimento dialético de começo, recomeço e novo começo. Trata-se de uma busca pelo fio que liga nossas vivências e lhes fornece sentido. E é na qualidade da atenção que damos às situações e às situacionalidades e a nós mesmos que encontramos a verdadeira essência do nosso ofício.
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Diálogos sobre a docência universitária: desafios e superações do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE)

Organização: Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres, Evelyn Secco Faquin, Jeani Delgado Paschoal Moura
O livro “Diálogos sobre a Docência Universitária: Desafios e Superações do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE)” apresenta ações do GEPE e suas interlocuções com a docência universitária, principalmente nos dois últimos anos em que fomos assolados pelas restrições da pandemia da Covid-19. Essas restrições exigiram a construção de novos recursos numa nova forma de fazer o ensino, o Ensino Remoto Emergencial (ERE), para que as atividades da graduação e da pós graduação se mantivessem vivas.
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Cartilha “Londrina: um novo olhar para a habitação de interesse social”

A Cartilha “Londrina: um novo olhar para a habitação de interesse social” foi elaborada coletivamente por professores(as) e estudantes dos Programas de Pós-graduação em Geografia e Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2023, como um material com linguagem didática e acessível que pudesse divulgar algumas temáticas importantes que estavam sendo discutidas na cidade de Londrina, no contexto de realização da 6ª Conferência Municipal de Habitação, no intuito de contribuir para a divulgação da informação e incentivo à participação popular neste movimento de pensar e atuar em ações e políticas envolvendo a habitação na cidade de Londrina.
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Livros “Grades em Transgressão: Oficinas pedagógicas para mulheres em situação de privação de liberdade”

O projeto “Grades em Transgressão: novos horizontes de inclusão e inovação social para mulheres” constitui-se em um projeto de extensão, com atividades desenvolvidas entre setembro de 2023 e agosto de 2024, vinculado à Universidade Estadual de Londrina e financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), como parte do Programa Universidade Sem Fronteira (USF). O projeto foi organizado por meio de uma rede multidisciplinar de profissionais com o objetivo de romper com os ciclos de desigualdades vivenciados pelas mulheres em situação de privação de liberdade na Cadeia Pública Feminina do município de Santo Antônio da Platina/PR.
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Livros “Tendências da Pesquisa em Geografia”, volumes 1, 2 e 3
É com muita satisfação que a Comissão Organizadora divulga os livros “Tendências da pesquisa em Geografia” derivados da XXXVIII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (SEMAGEO/UEL).
Os melhores artigos foram agregados por temas, sido divididos em três volumes, sendo eles:
- Volume 1 – Geografias Urbanas e Tecnologias.
- Volume 2 – Epistemologia e Ensino de Geografia.
- Volume 3 – Meio ambiente, sociedade e cultura.

Volume I
Prefácio por Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes (UENP). Organizado por Jaqueline Telma Vercezi (DGEO/UEL), Ramon Guerini Cândido (doutorando PPGEO/UEL), Osmar Fabiano Filho (doutorando PPGEO/UEL) e Karoline Oliveira dos Santos (doutoranda PPGEO/UEL).
Como citar:
VERCEZI, Jaqueline Telma; CÂNDIDO, Ramon Guerini; SOUZA FILHO, Osmar Fabiano; SANTOS, Karoline Oliveira (org.). Tendências da Pesquisa em Geografia: Geografias Urbanas e Tecnologias. 1. ed. Londrina: [s. n.], 2022. 263 p. v. 1. ISBN 978-65-00-60023-0.
Volume II
Prefácio por Prof. Dr. Alan Alves Alievi (SEED/PR e UENP). Organizado por Léia Aparecida Veiga (UNILA e PPGEO/UEL), Sergio Aparecido Nabarro (PPGEO/UEL), Osmar Fabiano Filho (doutorando PPGEO/UEL), Karoline Oliveira dos Santos (doutoranda PPGEO/UEL) e Ramon Guerini Cândido (doutorando PPGEO/UEL).
Como citar:
VEIGA, Leia Aparecida; NABARRO, Sergio Aparecido; SOUZA FILHO, Osmar Fabiano; SANTOS, Karoline Oliveira; CÂNDIDO, Ramon Guerini (org.). Tendências da Pesquisa em Geografia: Epistemologia e Ensino de Geografia. 1. ed. Londrina: [s. n.], 2022. 473 p. v. 1. ISBN 978-65-00-60022-0.


Volume III
Prefácio por Prof. Dr. Marcio Jose Ornat (UEPG). Organizado por Sergio Aparecido Nabarro (PPGEO/UEL), Léia Aparecida Veiga (UNILA e PPGEO/UEL), Karoline Oliveira dos Santos (doutoranda PPGEO/UEL), Osmar Fabiano Filho (doutorando PPGEO/UEL), e Ramon Guerini Cândido (doutorando PPGEO/UEL).
Como citar:
NABARRO, Sergio Aparecido; VEIGA, Léia Aparecida; SANTOS, Karoline Oliveira; SOUZA FILHO, Osmar Fabiano, CÂNDIDO, Ramon Guerini (org.). Tendências da Pesquisa em Geografia: Meio ambiente, sociedade e cultura. 1. ed. Londrina: [s. n.], 2022. 368 p. v. 1. ISBN 978-65-00-60021-6.
Livro “Múltiplas Geografias: ensino, pesquisa e reflexão”

As professoras do Departamento de Geociências (DGEO) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eloiza Cristiane Torres, Ideni Terezinha Antonello, Jeani Delgado Paschoal Moura e Léia Aparecida Veiga convidam a todos(as) para a leitura da obra “Múltiplas Geografias: Ensino, Pesquisa e Reflexão” que será lançada oficialmente no XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE) no dia 12/10/2021.
Para acessar o livro e realizar o download, clique aqui.
Para conferir mais informações sobre a obra assista o vídeo de lançamento do livro no Canal do Departamento de Geociências no Youtube, assista ao vídeo abaixo ou acesse o Youtube pelo link.
Livro “Circuitos Espaciais de Produção da Tilapicultura Paranaense”

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maico Eduardo Dias Dias, convida a todos(as) para a leitura da obra “Circuitos Espaciais da Produção da Tilapicultura Paranaense: Contextos Regionais” que será lançada oficialmente no XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE) no dia 12/10/2021.
“Esta obra analisa a tilapicultura do estado do Paraná, evidenciando as particularidades das etapas produtivas de seus contextos regionais norte e oeste, à luz dos conceitos de circuito espacial de produção (produção-distribuição-troca-consumo) e de círculos de cooperação. O livros traz uma contribuição importante em relação a uma lacuna existente na pesquisa em Geografia Econômica. Essa lacuna refere-se a estudos que, sob a perspectiva da totalidade e de um dado enfoque teórico, desvendam de forma concreta os meandros da intricada divisão de trabalho entre cidade e campo.“
Para conferir mais informações sobre a obra, assista ao vídeo de lançamento do livro no YouTube: