04/03/2023 – Colegiado de Geografia da UEL comemora 65 anos do curso

Por: Natália Micheli Villa e Ramon Guerini Cândido

Doutorandos do PPGEO/UEL

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 1 de março, a comemoração dos 65 anos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina.  Docentes, discentes e funcionários do departamento estiveram na solenidade para a abertura da celebração do aniversário do curso de Geografia.

O curso foi criado em 1958, porém, passou por momentos de dificuldades durante a Ditadura Militar, fato lembrado com a presença da reitora Marta Favaro, na ocasião do plantio de um Ipê-branco, um símbolo da força e resistência. Ocorreu ainda no dia 2 de março o descerramento da placa dos 65 anos do Departamento de Geografia e no dia 3 de março a Conferência dos 65 anos do Curso de Geografia.

Foi mencionado que o colegiado planeja buscar informações junto ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH), para resgatar a história dos primeiros anos do curso, que iniciou 4 anos antes da ditadura do país. O colegiado deseja encontrar quem foram as professoras e professores e formadas e formados da primeira turma. Uma pena que nesta ocasião, professoras e professores que passaram pelo Departamento não foram devidamente homenageados neste aniversário de tamanha importância. Mais informações na matéria de O Perobal.