Estágio Pós-doutoral, também denominado Pós-doutorado, é o conjunto de atividades de estudo e pesquisa e/ou de inovação tecnológica desenvolvido por portador do título de doutor não integrante do Quadro de Pessoal Efetivo da UEL, realizado sob a supervisão de docente contratado em caráter efetivo pela Universidade ou pertencente à categoria de Professor/Pesquisador Sênior, vinculado à PPG Stricto sensu da UEL, ou a Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UEL. Tem como objetivo consolidar, atualizar, aprofundar e ampliar os conhecimentos científicos e tecnológicos, ou efetuar o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do pós-doutorando.

Atuais pós-doutorandos

Profª. Dra. Danieli Barbosa de Araujo

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL)

E-mail: danieli.araujo@uel.br

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4225431099248274

Pesquisa: Entrelaçamentos entre Educação, Geografia dos Riscos e Geopoética na construção de resiliências potenciais.

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Jeani Delgado Paschoal Moura

Resumo do projeto: Vivemos em uma era marcada por desafios que se entrelaçam em uma rede complexa de riscos, abrangendo desde ameaças naturais até perigos gerados pela ação humana. Esses elementos contribuem para a configuração do que é atualmente reconhecido como uma “sociedade do risco” (Beck, 1992). Neste contexto, o presente projeto busca desenvolver uma proposta de “Educação para os Riscos” ancorada no entrelaçamento entre Geopoética e Geografia dos Riscos, duas linhas de estudos que, quando integradas, podem contribuir para a compreensão, caracterização e avaliação de riscos, com foco em estudos em escalas locais. O estudo propõe uma pesquisa participativa, com ênfase na sensibilização e no mapeamento de riscos. A abordagem metodológica inclui revisão de literatura para fundamentação teórica, mobilização de participantes, realização de oficinas para explorar experiências e percepções de riscos, e a aplicação da perspectiva de “cartografia pessoal” (DE PAULA, 2012) e dos “Cadernos de navegação Geopoética” (BOUVET, 2012) para criar mapas e representações baseadas nas experiências dos participantes. A pesquisa envolverá professores de geografia em formação, docentes e estudantes da Rede Estadual de Educação de Londrina, Paraná, Brasil. O estudo busca fortalecer a conscientização sobre riscos, promover a resiliência e ampliar a participação da sociedade na gestão de riscos, contribuindo para a construção de uma cultura de segurança e resiliência potencial.

Prof. Dr. Caio Cezar Cunha

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (PPGEO/UEL)

E-mail: caiocezar.cunha@uel.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6067197662297453

Pesquisa: Cartografia Social e Mapas Afetivos como ferramenta de gestão para as Políticas Públicas Sociais

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Ideni Terezinha Antonello

Resumo do projeto: Compreender a lógica territorial das populações atendidas pela Política de Assistência Social de Londrina com levantamentos pautados em metodologias qualitativas de Cartografia Social alinhados a Psicologia Socioambiental. Nosso objetivo é visualizar espacialmente as expressões de estima das pessoas em relação aos seus lugares de vida. Essas aproximações nos permitiram classificar estimas potencializadoras ou despotencializadoras a modo de possibilitar o vínculo desses sentimentos com qualidade de vida e a vontade de agir das pessoas frente a situações de precariedade e risco pessoais. Nossos resultados visam fornecer alternativas na compreensão das demandas sociais de forma a complementar as ferramentas que subsidiam a gestão destes territórios.

Egressos do Pós-doutorado

Prof. Dr. Paulo Henrique Marques de Castro

Professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio (PR)

E-mail: paulocastro@uenp.edu.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0900608828526163

Supervisora: Prof.ª Dr.ª Adriana Castreghini de Freitas Pereira

Resumo da pesquisa: No contexto atual da amplificação das geotecnologias os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), como os drones, têm sido amplamente usados para vários domínios, que vão desde aplicações militares à civis. Para a análise de alguns fenômenos, fundamentalmente em pequenas áreas, as fotografias aéreas têm-se apresentado atrativas, pois os custos operacionais são mais baixos. A pesquisa objetiva investigar o potencial de fotografias aéreas obtidas por drones para o aprimoramento de metodologias voltadas à geração de indicadores de riscos e vulnerabilidades socioambientais, a partir da investigação e comparação de áreas no contexto do norte do Estado do Paraná. O estudo pautará a análise das potencialidades em duas perspectivas: i) técnica, onde, a partir do processamento das imagens, seja possível a extração de informações geográficas. ii) Da linguagem fotográfica, que atua simultaneamente no campo do inteligível e do sensível, fornecendo um leque de informações em diversos campos do conhecimento, as quais o pesquisador pode utilizar para reconstituir e interpretar determinada realidade social.  Como resultados, espera-se o aprimoramento de metodologias científicas existentes voltadas à análise de risco e vulnerabilidade socioambiental, a partir da produção de estratégia metodológica que agrega o uso de geotecnologias modernas para análise integrada dos elementos do meio físico e social.

Prof.ª Dr.ª Graziele Muniz Miranda Hoffart

Período: 2021 a 2022