16/03/2023 – Geografias Biodigitais com Prof.ª Dr.ª Gwendolyn Blue da University of Calgary (Canadá)

A palestra “Geografia Biodigitais”, realizada via YouTube no dia 16 de março de 2023 contou como convidada, a Prof.ª Dr.ª Gwendolyn Blue da University of Calgary (Canadá). Dr.ª Blue é também orientadora da pesquisadora Caroline Hatada Lima Bonfim em sua experiência de doutorado-sanduíche. O evento teve mediação da Prof.ª Dr.ª Eloiza Cristiane Torres (PPGEO/UEL) e tradução simultânea realizada pelos doutorandos Felipe Costa Aguiar e Caroline Hatada Lima Bonfim.

A pesquisadora e doutoranda Caroline Hatada Lima Bonfim compartilhou sua experiência no período de doutorado-sanduíche, destrinchando os processos de inscrição e recepção, além de relato sobre desafios com o idioma e a potência de se estudar em outro país. Em seguida, Prof.ª Dr.ª Gwendolyn Blue descentralizou o debate que a Geografia realiza sobre ética ambiental, direitos dos animais e as relações que os humanos estabelecem com seres não-humanos – temática inovadora na pesquisa em Geografia.

Qual é o limite da ética quando as ciências atuam com seres não-humanos como a manipulação e criação de mosquitos em laboratório visando eliminar a transmissão de doenças tropicais como a dengue? Onde e em que pé está o debate ético sobre clonagem animal e manipulação genética? Até que ponto podemos chegar? Esses foram alguns dos questionamentos que orientaram a fala da professora acerca das Geografias Biodigitais.

Na foto: Prof.ª Dr.ª Eloiza Cristiane Torres(PPGEO/UEL), Prof.ª Dr.ª Gwendolyn Blue (University of Calgary) e doutorandos Caroline Hatada Lima Bonfim (PPGEO/UEL) e Felipe Costa Aguiar (PPGEO/UEL).
Palestra “Geografias Biodigitais”