Teses e Dissertações
Palavra-chave: Trabalho
Representações do Trabalho Multiprofissional em um Serviço Público de Saúde Municipal
Cristiane Corsini Medeiros Otencio, Luiza Nakama , Ana Maria Cavalcanti Lefèvre
Data da defesa: 17/12/2007
Este estudo tem como objetivo conhecer as representações sociais dos profissionais
de saúde sobre o trabalho multiprofissional no Serviço Público de Saúde no
município de Bandeirantes – Paraná. Foram entrevistados 44 profissionais de saúde
de nível superior, com 4 questões abertas que abordaram aspectos de interesse
para o tema. Para análise e processamento dos dados, utilizou-se a técnica do
Discurso do Sujeito Coletivo, por meio do qual se construiram os discursos síntese
com auxílio do programa Qualiquantisoft. Nos discursos obtidos os profissionais de
saúde entrevistados consideram seu trabalho como uma rotina de atendimento
programado, determinado pela demanda, desgastante, porém vocacionado.
Destacam que o trabalho multiprofissional é a integração de vários campos da área
da saúde, entre profissionais de outras áreas e de outras especialidades para ter
uma equipe formada para solucionar os problemas. Relatam que para o
desenvolvimento do trabalho multiprofissional deveria acontecer maior interação
entre os gestores e os profissionais; recursos materiais e físicos para a melhoria do
atendimento; capacitação, conscientização, contratação de profissionais para o
serviço; remuneração salarial e organização do serviço de saúde. Os conteúdos
revelam barreiras para o desenvolvimento do trabalho multiprofissional, como a
ausência de novas formas de gestão, flexibilização das relações de trabalho e ainda
a necessidade de resolução de questões antigas, como remuneração salarial, planos
de cargos e carreiras, e organização do serviço com instalação de mecanismos que
possam evitar a intensa rotatividade de profissionais.
Aprendizagem para o trabalho em equipe: reflexões na perspectiva do estudante de enfermagem e do pensamento complexo
Fernanda da Silva Floter, Mara Lúcia Garanhani
Data da defesa: 31/08/2015
O Currículo Integrado (CI) do curso de enfermagem da Universidade Estadual de
Londrina (UEL) foi implantado no ano de 2000 com uma organização pedagógica
diferenciada. Sua estrutura curricular é composta por módulos interdisciplinares e
por temas transversais que devem perpassar os módulos de todas as séries do
curso. Um desses temas é o Trabalho em Equipe. O objetivo desse estudo foi
compreender o processo de ensino e aprendizagem de habilidades para o trabalho
em equipe em um CI de Enfermagem, na percepção dos estudantes. Trata-se de um
estudo exploratório compreensivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de
caso, realizado no curso de enfermagem da UEL. As fontes de dados foram
constituídas pelos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos
interdisciplinares e pelos estudantes que participaram de grupos focais. Os
encontros com os estudantes foram gravados, transcritos na íntegra e submetidos à
análise temática. A coleta de dados ocorreu de novembro de 2012 a dezembro de
2013. Participaram do estudo 25 estudantes. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê
de Ética desta universidade em estudo. Os resultados foram organizados em quatro
momentos e as discussões apoiadas em elementos do pensamento complexo de
Edgar Morin. No primeiro momento foi realizada a analise documental de 16
módulos interdisciplinares. No segundo momento, apresenta as estratégias de
ensino e aprendizagem utilizadas nas quatro séries do curso de enfermagem para o
desenvolvimento de habilidades para o trabalho em equipe. Buscou-se analisar a
explicação que os estudantes fizeram de seus desenhos, estes utilizados como
estímulo para desencadear o conceito de equipe. Em seguida os resultados foram
discutidos na perspectiva da espiral complexa de Morin. A análise documental
possibilitou verificar que a temática vem sendo trabalhada de nas quatro séries em
vários momentos durante a formação. As estratégias de ensino e aprendizagem
elencadas pelos estudantes abrangem os seminários, os tutoriais, os módulos de
Práticas Interdisciplinares e Interação Ensino, Serviço e Comunidade (PIN 1, 2) e as
atividades práticas em estágios e no Internato de Enfermagem. O tema transversal
que trata do trabalho em equipe esta sendo desenvolvido nos diferentes módulos
interdisciplinares de maneira crescente. Os resultados da análise dos desenhos
realizados revelaram que os estudantes compreendem o trabalho em equipe como
pessoas unidas que buscam um objetivo comum, que possuem papéis
complementares, que se ajudam e que buscam harmonia e necessitam de
companheirismo. Os resultados apontaram que a estrutura curricular do curso em
estudo oportuniza o desenvolvimento de determinadas habilidades para o trabalho
em equipe desde o início do curso.