CONFECÇÃO DE DISPOSITIVOS HÍBRIDOS EMISSORES DE LUZ COM CAMADA ATIVA DE PONTOS QUÂNTICOS

Neste trabalho foram produzidos conjuntos de diodos orgânicos emissores de luz com pontos quânticos utilizando pontos quânticos de Seleneto de Cádmio com casca de Sulfeto de Zinco (CdSe(ZnS)) comerciais e de Seleneto de Cádmio (CdSe) sintetizados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como camadas ativas dos dispositivos. A partir do dispositivo base, com camada ativa dos nanocristais comerciais, foram realizados estudos sobre a introdução de camadas transportadoras e bloqueadoras de portadores de carga, usando polímeros conjugados. As melhorias nos dispositivos foram determinadas a partir de medidas de eletroluminescência e cálculo das coordenadas CIE. Foi também realizado um estudo sobre a influência de uma fina camada de Fluoreto de Lítio, depositada antes da evaporação dos contatos metálicos, utilizada na injeção de elétrons no dispositivo. A arquitetura que apresentou os melhores resultados de funcionamento, ITO/PEDOT:PSS/TFB/CdSe(ZnS)/Al, foi utilizada para confecção de dispositivos, agora com camada ativa de pontos quânticos sintetizados. Os dispositivos funcionaram, com baixa intensidade de sinal decorrente da baixa concentração e superfície não passivada destes nanocristais, mostrando o potencial da arquitetura utilizada e da estrutura do Laboratório de Óptica e Optoeletrônica da Universidade Estadual de Londrina para confecção de dispositivos.